Preparação de Planejamento e Previsão do Financials

Você pode configurar o período e a granularidade dos planos para cada módulo. É possível ter um período e uma granularidade diferentes para cada módulo e cada ano.

Para configurar o período e a granularidade dos planos:

  1. Em Ano Fiscal Atual, selecione o ano fiscal atual.
  2. Em Período, selecione o mês real atual. Para aplicativos de 13 períodos, selecione o período atual. Esse valor precisa ser atualizado mensalmente.
  3. Em Planejar Ano Inicial, indique se os planejadores realizarão o plano no ano atual ou no próximo ano fiscal.
  4. Clique em Plano e, em seguida, clique na coluna Anos para selecionar o número de anos a serem configurados. Por exemplo, para configurar os cinco primeiros anos de um aplicativo de dez anos, selecione 5 Anos.
  5. Selecione a base de planejamento para cada ano que estiver sendo configurado. Se os planos forem preparados com a mesma frequência a cada ano, clique em Tudo e depois selecione a frequência (por exemplo, Mensalmente). Se os planos forem preparados com frequências diferentes em determinados anos, selecione a frequência na linha de cada ano. Por exemplo, para realizar um plano mensal em FY20, mas trimestral em FY21, selecione Mensalmente na linha correspondente a FY20 e Trimestralmente na linha correspondente a FY21. Para aplicativos de 13 períodos, selecione 13 períodos em vez de Mensalmente.
  6. Clique em Previsão e repita essas etapas para especificar a base da previsão.

    Quando você seleciona Trimestral como a base de planejamento da Previsão para o primeiro ano, as interseções válidas fornecidas são configuradas de modo que a entrada de dados da previsão seja permitida somente nos períodos apropriados. Não é possível atualizar os períodos de previsão trimestral para o mês atual. A variável de substituição OEP_CurQtr é fornecida toda vez que você habilita o planejamento Trimestral.

    Para o Financials, se você habilitar o planejamento semanal, poderá selecionar opcionalmente Períodos Anteriores Somente para Leitura. Ao selecionar essa opção, os períodos anteriores no nível da semana ficarão disponíveis somente para leitura no cenário Previsão. Por exemplo, se Ano Atual for FY21, Mês Atual for Março, Semana Atual for Semana10 e você selecionar Períodos Anteriores Somente para Leitura, As Semanas 1-10 para FY21 não serão editáveis.

    Esta caixa de seleção aparece apenas na guia Previsão quando o planejamento semanal no Financials é habilitado.

  7. Para o Financials, se você habilitou a Previsão Contínua, clique ou toque em Previsão Contínua para selecionar a base do planejamento contínuo. Selecione a frequência de planejamento (mensal ou trimestral), o número de períodos e o número de períodos reais.

    Para o Financials, você também pode selecionar uma frequência de planejamento semanal e decidir se deseja planejar a cada 13, 26 ou 52 semanas.

    O número de períodos reais define quantos períodos de dados reais devem ser exibidos nos formulários e dashboards junto com os períodos de previsão contínua.

    O Intervalo de Previsão Contínua é atualizado com base em suas seleções.

    Se você estiver usando um calendário de 12 períodos com 53 semanas, o Intervalo de Previsão Contínua será atualizado para incluir Semana 53 em intervalos com essa inclusão.

    Quando configura a previsão contínua, os formulários e os dashboards são configurados com base na frequência de planejamento e no número de períodos. Quando você altera o período de planejamento atual, os formulários e os dashboards de previsão contínua são atualizados; períodos são adicionados ou eliminados e os períodos reais são atualizados para refletir o novo intervalo de previsão contínua.

    Você pode planejar o uso de uma combinação de previsão padrão e previsão contínua.

  8. Se você habilitou o planejamento semanal para Financials, especifique a semana atual. Esse valor precisa ser atualizado semanalmente.

    • Em aplicativos de 13 períodos, há uma 53ª semana a cada cinco a seis anos, com base nas opções que você selecionou em Criar Aplicativo.
    • Nas guias Plano e Previsão de aplicativos de 12 períodos, uma 53ª semana é adicionada à lista da Semana Atual no ano e no período determinados pelas seleções de quando você ativou 53 semanas.
  9. Se você tiver habilitado Revisões de Orçamento, clique na guia Orçamento Usado para especificar a base de planejamento para cada ano dos seus orçamentos usados. Isso determina o período permitido para revisões de orçamento, que pode ser diferente do período permitido para seu ciclo de orçamento.

Essa tarefa de configuração define todas as variáveis de substituição necessárias.

Dica:

Se você pretende criar ou editar regras para personalizar suas tarefas de planejamento e previsão, é possível usar Expressões de Fórmula de Planejamento em suas regras para chamar as informações configuradas no horizonte de tempo, como [[PlanningFunctions.getModuleStartPeriod("ModuleName","ScenarioName")]] e [[PlanningFunctions.isPlanStartYearSameAsCurrentFiscalYear("ModuleName")]].

Os nomes do Módulo não diferenciam maiúsculas e minúsculas, e devem estar entre aspas duplas:

  • Capital

  • Financials

  • Projects

  • Workforce

Consulte Cenários em Como Projetar com o Calculation Manager para Oracle Enterprise Performance Management Cloud .