Configuração do IPM Insights

Configure o IPM Insights para definir os insights que os planejadores veem no painel do Insights.

Para configurar o IPM Insights, selecione o tipo de análise a ser executada, especifique as definições de fatias para análise, configure a análise e depois defina as configurações dos insights exibidos no dashboard do Insights. Você pode definir insights para quantas interseções de dados desejar. Os planejadores só veem insights para fatias de dados a que eles têm acesso.

Você também pode definir uma previsão usando a Previsão Automática para prever o desempenho futuro com base em dados históricos e programar um job para executar essa definição de previsão, o que automatiza o processo de previsão. Você pode usar esses resultados de predição como entrada para gerar insights.

Se você quiser associar calendários e eventos com definições de insights e definições de previsões de Previsão Automática, configure calendários e eventos primeiro. Consulte Configuração de Calendários e Eventos.

Para configurar o IPM Insights:

  1. Na Homepage, clique em IPM e depois clique em Configurar.
  2. Clique em Criar.
  3. No Configurador do IPM, na página Tipos, insira um nome e uma descrição.
  4. Selecione Previsão Automática para prever automaticamente o desempenho futuro com base em dados históricos usando técnicas de previsão de séries temporais. Os resultados da predição podem ser usados como entrada para gerar insights de predição. Para obter mais informações sobre Previsão Automática, consulte Configuração de Previsões para Execução Automática com a Previsão Automática.

  5. Selecione os tipos de insights a serem gerados e depois clique em Próximo. Você pode selecionar quantos precisar.
    • Insights do Bias de Previsão. Revela o bias oculto nas previsões enviadas pelo analisador por meio da análise de dados históricos. Mede a variação ou o bias entre dois cenários históricos, como Previsões e Valores Reais.
    • Insights de Predição. Procura variação entre cenários futuros, como previsões feitas por planejadores e predições geradas por computador.

      Em Você tem dados de predição disponíveis?, se você tiver dados de predição disponíveis e souber onde eles estão, selecione Sim. Caso contrário, selecione Não e Previsão Automática será selecionada automaticamente. A Previsão Automática usa os dados históricos da interseção que você definiu para gerar dados de previsão que são usados para o insight.

      Você também pode usar uma predição com base no Aprendizado de Máquina, em vez da predição automática.

    • Insights de Anomalia. Detecta valores de outlier que variam bastante em relação a outros valores.

    Você também pode escolher apenas executar a Previsão Automática selecionando Previsão Automática.

  6. Na página Selecionar Calendário, selecione um calendário para usar e clique em Avançar. Se você selecionar um calendário, a seção Dados Históricos e a seção Dados Futuros serão preenchidas com detalhes do calendário selecionado.

    Se você não selecionar um calendário, poderá selecionar essas opções por conta própria.

    Para Dados Futuros, você pode definir insights que analisam no nível do pai ou no nível da folha para membros do Período. Por exemplo: para Períodos Futuros, se você tiver dados mensais, poderá realizar a análise no nível trimestral. Membros pai no nível intermediário e no nível da folha não são permitidos. Membros pai de nível superior, qualquer coisa diretamente abaixo de Período, não são suportados. A análise deve estar sempre no nível da folha para a Previsão Automática.

  7. Na página Definir Fatia, defina a fatia de dados a ser analisada para dados históricos e dados futuros e depois clique em Próximo. Para ver considerações sobre como usar membros pai de cálculo dinâmico na definição de fatia, consulte Considerações para Definir a Fatia do Insights.
    • Na seção Dados Históricos, selecione o cubo e depois defina a fatia de dados para os dados históricos —tantos reais quanto previsões fornecidas pelos planejadores. As definições de fatia mostram todas as dimensões do cubo, exceto para as dimensões Ano e Período. Todos os membros começam com o respectivo membro raiz selecionado.

    • Na seção Dados Futuros, selecione o cubo e depois defina a fatia de dados para os dados futuros — a previsão fornecida pelos planejadores quanto a previsão base (cenário mais provável).

      Se os dados estiverem disponíveis, clique em Ícone Adicionar Melhor Caso e Adicionar Pior Caso para adicionar uma definição à fatia de dados dos cenários de melhor e pior casos.

      Se você selecionou Previsão Automática, os resultados da Previsão Automática serão armazenados nesse local.

  8. Na página Configurar, configure os insights definindo a tolerância de erro e os limites para os insights. Em seguida, clique em Próximo. O Configurador do IPM seleciona métricas padrão para análise.
    • Previsão Automática: Selecione se deseja incluir eventos na previsão.

      Se você selecionar Mostrar Opções Avançadas, selecione opções adicionais para definir um job de previsão automática. Para obter mais informações, consulte Configuração das Opções Avançadas de Previsão Automática.

    • Variação de Previsão e Insights do Bias: Selecione um percentual de tolerância de erro, o qual define a variação de percentual entre previsões históricas enviadas pelos planejadores e valores reais que estão dentro do intervalo aceitável. Se a variação do percentual cruzar o limite de tolerância de erro, ele será considerado para cálculo do bias.

      Por exemplo, se você inserir 0,05, qualquer diferença igual ou superior a 5% entre previsões históricas e dados reais históricos será considerada uma variação significativa (e considerada como super ou subprevisão) e disparará um insight.

      Você pode selecionar ou modificar a métrica e o limite de desvio na página Opções Avançadas. Consulte Definições de Mais Configurações do Insights.

