Configuração de Calendários e Eventos

Você pode definir calendários e eventos para associar a uma previsão e aumentar a precisão dessa previsão.

Para usar calendários e eventos com IPM Insights e Previsão Automática:

  1. Defina calendários. Na Página inicial, clique em IPM, clique em Configurar e depois clique na guia Calendário. Consulte Definição de Calendários.
  2. Defina eventos. Na Página inicial, clique em IPM, clique em Configurar e depois clique na guia Eventos. Consulte Definição de Eventos.
  3. Ao configurar um job do IPM Insights ou uma definição de previsão da Previsão Automática, associe um calendário ao insight ou ao job da Previsão Automática. Eventos são uma opção para o tipo de job Anomalia e Previsão Automática. Consulte Configuração do IPM Insights e Criação de Previsões Automáticas para Previsões.

Eventos e calendários também estão disponíveis em temas que não são em Redwood para uso com Previsão Automática e Planejamento Preditivo em formulários e para usuários da Previsão Automática sem acesso ao IPM Insights, como usuários legados que não são de SKU do Enterprise:

  1. Na página inicial, clique em Aplicativos e em Visão Geral. Em seguida, em Ações, selecione Previsão Automática.
  2. No menu Ações, selecione Calendário para definir um calendário ou selecione Eventos para definir eventos. Consulte Definição de Calendários e Definição de Eventos.

Definição de Calendários

Um calendário define o escopo e o intervalo da série temporal para os cubos selecionados. Por exemplo: você pode criar um calendário diário, um calendário semanal e um calendário alternativo. Você pode querer criar um calendário para uma entidade específica, pois nem todos os eventos são aplicáveis a todas as entidades. Por exemplo: Diwali se aplica à região da APAC e Dia de Ação de Graças à América do Norte. Sendo assim, você pode criar um calendário da APAC com os seus próprios eventos e um calendário da América do Norte com os seus próprios eventos.

Você pode usar calendários para estabelecer rapidamente o período de tempo para definições de insights e previsões, ou usar calendários com eventos.

Para definir calendários:

  1. Na guia Calendário, clique em Adicionar Calendário.
  2. Insira um nome e uma descrição para o calendário.
  3. Selecione os cubos aos quais o calendário se aplica na coluna Cubo.
  4. Especifique a definição do tempo para o calendário selecionando o ano e o período para o início do calendário na coluna Tempo. Você pode selecionar membros específicos ou usar variáveis de substituição.
  5. Especifique o início do período de previsão na coluna Atual. O período anterior é o término dos dados históricos.
  6. Insira o Número de Períodos Históricos e Número de Períodos Futuros e clique em Salvar Ícone Salvar.

Para editar um calendário, na lista Calendário , clique duas vezes na linha com o calendário que deseja editar para tornar as opções editáveis. Faça as alterações necessárias e clique em Salvar Ícone Salvar. Para descartar as alterações, clique em Cancelar Ícone Cancelar.

Para excluir um calendário, na lista Calendário, clique em Ações Ações ao lado do calendário que deseja excluir e clique em Excluir Calendário.

Definição de Eventos

Eventos são associados a calendários.

Para definir eventos:

  1. Na guia Eventos, clique em Adicionar Evento.
  2. Insira um nome e uma descrição para o evento.
  3. Selecione o tipo de evento na coluna Tipo:
    • Único — Um evento que você não espera que se repita, mas quer incluí-lo nos seus dados.
    • Repetido — Um evento que é regularmente repetido, no qual aumentos ou diminuições também são repetidos. Por exemplo: feriados como Diwali e Dia de Ação de Graças são eventos repetidos.
    • Ignorado —Semelhante a um evento único, é um evento que você não espera que seja repita, mas também não deseja incluí-lo nos seus dados. Dados para eventos Ignorados são removidos da série.

      Note:

      Se você definir um evento Ignorado que é menor do que a sua sazonalidade, isso poderá afetar a precisão dos dados históricos. Por exemplo: você pode definir um evento para Covid que dure três meses, mas a sua temporada é de doze meses, de modo que você tem nove meses de dados. Você perde a sazonalidade porque os dados são desviados. Nesses casos, pode ser mais eficaz ignorar a temporada inteira.
  4. Selecione o calendário ao qual o evento se aplica na coluna Calendário.
  5. Especifique a data de início para o evento na coluna Inicia em.
  6. Insira a duração do evento na coluna Duração (o número de períodos nos quais o evento é válido). Por exemplo: em um calendário diário, se a duração for 4, o evento ocorreu por 4 dias ininterruptos a partir do início do evento. Em um calendário semanal, se a duração for 1, o evento ocorreu por uma semana.
  7. Para eventos com repetição regular, insira o intervalo da repetição na coluna Intervalo. Para eventos que se repetem regularmente, o intervalo deve ser um número que indica após quantos dias, semanas ou meses o evento é repetido. Por exemplo: o Natal é repetido após 52 semanas em um calendário semanal.

    Não é necessário especificar um intervalo para eventos únicos ou ignorados.

  8. Para eventos com repetição personalizada, na coluna Ocorrências, clique em Ícone Adicionar ocorrências de evento e insira detalhes específicos sobre quando o evento ocorre. Por exemplo: o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos ocorre anualmente, mas em uma data diferente a cada ano.
  9. Clique em Salvar Ícone Salvar.

Eventos são definidos automaticamente em status Ativo (indicados pela marca de seleção na coluna Ativo). Você pode desmarcar a caixa de seleção para tornar um evento inativo. Apenas eventos ativos são considerados durante previsões.

Para editar um evento, na lista Eventos, clique duas vezes na linha com o evento que deseja editar para tornar as opções editáveis. Faça as alterações necessárias e clique em Salvar Ícone Salvar. Para descartar as alterações, clique em Cancelar Ícone Cancelar.

Para excluir um evento, na lista Eventos, clique em Ações Ações ao lado do evento que você deseja excluir e depois clique em Excluir Evento.

Importação e Exportação de Eventos

Você pode exportar eventos para um arquivo .csv do qual você pode fazer download e adicionar ou modificar eventos. Você pode importar os eventos do arquivo csv. Esse processo é uma forma rápida de adicionar vários eventos, e pode ser muito útil para auditar e solucionar problemas de definições de eventos.

Para exportar eventos, na guia Eventos da Configuração do IPM, no menu Ações, selecione Exportar Eventos.

Para importar eventos, na guia Eventos da Configuração do IPM, no menu Ações, selecione Importar Eventos, selecione o arquivo e clique em Importar. Em seguida, você verificar o job Importar Eventos. Na Página inicial, clique em Aplicativo, clique em Jobs e depois clique no job Importar Eventos que foi executado.

Se você importar um evento com o mesmo nome de um evento existente, o evento existente será substituído.