Criação de um Aplicativo de Formato Livre Usando um Assistente de Criação de Aplicativo

Para continuar criando um aplicativo de Formato Livre usando o assistente de criação de aplicativo:

  1. Para No. de Cubos, selecione o número de cubos que você gostaria de usar para criar seu aplicativo de Formato Livre. Você pode adicionar até 12 cubos agora ou pode começar com um cubo e depois adicionar mais cubos posteriormente na página Visão Geral do Aplicativo.

    Note:

    Se você criar um aplicativo de Formato Livre com um único cubo, os mapas de dados e outros recursos de vários cubos ficarão indisponíveis até você adicionar cubos ao aplicativo de Formato Livre. Além disso, para que um mapa de dados funcione, é necessário haver pelo menos um cubo de Armazenamento em Blocos (BSO) e a origem do mapa de dados precisa ser um cubo BSO.

  2. Em Nome do Cubo, informe um nome de no máximo oito caracteres para cada cubo.
  3. Selecione É ASO caso o cubo esteja em um cubo de armazenamento agregado. Se a caixa de seleção É ASO estiver desmarcada, o cubo será um cubo de armazenamento em blocos Híbrido.

    Note:

    Aplicativos de relatório que usam cubos ASO costumam armazenar dados em exibições agregadas e conseguem lidar com mais dimensões do que cubos BSO, sem afetar adversamente o desempenho.

  4. Clique em Próximo.
    A página Criar Dimensões é exibida. Nela, é possível criar até três dimensões e atribuir cada uma aos tipos de dimensão padrão Conta, Entidade e Período. É possível adicionar mais dimensões posteriormente na interface da Web.

    Note:

    Aplicativos de Formato Livre não têm exigências de dimensões padrão. Você pode criar um aplicativo somente com dimensões personalizadas contendo membros de sua escolha. As dimensões criadas e suas estruturas não são controladas pelas restrições das dimensões padrão do aplicativo do Planning.

  5. Em Criar Dimensões, crie e mapeie as dimensões padrão do aplicativo. Conclua uma etapa:
    • Para criar dimensões e mapeá-las para os tipos de dimensão padrão, marque a caixa de seleção Habilitado e digite os nomes da dimensão.

      Note:

      A ativação das dimensões não é automática. Assim como acontece com os aplicativos personalizados, você deverá habilitar as dimensões manualmente para aplicativos de Formato Livre. Você poderá fazer isso agora ou mais tarde.

    • Para criar uma dimensão e atribuir um tipo de dimensão, marque a caixa de seleção em uma linha e digite o nome da dimensão.

    • Para criar um aplicativo shell, não faça alterações nesta tela.

      Você pode adicionar e mapear dimensões para aplicativos shell após a conclusão do processo de criação do aplicativo.

  6. Clique em Próximo.
  7. Em Revisão, verifique as configurações selecionadas e clique em Criar.
    O processo de criação do aplicativo pode levar alguns minutos.
  8. Na tela de Status de Criação do Aplicativo, clique em OK.
    A página de início do Planning é exibida.
  9. Opcional: se necessário, crie dimensões personalizadas.
    1. Clique em Aplicativo e em Visão Geral. Em seguida, selecione a guia Dimensões.
    2. Para Cubo, selecione um cubo que você criou para seu aplicativo de Formato Livre ou selecione Todos.
    3. Clique em Criar.
    4. Preencha os detalhes de cada dimensão que deseja adicionar. Consulte Editando as Propriedades da Dimensão no Editor de Dimensões Simplificado para ver descrições das propriedades da dimensão.

      Em aplicativos do FreeForm, você pode selecionar o tipo de dimensão. Os tipos de dimensão podem incluir:

      • Conta
      • Entidade
      • Período
      • Personalizar

      Observações sobre o tipo de dimensão:

      • O tipo de dimensão não será listado caso já tenha sido criado (para Conta, Entidade, Período) ou caso o número máximo de dimensões já tenha sido atingido (para Personalizado).
      • Não é possível editar o tipo da dimensão depois de criá-la.

      Selecione Habilitado para indicar se a dimensão deve ser usada neste cubo.

      Note:

      A ativação das dimensões não é automática. Assim como acontece com os aplicativos personalizados, você deverá habilitar as dimensões manualmente para aplicativos de Formato Livre.

    5. Clique em Concluído.
    6. Clique em Ação e em Atualizar Banco de Dados para atualizar o cubo.
  10. Opcional: importe os dados do aplicativo. Consulte Importação de Dados em Administração do Planning.
  11. Opcional: Se você criou um aplicativo shell visando importar um instantâneo, acesse Migração, exclua o aplicativo e conclua o processo de importação.
    1. Faça upload de um instantâneo de um aplicativo de Formato Livre para o seu ambiente. Consulte Upload de Arquivo Morto para o Serviço em Administração da Migração para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud para obter instruções detalhadas.
    2. Importe o instantâneo. Consulte Importação de Artefatos e do Aplicativo de um Snapshot em Administração da Migração para o Oracle Enterprise Performance Management Cloud para obter instruções detalhadas.
  12. Crie usuários de aplicativo em domínio de identidade e atribua funções predefinidas conforme a necessidade. Consulte Gerenciar Usuários e Funções em Introdução ao Oracle Enterprise Performance Management Cloud para Administradores.
  13. Configure as permissões de acesso de acordo com a necessidade. Consulte Configuração de Permissões de Acesso.