      É gerado um insight quando o desvio ou o bias ultrapassa o limite especificado.

    • Insights de Predição: Selecione um percentual limite, o qual defina a variação percentual aceitável entre as previsões futuras enviadas pelos planejadores e as predições geradas por computador.

      É gerado um insight quando o desvio ou o risco ultrapassa o limite especificado.

      Por exemplo, se você inserir 25%, qualquer diferença igual ou superior a 25% entre previsões futuras e dados reais futuros seria considerada uma variação significativa (e considerada como super ou subprevisão) e dispararia um insight.

    • Insights de Anomalia: Selecione se deseja incluir eventos no cálculo de insights.

      Selecione um limite, que define o limite aceitável para o valor de Z-score (o desvio padrão da média dos valores). Qualquer valor que seja muito distante de zero (o limite geralmente é um Z-score de 3 ou -3) deve ser considerado como outlier.

      É gerado um insight quando o a métrica de detecção de outlier especificada ultrapassa o limite especificado.

      Por exemplo, se você inseriu 3, tudo o que fosse um desvio padrão igual ou superior a três em relação à média seria considerado outlier e dispararia um insight.

    Se você quiser configurar opções adicionais, como selecionar as métricas para serem usadas, clique em Mostrar Opções Avançadas. Consulte Definições de Mais Configurações do Insights.

  9. Na página Configurações, defina as configurações que determinam como exibir os insights para planejadores. Em seguida, clique em Salvar.
    • Exibir Dimensões: Selecione as dimensões que os planejadores usarão para navegar e analisar os insights. As dimensões que você selecionar serão exibidas no dashboard de Insights
    • Limites de Magnitude de Impacto: Quando insights são exibidos no dashboard Insights, esta configuração categoriza insights em grupos de Alto, Médio e Baixo, de acordo com o impacto em valor percentual ou absoluto calculado para cada insight. Isso ajuda os planejadores a focarem nos insights que têm mais variações extremas.
      • Qualquer coisa inferior ao valor baixo estará na categoria Baixo.
      • Qualquer coisa superior ao valor alto estará na categoria Alto.
      • Qualquer coisa entre o valor alto e o valor baixo estará na categoria Médio.

      Por exemplo, se você especificar 30% como o limite Baixo e 60% como o limite Alto, qualquer insight com um impacto menor que 30% estará na categoria Baixo; qualquer insight com um impacto maior que 60% estará na categoria Alto. Qualquer insight com um impacto percentual entre 30% e 60% estará na categoria Médio.

      Ao inserir um valor absoluto para limites de magnitude de impacto, a moeda definida na definição da fatia se aplica ao valor absoluto. Se você tiver várias moedas definidas, não poderá aplicar um limite de magnitude de valor absoluto; a opção não estará disponível.

  10. Agora você está pronto para executar os insights que configurou. Consulte Execução e Agendamento de Insights.

As definições de Insights são salvas como artefatos globais (na pasta Previsão Automática em Artefatos Globais). O backup delas é feito com o instantâneo de manutenção.

Sobre o Uso de Eventos com Insights, Previsão Automática e Planejamento Preditivo

Atenção ao seguinte sobre o uso de eventos:

  • Usar eventos pode ter impacto nos insights de anomalia que são gerados. Por exemplo, se você criar um evento único ou repetido para uma data específica na qual há pico de vendas e você gera uma previsão, anomalias nos dados para essa data não são reportados como insights de anomalia. Em vez disso, a previsão inclui o pico de vendas para essa data. Se você gerar uma previsão sem eventos, um insight de anomalia é reportado para essa data.

  • Em jobs de Previsão Automática, observe o seguinte comportamento para eventos únicos e ignorados:
    • Para eventos ignorados, quando o evento ignorado entra no intervalo de previsão, o evento ignorado não é mencionado no relatório do job baixado.
    • Para eventos únicos, quando o evento único atinge o último período dos dados históricos (o período que aumenta com o intervalo da previsão), o evento único não é mencionado no relatório do job baixado.
  • Na previsão em formulários usando o Planejamento Preditivo, observe o seguinte comportamento para eventos únicos e ignorados:
    • Para eventos ignorados, quando o evento ignorado entra no intervalo de previsão, o evento ignorado não é mais aplicado.
    • Para eventos únicos, quando o evento único atinge o último período dos dados históricos (o período que aumenta com o intervalo da previsão), o evento único não é mais aplicado.

Vídeos

Sua Meta Assista a Este Vídeo
Veja como configurar insights para automatizar a análise de dados. Os administradores configuram insights para definir os insights que os planejadores veem na página de Insights. Você seleciona o tipo de análise a ser executada, especifica as definições de fatias para análise, configura a análise e depois define as configurações dos insights exibidos na página do Insights. Você pode executar o insight ou agendá-lo para ser executado regularmente. ícone de vídeo Oracle Fusion Cloud EPM — Configuração de Insights

Tutoriais

Os tutoriais fornecem instruções com vídeos sequenciais e documentação para ajudar com o aprendizado de um tópico.

Sua Meta Saiba como
Saiba como configurar o IPM Insights selecionando o tipo de análise a ser executada, especificando as definições de fatias para análise, configurando a análise e definindo as configurações dos insights exibidos no dashboard do Insights. Você pode definir insights para quantas interseções de dados desejar. Os planejadores só veem insights para fatias de dados a que eles têm acesso. ícone do tutorial Configuração do Insights