Projetar dimensões de forma eficaz é importante para garantir relatórios, análises e gerenciamento de desempenho precisos.
Siga estas etapas durante a projeção da dimensão.
Projetar Dimensões para Criar a Estrutura do Aplicativo
Adicione contas, entidades e outras dimensões para dar suporte ao seu processo de negócios.
As dimensões categorizam valores de dados. O Planning inclui estas dimensões: Conta, Entidade, Cenário, Versão Período e Anos. Se o planejamento for feito em várias moedas, o seu aplicativo também terá uma dimensão Moeda.
Você pode usar a dimensão Personalizada para definir os seus próprios valores, como Produto, Cliente ou Mercado. Você pode ter até 32 dimensões no total. No entanto, a recomendação de melhores práticas é incluir menos de 12. Você pode adicionar dimensões usando um arquivo de carga ou criá-las no Oracle Smart View for Office.
Vídeos
Sua Meta | Assista a Este Vídeo |
---|---|
Veja como exportar e importar dados no aplicativo. | Exportação e Importação de Dados no Oracle Planning and Budgeting Cloud |
Veja como carregar dimensões usando um arquivo. | Importação de Metadata no Oracle Planning and Budgeting Cloud |
Siga este Processo para Identificar Dimensões
Use este processo para identificar qual dimensão incluir no aplicativo.
Exemplo: Planejamento de Marketing, Planejamento de Vendas, Planejamento de Despesas Indiretas, Planejamento de Capital, Planejamento de Fluxo de Caixa, Planejamento da Força de Trabalho
Exemplo: Produto, Mercado, Canal, Segmento do Produto, Segmento do Cliente
Exemplo: O produto tem um relacionamento muitos para muitos com Mercado. Segmento de Produto e Produto têm um relacionamento de um para muitos. Recursos de Mão de Obra e Recursos Materiais não têm relação.
Exemplo: Produto, Mercado e Canal são dimensões de Planejamento, enquanto Segmento de Produto e Segmento de Cliente são dimensões de relatório.
Exemplo: Configure o Planejamento de Marketing usando Projetos ou Finanças e configure o Planejamento de Despesas Indiretas e o Planejamento de Fluxo de Caixa usando Finanças e cubos personalizados.
Considerar Casos de Uso Comuns para Dimensões
Revise esses casos de uso comuns para dimensões e entenda as diretrizes sobre como tratá-los.
A maioria dos casos de uso comuns e de alto nível do Planejamento Financeiro podem ser abordados com dimensões padrão, que também podem ser renomeadas
Amplie a dimensionalidade com dimensões personalizadas ou opcionais que podem ser adicionadas (ativadas) ou renomeadas conforme suas necessidades.
Combine duas ou mais dimensões não relacionadas em uma única dimensão para evitar irrelevância interdimensional.
Use hierarquias alternativas quando os mesmos membros puderem ser agrupados sob diferentes pais para alocação de cima para baixo ou para fins de geração de relatórios.
As dimensões de atributo são úteis para atender aos requisitos de geração de relatórios se estiverem relacionadas a uma dimensão e o relacionamento entre as duas dimensões não mudar ao longo do tempo.
Usar Listas Inteligentes e dimensões ASO para geração de relatórios é útil quando o relacionamento entre a dimensão do relatório e outras dimensões muda com o tempo.
Essa estratégia é útil quando a dimensão de planejamento não é uma dimensão principal para um processo de planejamento e há necessidade de dividi-la em subprocessos.
Esta planilha de amostra exibe um exemplo de como planejar dimensões, incluindo a identificação de dimensões e a listagem de seus casos de uso.
Revisar Estratégias de Design de Exemplo
Revise estes exemplos para entender estratégias de design adicionais para dimensões.
Usar dimensões de atributo para geração de relatórios
Usar dimensões de atributos para relatórios pode ser útil para atender aos requisitos de relatórios. O atributo está relacionado a uma dimensão, e o relacionamento entre as duas dimensões não é alterado com o tempo.
Exemplo:
Uso de Listas Inteligentes e dimensões de ASO para geração de relatórios
Esta estratégia é útil quando o relacionamento entre a dimensão do relatório e outras dimensões é alterada com o tempo.
Exemplo:
Usar Listas Inteligentes e design de BSO de vários cubos
Essa estratégia é útil quando a dimensão de planejamento não é uma dimensão principal para um processo de planejamento e há necessidade de dividi-la em subprocessos.
