Perguntas Frequentes sobre Aplicativos de Formato Livre

Links Relacionados

Perguntas Gerais:

Perguntas sobre Detalhes do Aplicativo do FreeForm:

Perguntas Técnicas de Migração do Oracle Essbase:

Perguntas Gerais:

Qual é a diferença entre um aplicativo de Formato Livre do EPM Cloud e do Essbase?

Como solução, o Essbase pode ser adquirido como uma solução on-premise ou para implementação por meio do Oracle Cloud Infrastructure (OCI). Ela é implantada como uma solução OCI com o cliente tendo total controle de implantação sobre os cubos. Os aplicativos de Formato Livre são uma solução SaaS oferecida pelo Oracle Enterprise Performance Management Cloud a qual permite que os cubos do Essbase sejam importados para o EPM Cloud e implantados de maneira independente. Os aplicativos de Formato Livre têm uma arquitetura híbrida com um componente relacional além dos cubos do Essbase. Os aplicativos de Formato Livre podem ter até 12 cubos e até 29 dimensões no total entre todos os cubos. (26 dimensões personalizadas mais três tipos de conta, período e dimensão de entidade.)

Quando as versões atuais do Essbase 21c serão adotadas no EPM Cloud?

A adoção das versões mais recentes do Essbase para o EPM Cloud se baseia no impacto em seus clientes— funcional e desempenho. No momento, estamos avaliando a adoção da versão 21c do EPM Cloud, e os aplicativos de Formato Livre serão um dos primeiros que adotarão essa versão.

Qual é o impacto de ter o EPM Cloud + Essbase 21c? Como eles funcionarão juntos? Movimento de dados, geração de relatórios, conexões do Smart View e assim por diante.

O Essbase 21c na OCI é uma implantação IaaS. O aplicativo de Formato Livre é uma implantação SaaS. Os dados precisarão ser extraídos de um dos ambientes ou movidos para o outro. As conexões compartilhadas do Oracle Smart View for Office podem se conectar dentro da mesma plataforma para que seja possível conectar vários aplicativos de Formato Livre usando uma conexão compartilhada do EPM. O Essbase 21c na OCI será uma conexão privada quando o aplicativo de Formato Livre for uma conexão compartilhada no Smart View. Quaisquer trocas de dados entre os aplicativos de Formato Livre e o Essbase 21c na OCI ou on-premise serão uma exportação-importação de dados.

Qual é a recomendação para clientes em relação aos respectivos cubos do Essbase durante a migração do EPM On-premise para o EPM Cloud?

Os clientes on-premise que estiverem migrando de suas instâncias do EPM on-premise para o EPM Cloud deverão migrar suas instâncias de cubos de planejamento ou geração de relatórios do Essbase para aplicativos de Formato Livre no EPM Cloud. Isso garantirá um acesso consistente aos processos de negócios do EPM, todos dentro do SaaS EPM Cloud. Isso também evita a latência e o movimento de dados entre ambientes. Além disso, isso garantirá que exista um local para manter direitos de acesso e segurança. Os clientes podem aproveitar todos esses recursos mais recentes na plataforma do EPM Cloud e as melhorias futuras em uma base contínua.

Quais são as configurações de hardware padrão que limitarão o processamento?

Trabalhamos com base no licenciamento de usuário nomeado, e a política de hospedagem no Cloud orienta expectativas de desempenho. O EPM Cloud usa uma configuração de hardware de nuvem padronizada, e os clientes podem fazer solicitações usando o processo de Solicitação de Serviço.

Qual licença do EPM preciso ter para obter o aplicativo de Formato Livre com vários cubos?

Os aplicativos de Formulário Livre estão disponíveis com o EPM Enterprise Cloud.

Perguntas sobre Detalhes do Aplicativo do FreeForm:

Todos os aplicativos de Formato Livre são considerados aplicativos personalizados?

Sim. Todos os aplicativos de Formato Livre são totalmente personalizados sem conteúdo pronto. Você tem total flexibilidade nas dimensões e nos membros. Você pode criar cubos de qualquer combinação de dimensões desde que o total de cubos sejam menor que 26 dimensões personalizadas. Você pode mapear as dimensões Conta, Período ou Entidade se elas forem parte da dimensionalidade do cubo para os tipos de dimensão padrão. Mapeamos automaticamente essas dimensões caso elas existam no arquivo de outline de origem ou no arquivo der Migração.

O aplicativo de Formato Livre com vários cubos significa que posso ter até 12 cubos, cada um com somente 2 ou 3 dimensões?

