Alteração de Opções de Previsão

Você pode alterar os intervalos de datas usados para dados históricos e dados previstos e ajustar quais séries de dados são exibidas no gráfico, além de definir opções avançadas para a previsão, como selecionar um calendário para usar para a previsão e se eventos devem ser incluídos na previsão. Essas configurações aplicam-se a todos os formulários.

  1. Depois de você executar uma previsão, na área de resultados, clique em Ícone de Configurações (Configurações).

  2. Clique em Intervalos de Datas para selecionar o calendário a ser usado para ajustar o intervalo de datas históricas e o intervalo de datas de previsão. Se você não selecionar um calendário, poderá definir manualmente o intervalo de datas históricas e o intervalo de datas de previsão.

    Uma única data de término para dados históricos é usada para todos os membros do formulário. Se nem todos os membros tiverem o mesmo volume de dados históricos, a data de término será determinada pelos membros que contiverem o maior volume de dados históricos semelhantes.

    O intervalo de previsão começa um período depois do fim dos dados históricos. Por padrão, a data de término no formulário determina a data de término da previsão.

    Não é possível prever valores além da data de término definida no Planning.

  3. Clique em Exibição do Gráfico para selecionar as séries de dados a serem exibidas no gráfico.

    As séries de dados na exibição podem incluir uma seção Passada, que contém dados históricos, e uma sessão Futura, que contém valores futuros.

    Se você adicionar a Curva de Crescimento ao Gráfico, clique em Editar Taxa de Crescimento Ícone Editar Taxa de Crescimento e insira um valor para a curva de crescimento que deseja ver.

  4. Clique em Opções de Predição para definir opções avançadas para:

    Alterações efetuadas na guia Opções de Predição valem apenas para esta sessão.

    Opções avançadas para predições aumentam a qualidade das predições, principalmente quando é difícil detectar a sazonalidade (a tendência é as predições ficarem constantes nesses casos), ou quando não há dados históricos suficientes no comparativo com o intervalo da predição (a tendência é as predições ficarem negativas nesses casos), ou quando eventos causarem picos ou quedas em dados históricos.

  5. A previsão será executada novamente quando você clicar em Aplicar.