Exemplo:
Várias hierarquias em uma dimensão
É possível usar várias hierarquias em uma dimensão. Combine duas ou mais dimensões não relacionadas em uma única dimensão para evitar irrelevância interdimensional.
Exemplo:
Alternar hierarquias para planejamento e geração de relatórios
Use hierarquias alternativas quando os mesmos membros puderem ser agrupados sob diferentes pais para alocação de cima para baixo ou para fins de geração de relatórios.
Exemplo: Crie roll-ups alternativos na dimensão Produto para planejamento e geração de relatórios pelas categorias Marca e Produto.
Saiba as Dez Principais Melhores Práticas para Dimensões
Siga estas melhores práticas importantes ao projetar dimensões.
Com esse formato, as dimensões mais densas são a primeira dimensão, seguidas pelas dimensões menos densas. Isso deve ser seguido por dimensões esparsas, com dimensões esparsas agregadoras antes de dimensões esparsas não agregadoras. Dentro das dimensões esparsas, você deve colocar as dimensões esparsas mais densas antes das menos densas.
Com o BSO híbrido, a ordem é a mesma, exceto que você deve colocar as dimensões esparsas não dinâmicas antes das dimensões esparsas dinâmicas.
Saiba mais sobre dimensões densas e esparsas neste tutorial: Gerenciamento de Dimensões no Cloud EPM.
O tamanho do bloco é determinado pelo número de dimensões densas e pelos membros nessas dimensões densas. O tamanho de bloco ideal está entre 8 KB e 500 KB. Reduzir o número de dimensões densas para, no máximo, 3. O nível 1 e superiores devem ser de apenas rótulos ou cálculo dinâmico para dimensões densas.
A agregação desses valores, a menos que as contas sejam explicitamente excluídas em um script de agregação, criará dados inúteis.
Você não pode incluir esses membros raiz em seus formulários porque não é possível definir segurança para esses membros. Portanto, não faz sentido agregar os membros de geração dois ao raiz Isso também aumentará o número de blocos em seu aplicativo.
Se houver mais de 200 membros em um membro pai, adicione pais intermediários.
Use o HSP_NOLINK UDA para evitar a criação de Referências Cruzadas dinâmicas. Use mapas de dados ou Envio Inteligente para mover dados entre os cubos.
Um exemplo de cálculo simples é: Conta C = Conta A – Conta B.
Membros pai com um único filho levam a ações implícitas ou blocos duplicados e dados no disco, se o membro pai for configurado como Nunca Compartilhar.
Isso melhora o desempenho, por exemplo, durante a atualização do cubo e o tempo de manutenção.
Se você tiver 5 ou 10 anos de dados históricos passados, nem todos os dados são necessários para os cálculos. Se necessário, você pode manter alguns anos de dados históricos para cálculos no seu cubo BSO e mover os outros dados históricos para o cubo ASO. Para um desempenho ideal, a melhor prática é manter o cubo BSO leve e garantir que ele esteja focado nos cálculos para a entrada de dados.
Planejar a Dimensão da Entidade
A dimensão Entidade representa a sua estrutura organizacional como Centros de Custo, Departamentos, Unidades de Negócios, Divisões etc.
Você pode agrupar Centros de Custo criando membros de roll-up, chamados pais, para refletir a forma como a sua organização é visualizada. Por exemplo, os roll-ups podem ser feitos por unidade de negócios, divisão ou outra estrutura funcional. Por exemplo, você pode criar Centros de Custo que têm roll-up em Unidades de Negócios que, por sua vez, têm roll-up em Divisões.
Também é possível criar várias estruturas de relatórios. Por exemplo, é possível criar uma estrutura alternativa para dar suporte à geração de relatórios regionais. Caso pretenda usar várias moedas, defina a moeda base de cada entidade.
A dimensão Entidade é uma das principais dimensões usadas para o processo de orçamento. Juntamente com as dimensões Cenário e Versão, a dimensão Entidade é usada para definir uma unidade de aprovação, um componente discreto que pode ser promovido ou rebaixado para aprovação ou uma revisão pelos pares de um usuário.
Os membros de todas as dimensões fora da unidade de aprovação serão promovidos e rebaixados juntamente com a própria unidade de planejamento. Por exemplo, todos os doze meses são promovidos ao mesmo tempo quando uma unidade de aprovação é promovida. Meses individuais não podem ser promovidos de forma independente.
Após cada dimensão ser carregada ou atualizada, uma prática recomendada é atualizar o aplicativo.