São permitidos até 12 cubos em um aplicativo de Formato Livre, em qualquer combinação de cubos BSO e ASO. Cada cubo tem as dimensões necessárias exatas sem exigir quaisquer dimensões ou membros obrigatórios.

Que tipo de Interface de Administração está disponível em aplicativos de Formato Livre?

Os recursos do console de administração do Essbase pertinentes no SaaS estão disponíveis por meio do Calculation Manager ou do editor de dimensões no aplicativo de Formato Livre. Como esse é um aplicativo baseado na Web, existem outras interfaces de administração em aplicativos do EPM para Web que permitem aos administradores gerenciarem os aplicativos do EPM.

A Atualização de Cubo atualiza todos os cubos de uma vez?

As implantações de Formato Livre são cubos contidos em um aplicativo de Formato Livre. Você pode ter até 12 cubos. A atualização é por aplicativo em todos os cubos. Não existe um conceito de atualização específica de cubos no EPM Cloud.

Quais são os limites de tamanho?

Não há limite para o tamanho dos arquivos no novo EPM Enterprise Cloud em que o Formato Livre está disponível. O tamanho da dimensão e os volumes de dados são tratados caso a caso. Existe um protocolo de suporte padrão bem definido para atualização dos limites.

Os atributos de alteração lenta serão suportados em aplicativos de Formato Livre?

Embora alguns clientes tenham feito essa solicitação, a demanda para isso não foi grande o suficiente. Investigaremos isso com base no feedback de conexão do cliente no Cloud Customer Connect.

Existe um acesso direto para cubos de Formato Livre por meio do Smart View e do Oracle Analytics Cloud usando a Visualização de Dados?

As conexões do Smart View para aplicativos de Formato Livre passam pela interface padrão do EPM Cloud do Smart View. É possível acessar os aplicativos de Formato Livre no Oracle Analytics Cloud e usando a Visualização de Dados com o recurso de conexão direta no Oracle Analytics Cloud.

Os cubos híbridos são suportados com aplicativos de Formato Livre?

Os aplicativos de Formato Livre suportam a criação de cubos ASO e cubos BSO Híbridos.

Os aplicativos de Formato Livre oferecem um repositório para vários aplicativos?

O repositório é por aplicativo, mas pode ser conectado a partir de outro aplicativo. Aplicativos de dados cruzados podem ser combinados na Web e no Smart View.

O carregamento de metadados por meio do Gerenciamento de Dados está disponível para aplicativos de Formato Livre?

Sim. O carregamento de metadados do Gerenciamento de Dados é suportado onde existe pelo menos um cubo BSO. Estaremos oferecendo suporte a aplicativos de Formato Livre somente com cubos ASO por meio do Gerenciamento de Dados em um futuro próximo. A importação de metadados usando o Outline Load Utility (OLU) é uma opção.

Existe a perda de alguma funcionalidade relacionada ao Tipo de Aplicativo Personalizado do Planning em aplicativos de Formato Livre?

Toda a funcionalidade de plataforma comum que não depende das dimensões obrigatórias do Planning está disponível. Aprovações de dimensões abertas fazem parte do roteiro.

Você pode usar o Groovy caso selecione os aplicativos de Formato Livre?

Sim. Todos os recursos da plataforma estão disponíveis com os aplicativos de Formato Livre. Todas as regras de negócios, inclusive as regras Groovy, são suportadas com aplicativos de Formato Livre.

Você pode remover uma dimensão depois de adicioná-la?

Você pode desmarcar a dimensão no cubo; a próxima atualização do cubo removerá a associação de dimensão desse cubo.

É possível usar os arquivos de Migração do Planning para criar um aplicativo semelhante aos arquivos OTL do Essbase ou aos arquivos compactados da Migração?

Os aplicativos do FreeForm destinam-se a importações de outline (OTL) do Essbase/da Migração ou aplicativos criados do zero. Os aplicativos do Planning on-premise mapeiam para tipos de aplicativo no EPM Enterprise Cloud.

Você pode importar vários arquivos de outline ou de Migração?

O aplicativo de Formato Livre aceita apenas um arquivo de outline ou de Migração para criar um aplicativo. É possível criar cubos adicionais na interface e associá-los a esse outline. Não importamos vários arquivos de outline ou de Migração para um único aplicativo.

O FreeForm está disponível somente com a versão Enterprise do EPM (vs. o que antigamente era chamado PBCS)?

Os aplicativos de Formulário Livre estão disponíveis com o EPM Enterprise Cloud.

