Acesso Organizacional e Direcionamento por Organização

Importante: este recurso estará disponível apenas se estiver habilitado em sua conta.

A hierarquia organizacional, o Controle de Acesso Funcional e o Direcionamento por Organização definem como as unidades organizacionais da empresa compartilham objetos e públicos-alvo do Oracle Responsys. Saiba mais sobre controle de acesso, funções e direcionamento por organização no Topliners.

Principais conceitos

Objeto

Os programas, listas, campanhas, pastas e programas do Oracle Responsys.

Unidade Organizacional

Uma unidade única na hierarquia organizacional da sua empresa, como, por exemplo, uma subdivisão, região, depósito ou marca.

Código de Compartilhamento de Público-alvo

Identifica os registros em uma lista de perfis para os quais os usuários designados a uma unidade organizacional podem comercializar.

Controle de Acesso Funcional

Define a função de um usuário no Oracle Responsys. O acesso funcional é controlado pelas funções do usuário. Para obter as descrições de cada função, consulte Descrições de Funções e Direitos de Acesso.

Controle de Acesso Organizacional

Define a organização de um usuário no Oracle Responsys. Por exemplo, um usuário pertencente à organização Costa Oeste pode ver campanhas designadas à costa oeste, mas não campanhas designadas a seus colegas da costa leste.

Direcionamento por Organização

Permite direcionar organizações específicas com base na atribuição de organização do destinatário sem alterar as suas definições de filtro. Por exemplo, se o seu filtro agendado estiver configurado para clientes leais e você selecionar a organização Área da Baía por meio do Direcionamento por Organização, somente clientes leais da Área da Baía serão selecionados. O Direcionamento por Organização se aplica apenas ao Filtro Agendado e à atividade Obter Público-alvo no Programa e em campanhas de e-mail. O acesso de público-alvo é controlado pelo Código de Escopo do Público-alvo.

Sobre o Controle de Acesso Organizacional

O Controle de Acesso Organizacional permite que você defina a visibilidade dos objetos com base na atribuição da organização do objeto, na atribuição de organização do usuário, e na função atribuída ao usuário.

O usuário tem acesso apenas aos objetos pertencentes à organização dele às respectivas suborganizações. Por exemplo, se um usuário pertencer à organização EUA, ele poderá ver campanhas pertences à organização EUA e respectivas suborganizações.

Cada unidade organizacional é atribuída a um nível organizacional, como, por exemplo, uma região, um estado ou um depósito. Os níveis organizacionais são usados para selecionar várias unidades organizacionais. Por exemplo, você pode selecionar todos os depósitos da sua região.

O Controle de Acesso Organizacional suporta os seguintes objetos:

  • Listas de perfis
  • Filtros
  • Tabelas Complementares
  • PETs (Profile Extension Tables)
  • Campanhas por E-mail
  • Caderno de Trabalho de Campanha por E-mail
  • Assistente de Campanha por E-mail
  • Campanhas SMS
  • Campanhas por MMS
  • Campanhas Push
  • Campanhas Push da Web
  • Filtros Push da Web
  • PETs Push da Web
  • Campanhas no Aplicativo
  • Relatório em Tempo Real
  • Relatório de Overlay
  • Monitor da Campanha
  • Programa
  • APIs de Serviços Web
  • Visualizações SQL

  • Visualizações de Junção

  • Filtros Complementares

  • Lista de Canais de Aplicativo
  • Lista de Canais Push da Web

Durante a criação, um objeto é atribuído às unidades organizacionais do criador. Você pode exibir e alterar a atribuição da organização do objeto.

O Controle de Acesso Organizacional para objetos existentes

Durante a ativação do Controle de Acesso Organizacional, objetos existentes são atribuídos à organização Legado. Todos os usuários podem acessar esses objetos.

Para restringir o acesso a objetos existentes, você deverá reatribuí-los às unidades organizacionais apropriadas.

Controle de Acesso Organizacional para usuários

Juntos, o Acesso Organizacional e o Acesso Funcional definem quais objetos o usuário pode acessar e as atividades que ele pode realizar nesses objetos.

O Acesso Funcional é controlado pelas funções do usuário. Por exemplo, o Gerente de Marketing de E-mail e o Diretor de Marketing de E-mail na organização São Francisco têm acesso a campanhas pertencentes à organização São Francisco, mas apenas o Diretor de Marketing de E-mail pode enviar essas campanhas. Para obter descrições completas de todas as funções, consulte Descrições de Funções e Direitos de Acesso.

