Verificação de Dimensão

O processo de verificação de dimensão analisa os dados principais para identificar combinações de dimensões exclusivas e criar um componente de medição de agregação para cada um. Vários objetos desempenham um papel nesse processo:
  • O Grupo de Agregações mantém o algoritmo do monitor que executa a verificação

  • A Fonte de Dados define o modelo SQL para identificar dimensões

  • Conjuntos de Componentes de Medição definem as dimensões e critérios para identificar as combinações de dimensões

Consulte SQL Dinâmico para obter mais informações sobre o papel das fontes de dados e da medição de conjuntos de componentes na geração de consultas SQL dinâmicas para verificação de dimensão.
Esse processo é executado quando a agregação é iniciada para um Grupo de Agregações. Esse processo deve ser executado com frequência (diária ou mais frequente) e deve ser executado antes da execução do processamento de agregação. Cada vez que é executado, o processo de verificação de dimensão executa as seguintes etapas de alto nível:
  1. Identifica todos os Conjuntos de Componentes de Medição para o Grupo de Agregações que não são importados de uma fonte externa

  2. Identifica todas as combinações de dimensões ainda a serem representadas

  3. Cria um Componente de Medição de Agregação com base no Tipo de Componente de Medição do Conjunto de Componentes de Medição para cada combinação de dimensões identificada na etapa 2.

  4. Adiciona atributos para cada Componente de Medição de Agregação criado para descrever as dimensões e os critérios desse Componente de Medição

  5. Adiciona uma entrada na tabela de participantes do Conjunto de Componentes de Medição para cada Componente de Medição de Agregação criado

Esse processamento é executado por um algoritmo de monitor (Verificação de Dimensão do Grupo de Agregação: D1-AGDS) no status Encerrado do objeto de negócios do Grupo de Agregações.