Planejar a Dimensão da Conta
A dimensão Conta é o lugar para o seu plano de contas. Ela deve incluir os membros a serem planejados ou previstos. Ela não deve incluir necessariamente todas as contas do seu plano de contas.
Por exemplo, a sua dimensão Conta deve incluir contas para Declaração de Renda, Balanço Geral e Fluxo de Caixa. Ou pode incluir contas para KPIs e Índices. Em alguns casos, as suas contas podem ter subcontas, mas isso não é típico.
A dimensão Conta inclui inteligência financeira. Há suporte para os seguintes tipos de conta:
Despesa: Custo de fazer negócios
Receita: Origem da receita
Ativo: Recursos da empresa
Passivo e Patrimônio Líquido: Juros residuais ou obrigação com credores
Pressuposto Salvo: Pressupostos de planejamento centralizados garantem consistência em todo o aplicativo
As configurações de tipo de conta são usadas para gerar relatórios com os valores Trimestral e Total do Ano para análise de variação.
O Planning utiliza uma estrutura hierárquica para criar totais e subtotais para agrupamento de Contas. Cada grupo de contas é designado a um operador de consolidação que determina como é feito o roll-up para os respectivos grupos pais.
Exemplo:
Receita Líquida = Total de Receitas - Total de Despesas
Neste exemplo, o operador de consolidação para Total de Receitas é Adição, e o operador de consolidação para Total de Despesas é Subtração.
A dimensão Conta pode ser preenchida por carregamento de dados ou pela utilização do Smart View. Para carregar dados de um arquivo, o formato do arquivo deverá atender a requisitos específicos.
Após cada dimensão ser carregada ou atualizada, uma prática recomendada é atualizar o aplicativo.
Melhores práticas:
Os membros de nível superior devem ser definidos como Cálculo Dinâmico.
No que se refere às fórmulas de membro usadas para calcular Índices e outros tipos de KPIs ou percentuais, defina-as como Cálculo Dinâmico, Cálculo em Dois Passos. A configuração Dois Passos calcula Percentuais de forma adequada nos níveis superiores.
Planejar a Dimensão da Versão
Você pode usar versões para preservar diferentes iterações do processo de planejamento. As versões também são úteis para controlar o acesso de Leitura ou Gravação aos dados.
Estes são os dois tipos de versões disponíveis:
Alvo Padrão: É possível inserir dados nos níveis superiores.
Ascendente Padrão: Só é possível inserir dados no nível 0.
Só é possível habilitar as aprovações e a funcionalidade de workflow para versões Ascendentes.
Como melhor prática, estas versões são recomendadas:
Em Andamento: Quando os usuários executam suas tarefas, incluindo a revisão de Resultados Reais e o desenvolvimento de Plano e Previsão.
1º Passo: Se quiser manter várias iterações do seu Plano, você poderá preservar um passo dele nesta versão. Você poderá criar outros membros se precisar de mais de uma iteração salva. Você pode utilizar a funcionalidade Copiar Dados a fim de mover dados para esta versão. A funcionalidade Copiar Dados copia dados e entrada textual.
What If: Fornece um espaço reservado no qual os usuários podem alterar Pressuposições e analisar o resultado.
Após cada dimensão ser carregada ou atualizada no processo de criação, uma prática recomendada é atualizar o aplicativo.
Planejar a Dimensão da Moeda
Caso tenha ativado várias moedas para o seu aplicativo, você poderá adicionar as moedas utilizadas para planejar e gerar relatórios.
Em seguida, você poderá definir taxas de câmbio pelo cenário e pelo ano usados em conversões. Um script de cálculo é criado para permitir que você execute a conversão de moeda. Para inserir as taxas de câmbio, siga o processo em Especificação das Taxas de Câmbio em Administração do Planning.
Melhores práticas:
Limite o número de moedas de relatório. Em geral, os clientes têm apenas uma.
Insira taxas de câmbio para cada combinação válida de cenário e ano.
A partir deste ponto, a conversão de moeda pode ser calculada por meio da execução da regra de negócios Calcular Moedas associada por padrão a cada formulário.
O tipo de taxa de câmbio de uma conta é modificado; por exemplo, ele passa de Final para Médio.
Execute o script de cálculo de conversão de moeda antes de:
Revisar os dados locais atualizados em moedas de relatório
Executar determinados cálculos que podem ser dependentes dos dados de moeda de relatório
Planejar Taxas de Câmbio
Cada aplicativo tem uma moeda padrão que é especificada no momento da criação do aplicativo. Ao configurar tabelas de taxa de câmbio, você insere as taxas de câmbio, desde todas as moedas de origem até a moeda padrão. A triangulação é usada para conversão em todas as moedas de Relatório.
