Cálculo de Agregação

O processo de cálculos de agregação agrega dados de origem que correspondem às dimensões do Componente de Medição de Agregação. As consultas usadas para esse processo são baseadas no modelo de fonte de dados SQL estendido pelos identificadores de valor definidos no tipo de componente de medição dos Componentes de Medição de Agregação que estão sendo processados.

O processo de cálculo de agregação é iniciado pelo processo batch Agregação por Monitor do Conjunto de MC (D1-AMCS) e é executado por algoritmos de monitor definidos no estado Ativo do objeto de negócios Componente de Medição de Agregação. Os algoritmos usados por cada tipo de Componente de Medição de Agregação são os seguintes:

Objeto de Negócios do Componente de Medição de Agregação Algoritmo de Agregação
Agregador Dinâmico - Quantidades Faturadas (D1-AggBilledServiceQuantities) Quantidades de Serviço Faturadas Agregadas (D1_AGGBSQ)
Agregador Dinâmico - Composto (D1-AggregatorComposite) Agregar Medições de Intervalo (D1_AGGINT)
Agregador Dinâmico - Quantidades do Cliente (D1-AggregatorCustomerQuantity) Agregar Quantidades Específicas do Cliente (D1_AGGCSQ)
Agregador Dinâmico - Intervalo (D1-AggregatorInterval) Agregar Medições de Intervalo (D1_AGGINT)
Agregador Dinâmico - Itens (D1-AggregatorItems) Agregar Dados do Item (D1_AGGITEM)
Agregador Dinâmico - Escalar (D1-AggregatorScalar) Agregar Escalar (D1_AGGSCLR)

Consulte Tipos de Agregação para obter mais informações sobre cálculos de agregação para cada tipo.

Outros Cálculos

Além do processamento básico de agregação, outros cálculos podem ser realizados em medições agregadas, conforme necessário. Por exemplo, um passo comum na data de agregação para uso em liquidações de mercado é a aplicação de um fator de perda aos dados agregados para refletir as perdas do sistema (perda de linha etc.) entre quantidades no nível de geração e quantidades no consumo final.

Esses tipos de cálculos podem ser realizados por algoritmos de derivação de valor. Esses são algoritmos baseados no tipo de algoritmo Derivar Quantidade Agregada Usando uma Fórmula (D1-DERAGGQTY) que aplicam uma fórmula configurada aos valores de medição agregados. Por exemplo, para aplicar um fator de perda, um algoritmo pode recuperar valores de fator com data efetiva para um fator de perda e multiplicar cada valor de medição agregado pelo valor de fator apropriado.

O algoritmo Executar Derivação de Valor de Agregação (D1-EAGGVALD) nos Componentes de Medição de Agregação executa qualquer algoritmo de derivação de valor especificado para Identificadores de Valor no Tipo de Componente de Medição de Agregação.