Como carregar dimensões (e hierarquias) de um aplicativo legado do Oracle Hyperion Planning no EPM usando o FreeForm?

As opções são carregar usando um arquivo de outline (OTL) do Essbase, extrações de dimensão da origem e importação, gerenciar usando interface da Web/extensão do Smart View ou criar manualmente.

Podemos atualizar o banco de dados a partir do Smart View?

Sim, é possível uma atualização no Smart View. Clique com o botão direito do mouse em Dimensões e em Atualizar Bancos de Dados.

As partições estão habilitadas?

Não. Partições não são necessárias no aplicativo de Formato Livre porque ele é uma implantação SaaS no EPM Cloud em que soluções alternativas estão disponíveis. Os mapas de dados e o Envio Inteligente podem ser usados para alimentar dados entre os cubos. O particionamento requer E/S de Disco e acesso à rede. Nenhum dos dois é permitido pelo Oracle SaaS Cloud. No Cloud, o disco e a rede foram virtualizados. Com uma combinação de cubos ASO e BSO no mesmo aplicativo de Formato Livre e usando BSO Híbrido, mapas de dados, Envio Inteligente e Groovy, o particionamento não é necessário.

Como podemos configurar os filtros de segurança?

A segurança é controlada por meio de controles de acesso; os usuários recebem acesso para um aplicativo e, daí, para objetos. Além disso, no FreeForm, existe a segurança no nível da célula.

O recurso Task Manager é semelhante ao Financial Consolidation and Close, no qual pode ser integrado, ou é apenas uma funcionalidade de tarefas básicas? Você pode comentar sobre esse recurso?

O FreeForm usa listas de tarefas. O recurso Task Manager agora está disponível nos aplicativos do Planning, mas não no FreeForm.

Como gerenciar dimensões do FreeForm?

O gerenciamento de dimensões pode ser concluído de várias maneiras:

  • Manualmente na solução usando a interface da Web e o Smart View

  • Integrado a partir de uma solução de origem usando o Gerenciamento de Dados e os jobs de importação de dimensões.

  • Uso de uma ferramenta de integração como o Oracle Fusion Cloud EPM Infrastructure (OCI)

  • No Oracle Data Relationship Management (DRM) com integração

  • Usando o Oracle Enterprise Data Management Cloud, parte da solução EPM Enterprise, que fornece uma funcionalidade completa de controle e governança de dados corporativos

É possível fazer um backup de um aplicativo do FreeForm e migrá-lo para um aplicativo de nuvem do Financial Consolidation and Close ou do Módulos do Planning?

Não. O FreeForm é um processo de negócios diferente e, como tal, não pode ser levado para outros processos de negócios.

E quanto ao script de regras de negócios, eles serão migrados corretamente? E a regra de consolidação configurável relacionada ao aplicativo do Financial Consolidation and Close?

Não. O FreeForm é um processo de negócios diferente e, como tal, não pode ser levado para outros processos de negócios.

A migração de um OTL funciona com todas as versões do Essbase?

Você pode usar um arquivo de outline (OTL) ou o instantâneo de um aplicativo do Essbase de único cubo versão on-premises 11.1.2.4.xxx (ou posterior) para criar um aplicativo do FreeForm. Para obter mais informações, consulte Origens do Aplicativo de Formato Livre.

Há restrição para Integração de Dados no FreeForm que precise das dimensões de Cenário/Período de tempo?

Para usar a Integração de Dados no FreeForm, você deve ter, no mínimo, os tipos de dimensão Conta, Período e Cenário definidos. Para obter mais informações, consulte Carregamento de Dados para um Aplicativo de Formato Livre em Administração da Integração de Dados para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Podemos importar dados se o aplicativo já estiver criado?

Os dados podem ser importados usando a funcionalidade de importação de dados. Para obter mais informações, consulte Importação de Dados. As importações de dados baseadas em migração só podem ser usadas durante a criação do aplicativo.

Você poderia fornecer informações sobre como o recurso Agente de Integração do EPM está sendo usado na Troca de Dados?

O Agente de Integração do EPM é uma solução totalmente unificada para extrair e transformar dados e metadados de seus sistemas on-premises ou de qualquer sistema, como uma nuvem de terceiros, e entregá-los ao EPM Cloud.

É possível se conectar e carregar dados de origens de dados on-premises usando consultas SQL personalizadas ou consultas pré-empacotadas para importar dados de origens, como EBS e PeopleSoft General Ledger.

