Exceção de Pagamento
Quando o sistema não conseguir distribuir um pagamento, um registro será gravado na tabela de exceções do pagamento com uma mensagem indicando a natureza do erro. Um exemplo comum de uma exceção de pagamento é nenhum acordo de serviço para reter um crédito. Isso pode acontecer quando a conta efetuar um pagamento a maior de seu débito e não tiver um único acordo de serviço com permissão para suspender um crédito; um erro de pagamento será gerado.
O sistema salva os pagamentos com erro exatamente como salva os pagamentos sem erros. Isso é feito porque os pagamentos não são nada mais do que uma captura dos dados usados para distribuir o pagamento. Ao salvar a captura, você poderá ver as informações usadas pelo sistema quando ele detectou o erro e, por esse motivo, corrigiu-o com mais eficiência.
Todo pagamento com erro é gravado na tabela Exceção de Pagamento (CI_PAY_EXCP). Um processo em segundo plano de atividade cria entradas de atividade para registros dessa tabela.
Para visualizar as mensagens associadas aos registros de exceção, programe o processo TD-PYERR em segundo plano. Esse processo gera uma entrada de Atividade para cada registro na tabela de exceções de pagamento.
Após corrigir a causa do erro, acesse o Pagamento e tente redistribuí-lo.