Trabalhando com Programas de Vários Canais

Importante: este recurso só está disponível no momento no nosso programa de Disponibilidade Controlada. Para solicitar acesso a esse recurso, faça logon no My Oracle Support e crie uma solicitação de serviço.

Um programa de vários canais é um programa que permite a você atingir clientes por mais de um canal - por exemplo, E-mail e Push - durante o fluxo de trabalho.

Por exemplo, você pode enviar uma campanha por e-mail de boas-vindas para novos clientes que foram adicionados recentemente e também convidá-los para instalar o seu aplicativo móvel. Depois de um tempo decorrido, você poderá roteá-los para um estágio Enviar uma campanha push (para os que instalaram e registraram o aplicativo móvel) ou para um estágio Enviar campanha por e-mail (para os que não instalaram e registraram o aplicativo móvel).

Captura de tela ilustrando um fluxo de programas de vários canais. Neste exemplo, um evento personalizado dispara uma mensagem de e-mail para convidar os usuários a instalar o aplicativo móvel. Depois de um temporizador de tempo decorrido, o programa roteia o cliente para receber uma mensagem SMS (se eles não tiverem instalado o aplicativo) ou uma mensagem push (se eles já tiverem instalado o aplicativo).

Com o recurso de Vários canais (novo no Responsys 19B), você pode criar programas que começam com dados do dispositivo (por exemplo, um evento de filtros de lista do canal de aplicativos) e depois alternar para o envio mensagens por e-mail (ou SMS) mais adiante no programa. Essas mensagens de e-mail (ou SMS) chegarão aos clientes cujos dispositivos estão vinculados ao perfil deles. Ele enviará automaticamente um único e-mail (ou SMS) por cliente, e não por dispositivo.

Captura de tela de um exemplo de programa de vários canais

Com esse novo recurso, você pode simplificar os seus programas. Por exemplo, você pode criar um programa o qual envia uma campanha push para dispositivos que estão executando o seu aplicativo móvel depois que o dispositivo sai do intervalo de um beacon. Você pode enviar ao proprietário do dispositivo uma mensagem "agradecendo pela visita" e oferecer um cupom a todos os usuários registrados. O seu programa poderá, então, enviar uma campanha por e-mail, que será direcionada apenas aos usuários registrados (onde o dispositivo corresponde a um cliente específico). Você não precisa filtrar dispositivos que não têm um link para um cliente antes de ele atingir o estágio Enviar campanha por e-mail.

Captura de tela de um exemplo de programa de vários canais

Como funciona

Em Programa, uma entrada no programa (também conhecida como ativação) representa um cliente. Uma entrada no programa é criada no início de um programa. Quando ela começa pelos dados da lista de perfis, ela representa um cliente individual. Quando ela começa nos dados da lista de canais de aplicativo (dados do dispositivo), ela representa um dispositivo que pertence a uma pessoa que instalou o seu aplicativo móvel.

À medida que a entrada no programa se move pelo programa, ela encontra diferentes estágios (eventos de entrada, atividades e seletores). Esses estágios ocorrem com base nos dados de entrada do programa. O estágio pode esperar que a entrada no programa tenha os dados da lista de perfis ou os dados do dispositivo. Quando o Responsys consegue vincular dados de uma lista de perfis do cliente e dados do dispositivo, ele assegura que o estágio obtenha os dados de que necessita. Quando ele fornece ao estágio os dados necessários - ou seja, quando não existe um vínculo entre os dados da lista de perfis e os dados do dispositivo - o Responsys ignora o estágio.

O Responsys também mantém um controle de clientes, em relação aos dispositivos. Isso significa que, quando a entrada no programa chega em um estágio que usa dados do dispositivo, ele entrará em ação para todos os dispositivos de um cliente. Se o fluxo do programa retornar a entrada no programa a um estágio que usa dados da lista de perfis, ele entrará uma ação somente para o cliente. Por exemplo, você pode enviar mensagens push para todos os dispositivos de um cliente e depois enviar uma única mensagem de e-mail para um cliente.

Quando analisa o seu programa, você consegue ver como o Responsys expande e recolhe entradas no programa para os diferentes canais. Por exemplo, suponha que 100 clientes entrem no seu programa, e a soma dos dispositivos de todos eles seja 450 dispositivos. Quando todas as entradas no programa dos 100 clientes atingirem um estágio push, você verá contagens para ambos: 100 entradas no programa para os clientes e 450 entradas no programa para os dispositivos deles.

Antes de começar

  • Faça logon no My Oracle Support e crie uma solicitação de serviço (SR) para habilitar o recurso de Vários Canais para a sua conta.
  • Preencha a configuração necessária para enviar mensagens nos canais baseados na lista de perfis (E-mail, SMS) e nos canais baseados na lista de canais de aplicativo (Push, Mensagem no Aplicativo, Centro de Mensagens).

Dicas para criar programas usando o recurso Vários Canais

  • Você pode combinar e corresponder canais em qualquer ponto no programa. Você pode começar por um filtro baseado na lista de perfis e, mais adiante no programa, ter uma atividade como Enviar campanha push. Você também pode começar com um evento relacionado ao seu aplicativo móvel, como uma Saída do Geofence, e depois enviar uma mensagem de e-mail para os clientes agradecendo a eles pela visita.
  • Você não precisa de um tratamento especial para usuários de dispositivos desconhecidos ou para clientes que não têm dispositivos porque o Responsys ignora automaticamente os estágios em que não consegue vincular o registro do perfil do cliente e registro(s) do dispositivo. Considere esses casos ao projetar o seu programa.
  • Se todas as entradas no programa baseadas no dispositivo de um cliente estiverem fluindo por meio de um programa ao mesmo tempo, você não precisará de um filtro para eliminar duplicidades antes de enviar mensagens de e-mail ou SMS . O Responsys expande uma entrada no programa para incluir todos os dispositivos de um cliente e contrata entradas no programa quando você obtém um estágio específico do perfil em que você deseja enviar uma mensagem para o cliente.

    Mas, se houver um atraso significativo sobre os dispositivos antes de eles atingirem um estágio baseado em perfil, pode ser que você precise projetar um programa para lidar com as duplicidades. Por exemplo, se você rotear os dispositivos iOS e Android de um cliente por meio de diferentes canais e houver um temporizador no caminho do Android, as entradas no programa do dispositivo não chegarão lá, por exemplo, um estágio Enviar campanha por SMS junto, e o cliente pode receber mais de uma mensagem SMS .

    Há várias maneiras de se planejar para isso. Você pode ter um temporizador antes do estágio baseado em perfil, o que permite que as entradas no programa cheguem ao mesmo tempo. Você também pode adicionar um seletor de dados que teste se o cliente recebeu uma mensagem SMS nos últimos X dias para que o cliente receba um número razoável de mensagens.

  • Você pode executar filtros em qualquer lista de canais, independentemente de como uma entrada no programa seja criada. Por exemplo, um Seletor de dados pode rotear entradas no programa usando filtros de lista de canais de aplicativo, mesmo quando a entrada no programa foi criada usando filtros de lista de perfis.

Relacionado

programa de vários canais, programa multicanal, orquestração de vários canais, orquestração multicanal, orquestração entre canais, programa entre canais