As taxas de câmbio são definidas por ano em relação a Taxas Finais e Taxas Médias.
Planejar a Dimensão do Período
Use a dimensão Período para estabelecer o intervalo do calendário em determinado ano, como por mês.
Melhores práticas:
Use variáveis de substituição para esta dimensão, a fim de oferecer suporte a cálculos e a geração de relatórios. As possíveis variáveis de substituição são: CurrMo, CurrQtr e PriorMo. Essas variáveis devem ser atualizadas mensalmente.
Para usar cálculos de período de tempo como Acumulado do Ano (Y-T-D) ou Acumulado do Trimestre, selecione o ícone de série de tempo na dimensão Período. Em seguida, você pode selecionar os cálculos de período de tempo necessários para dar suporte ao seu processo.
Períodos de tempo resumidos, tais como totais do trimestre e total do ano devem ser definidos como cálculos dinâmicos para reduzir o tempo de cálculo.
Após cada dimensão ser carregada ou atualizada, atualize o aplicativo.
Planejar Anos e Variáveis de Substituição
Anos são incorporados ao aplicativo em vários lugares, incluindo formulários, cálculos, relatórios e Smart View. Como você utilizará o aplicativo por muitos anos no futuro, a melhor prática para fazer referência a essa dimensão é por meio da utilização de uma variável de substituição.
As variáveis de substituição atuam como espaços reservados globais para informações que mudam regularmente. A variável e o valor correspondem ao ano, e o valor pode ser alterado a qualquer momento.
O valor da variável de substituição é exibido em formulários e relatórios como um espaço reservado. Isso reduz a manutenção do aplicativo.
Como prática recomendada, crie variáveis de substituição para cada ano incluído no seu processo. Por exemplo:
CurrY, Ano Atual
NextYr, Ano de Orçamento (Plano)
PriorYr, Ano Anterior
Projetar Dimensões Personalizadas
Você pode usar uma dimensão personalizada para categorizar ainda mais os seus dados. Por exemplo, as dimensões personalizadas podem incluir Produto ou Mercados.
Lembre-se de que permissões de acesso não podem ser concedidas no nível da dimensão, também chamado de geração um. Por exemplo, não é possível designar permissões de acesso diretamente ao membro Produto para todos os descendentes. Se ativar a segurança para a sua dimensão personalizada, recomenda-se que você projete a geração dois para todas as dimensões personalizadas a que a segurança será aplicada levando em consideração as atribuições de acesso de segurança.
Após cada dimensão ser carregada ou atualizada, uma prática recomendada é atualizar o aplicativo.
Melhores Práticas Adicionais
Conclua essas tarefas após adicionar ou atualizar as dimensões.
Você deverá atualizar o aplicativo sempre que alterar a estrutura do aplicativo.
As alterações feitas no aplicativo não serão refletidas para os usuários que inserem dados e executam tarefas de aprovação até que o aplicativo seja atualizado.
Por exemplo, quando você modifica propriedades de um membro Entidade, adiciona um Cenário ou altera permissões de acesso, essas alterações são refletidas para os usuários depois da atualização do aplicativo.
Após carregar todas as suas estruturas, como contas e entidades, você poderá carregar dados históricos. Isso pode incluir dados de resultados reais anteriores, o orçamento e o plano do ano atual.
O carregamento de dados históricos oferece aos usuários uma forma de analisar resultados, examinar tendências e fazer comparações significativas.
Isso ajuda a verificar as estruturas criadas no seu aplicativo. Por exemplo, você pode verificar se há dados vinculados com relatórios criados anteriormente. Se os dados não estiverem sendo reconciliados, você deverá verificar se isso está sendo causado por um problema com os dados ou se há um problema com as estruturas.
Crie uma regra de agregação para ver os dados consolidados em seu aplicativo.
As interseções válidas permitem que os Administradores de Serviço definam regras, denominadas regras de intersecção válidas, que filtram intersecções dimensionais para os usuários quando eles inserem dados ou selecionam solicitações de tempo de execução. Por exemplo, você pode especificar que determinados programas só sejam válidos para departamentos específicos. Utilize interseções válidas para controlar a entrada de dados de modo a restringi-las a interseções válidas.
Durante o design do formulário, mantenha estes pontos em mente para interseções válidas.