Para obter mais informações, consulte EPM Cloud para Conectividade On-premises Usando o Agente de Integração do EPM em Administração da Integração de Dados para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Há capacidade para se criar dimensões personalizadas e regras de negócios?

Sim. O FreeForm, por natureza, é um processo de negócios completamente totalmente aberto e, como tal, todas as dimensões e regras de negócios são construídas sob medida.

Perguntas Técnicas sobre Migração do Essbase:

Quais recursos de ajuste, se houver, estarão disponíveis para aplicativos do FreeForm?

Como os aplicativos de Formato Livre são um aplicativo SaaS, o ajuste é gerenciado pela Oracle. De acordo com as necessidades, as propriedades de banco de dados estão disponíveis dentro da interface do Calculation Manager.

O particionamento é suportado? Transparente, Vinculado, Replicado?

Não. Partições não são necessárias no aplicativo de Formato Livre porque ele é uma implantação SaaS no EPM Cloud em que soluções alternativas estão disponíveis. Os mapas de dados e o Envio Inteligente podem ser usados para alimentar dados entre os cubos. O particionamento requer E/S de Disco e acesso à rede. Nenhum dos dois é permitido pelo Oracle SaaS Cloud. No Cloud, o disco e a rede foram virtualizados. Com uma combinação de cubos ASO e BSO no mesmo aplicativo de Formato Livre e usando BSO Híbrido, mapas de dados, Envio Inteligente e Groovy, o particionamento não é necessário.

E a Linguagem MaxL para Administradores, Automação e integração com Shell?

Por motivos de segurança, o scripting direto não é permitido no SaaS Cloud. Considerando que essa é uma plataforma SaaS, não permitimos scripts terminados abertos. Existem outras alternativas disponíveis no EPM Cloud para MaxL. EPM Automate, EPM Agent e Groovy são boas alternativas.

Haverá suporte para as funções MDX?

Até certo ponto, o MDX já é suportado para ASO em aplicativos de Formato Livre. O scripting MDX para alocação e cálculo personalizado está presente desde a versão 20.05 por meio de scripts Groovy.

Além de Integração de Dados/ETL, de que outras formas podemos recriar arquivos de regras em aplicativos do FreeForm? Isso pode ser complicado na Integração de Dados.

Atualmente, suportamos a importação de dados do formato Essbase para aplicativos de Formato Livre. Consulte Definição de uma Integração de Dados e Carregamento de Dados em um Aplicativo do Formato Livre em Administração da Integração de Dados para Oracle Enterprise Performance Management Cloud.

Para bancos de dados ASO de grande escala, qual é o mecanismo de carregamento de dados preferido para aplicativos de Formato Livre?

Use o formato de arquivo do Essbase ou o Data Integration.

Existem planos para criar uma ferramenta de migração de CDF para Groovy?

Não há planos para migração do CDF para o Groovy. Dadas as considerações de segurança em Java, não é possível realizar a migração do CDF. O Groovy é uma alternativa moderna.

Quais artefatos do Essbase eu posso migrar para os aplicativos de Formato Livre e como posso fazer isso?

Artefato do Essbase Arquivo de Importação de Aplicativo de Formato Livre? Observações
Metadados de cubo e de aplicativo Sim Os cubos e os metadados de outline são importados.
Scripts de cálculo Sim Importados para o Calculation Manager e usado como regras de negócios
Dados Sim Importação de nível zero da origem ou usando a Migração
Volumes do disco N/D  
Definições de Drill-Through Não Gerenciados pelo Data Integration
Pastas de trabalho e arquivos do Excel N/D Remapeados com Conexões do EPM no Smart View
Filtros Não A segurança dos metadados é mantida em um esquema relacional.
Objetos de Documento Vinculados (LROs) Não Os anexos e os comentários são gerenciados separadamente no EPM.
Aliases de local N/D  
Arquivos de log Não  
Outlines e fórmulas Sim  
Partições Não Estão disponíveis alternativas com mapas de dados e Envio Inteligente entre cubos.
Scripts de relatório Não Estão disponíveis outras alternativas de exportação.
Arquivos de regras, arquivos de texto, arquivos .csv Sim  
Cenários N/D  
Variáveis de substituição Sim  
Usuários Não Gerenciados separadamente no IDM no EPM SaaS Cloud
Funções de usuário Não Gerenciados separadamente no IDM no EPM SaaS Cloud

Quais objetos são ignorados quando arquivos de outline do Essbase ou arquivos de Migração são importados para aplicativos de Formato Livre?