Observação: além disso, se as suas unidades organizacionais compartilharem uma lista de perfis, mas cada unidade precisar de acesso a apenas algumas partes da lista, você poderá usar o Direcionamento por Organização.

Exemplos

A seguir mostramos alguns exemplos de como configurar o acesso do usuário com base em suas responsabilidades.

O comerciante regional na Área da Baía cria campanhas e as distribui a usuários em todos os depósitos desta região

Organização: Área da Baía
Quando o usuário cria uma campanha, ela permanece visível para todos na organização Área da Baía e suas suborganizações.

Função: Diretor de Marketing de E-mail
Os usuários com esta função podem criar, editar e enviar campanhas.

O comerciante de depósito cria, edita e envia campanhas para o depósito São Francisco

Organização: São Francisco
Quando o usuário cria uma campanha, ela permanece visível para todos na organização São Francisco.

Funções:

Diretor de Marketing de E-mail
Os usuários com esta função podem criar, editar e enviar campanhas.

Colaborador de Conteúdo
Os usuários com esta função podem enviar conteúdo para uma campanha distribuída.

Aprovador de Conteúdo
Os usuários com esta função podem enviar conteúdo para uma campanha distribuída.

O especialista em dados precisa acessar os dados da empresa inteira, mas não precisa trabalhar com campanhas

Organização: Corporação

Atribuição: Diretor de Dados
Os usuários com esta função podem criar e editar formulários e anexos de mensagem de e-mail e têm acesso completo a Listas, PETs, Tabelas Complementares e ao Connnect.

Sobre o Direcionamento por Organização

O Direcionamento por Organização se aplica apenas ao Caderno de Trabalho da Campanha, ao Programa da atividade Obter Público-alvo e ao Filtro Agendado.

Use o Direcionamento por Publicação quando diversas unidades organizacionais compartilham uma lista de perfis comuns, mas cada unidade organizacional deve ter acesso somente a partes dessa lista. 

Para especificar os registros a que uma unidade organizacional tem acesso, utilize os Códigos de Escopo do Público-alvo.

Cada unidade organizacional herda Códigos de Escopo do Público- alvo de suas suborganizações e você pode incluir códigos adicionais. Isso significa que uma unidade organizacional pode comercializar para todos em cada uma de suas suborganizações.

A seção a seguir descreve algumas formas típicas em que as unidades organizacionais compartilham listas de perfis e como atribuir os Códigos de Compartilhamento de Público-alvo.

Nenhum público-alvo compartilhado

Nesse tipo de estrutura, as unidade organizacionais de mesmo nível não compartilham o público-alvo, como acontece quando cada depósito só pode comercializar para um público-alvo em sua cidade.

Atribuição de Códigos de Escopo do Público-alvo

Nesta estrutura, você precisa atribuir um único Código de Escopo de Público-alvo a cada organização de nível mais baixo (folha). As unidades organizacionais de nível mais alto herdam seus códigos de suborganização e poderão comercializar para todos os destinatários de todas as suas suborganizações.

Compartilhamento de público-alvo limitado

Nesse tipo de estrutura, as unidade organizacionais de mesmo nível não compartilham o público-alvo em uma capacidade limitada, como acontece quando várias unidades organizacionais, mas não todas, podem comercializar para o mesmo público-alvo.

Atribuição de Códigos de Escopo do Público-alvo

Nessa estrutura, cada organização de nível mais baixo (folha) deve ser atribuída a todos os códigos que ela pode comercializar. As unidades organizacionais de nível mais alto herdam seus códigos de suborganização e poderão comercializar para todos os destinatários de todas as suas suborganizações.

Configurando o Controle de Acesso Organizacional e o Direcionamento por Organização

O Administrador de Contas precisa:

  • Configurar a hierarquia organizacional.
  • Atribuir usuários a unidades organizacionais.

Para obter mais informações, consulte Edição de Informações do Usuário ou Adicionando Usuários.

Após a hierarquia organizacional ser configurada, se você estiver usando o Direcionamento por Organização, o Diretor de Dados precisará fazer upload do arquivo de escopo do público-alvo. Para obter mais informações, consulte Importação de um arquivo de Escopo do Público-alvo.