Artefato do Essbase O objeto do motivo foi ignorado durante a importação
Funções Definidas pelo Cliente (CDF) CDFs são possíveis, mas, por motivos de segurança em Java, não podem ser realizadas neste momento. O Groovy é uma boa alternativa.
Macro Definida pelo Cliente (CDM) CDMs no Essbase são artefatos antigos. O uso de um prompt de tempo de design do Calculation Manager em uma regra é uma implementação melhor desse mesmo conceito.
Alias de Local O Alias de Local é um nome reduzido que permite que você faça referência a um banco de dados físico do Essbase por meio do nome do servidor, nome do aplicativo, nome do banco de dados, nome de usuário e senha. Os aplicativos de Formato Livre são independentes dentro de um aplicativo com vários bancos de dados. Para isso, os mapas de dados e o Envio Inteligente podem ser usados dentro do aplicativo.
Scripts de Relatório Alternativas para importação e exportação de dados estão disponíveis no EPM Cloud por meio do Groovy e do EPM Automate.
Regras de Carregamento A Integração de Dados permite escolher regras de carregamento, o que pode ser feito separadamente.

Como os recursos do Essbase são mapeados para aplicativos de Formato Livre no EPM Cloud?

Recurso Nativo do Essbase 11g Aplicativos de Formato Livre no EPM Cloud
Cubos Ativos/Passivos Podem ser suportados usando a configuração de implementação
Scripts de Cálculo Regras de Negócios
Funções Definidas pelo Cliente/Macros Groovy
Controle de Versão do Banco de Dados Automação com instantâneos de Migração. Ambientes adicionais.
Exibição/Edição de Outlines do Oracle Essbase Administration Services Editor de Dimensões
Segurança no Nível da Célula do Essbase Segurança no Nível da Célula em aplicativos do EPM Cloud
Objetos de Relatório Vinculados Comentários de Célula, Anexos de Documento, Detalhes de Suporte
Regras de Carregamento Regras de Integração de Dados, Groovy, Importação de Dimensões/Dados, Exportação de OLU, exportações no Nível 0 (automáticas)
Scripts MaxL EPM Automate, EPM Agent e Groovy
Particionamento Mapas de Dados entre Cubos/Envio Inteligente com Groovy é uma alternativa eficiente
Scripts de Relatório Regras de exportação, outras soluções de consulta/automação no EPM Cloud
Lista de Texto Lista Inteligente entre todas as dimensões

Como lidar com cubos Ativos e Passivos do Essbase no FreeForm ao migrar esses cubos do Essbase?

  • Cubos ativos são cubos que estão ativamente em uso e são usados com frequência por muitos usuários.

  • Cubos passivos são cubos que não estão ativamente em uso e são usados raramente. Cubos passivos geralmente são instantâneos de versão dos dados para representar uma visão dos dados em uma data específica. Eles são úteis para a tomada de decisões comparativas, que dependem da análise de dados antigos, ou como arquivos de dados para auditoria. Os cubos passivos são necessários apenas ocasionalmente e por poucos usuários.

  • Normalmente há menos cubos ativos do que cubos passivos. Como os cubos ativos são usados com frequência e estão ativamente em uso, os clientes devem migrar todos os cubos ativos para aplicativos ativos. Os cubos que têm dimensões comuns devem ser agrupados o máximo possível em um único aplicativo para otimizar o número de aplicativos implantados.

Para cubos passivos, a prática recomendada é a seguinte:

  1. Solicitar ambientes adicionais (geralmente de 2 a 5) como parte do processo de licenciamento. O número exato de ambientes adicionais dependerá do número de usuários e do número de cubos passivos.

  2. Crie uma rotina de importação e exportação usando o EPM Automate para importar arquivos de outline do Oracle Essbase/Migração de cada cubo passivo em um ambiente sobressalente e depois exportá-los como um arquivo de Migração do FreeForm. Todos os meses, exporte os arquivos de Migração do FreeForm dos aplicativos de cubo passivo para uma nuvem local/remota. Dessa forma, você terá sempre uma versão atual do arquivo de Migração de cada aplicativo de cubo passivo prontamente disponível para importação. Garanta que os nomes de arquivos do aplicativo que contém esses cubos passivos sejam intuitivos e identifiquem a natureza funcional dos cubos que eles representam.

  3. Se você precisar usar ou exibir os dados em um cubo passivo, o arquivo de Migração do aplicativo poderá ser importado na instância sobressalente do EPM Cloud. Como a versão do arquivo de Migração é atual, ele será importado na versão atual do EPM Cloud para FreeForm.