Configurando Regras de Cálculo de Uso

Este portal é usado para exibir e manter uma regra de cálculo de uso.

Você pode acessar o portal selecionando Administrador, Uso, Regra de Cálculo de Uso. Você será levado para um portal de consulta com opções de pesquisa. Depois que seu registro for selecionado, você é levado ao portal de manutenção para visualizar e manter o registro selecionado.

As seguintes zonas podem aparecer como parte da página da guia Principal:

  • Regra de Cálculo de Uso: define a regra de cálculo de uso, incluindo parâmetros usados ao executar a regra
  • Lista de Critérios de Elegibilidade: lista os critérios de elegibilidade definidos para a regra

Regras de Cálculo de Uso de Pré-cálculo

A seguir, é apresentada uma lista das regras de cálculo de uso de pré-cálculo fornecidas como parte do produto base. Para obter mais informações sobre como cada regra é executada e pode ser configurada, siga o link fornecido na regra.

Nome da Regra de Cálculo de Uso

Tipos de Dados Aplicáveis

Finalidade

Regra de Cálculo de Uso de Atraso e Alinhamento

Intervalo ou Escalar

Esta regra pode ser usada para lidar com duas necessidades principais:

1) alinha todos os componentes de medição de um contrato de uso à mesma data (no mesmo dispositivo ou em dispositivos separados)

2) atrasa a transação de uso até o final da janela de nova tentativa com base na qualidade dos dados disponíveis e em outros parâmetros configurados.

Verificar Existência do Dispositivo Instalado

Intervalo ou Escalar

Esta regra verifica a existência de um dispositivo instalado no Ponto de Serviço do Contrato de Uso durante o período de uso. No caso de vários itens, essa regra também verifica se eles são eficazes para o período de uso.

Regras de Cálculo do Uso de Cálculo

A seguir, é apresentada uma lista das regras de cálculo de uso de cálculo fornecidas como parte do produto base. Para obter mais informações sobre como cada regra é executada e pode ser configurada, siga o link fornecido na regra.

Nome da Regra de Cálculo de Uso

Tipos de Dados Aplicáveis

Finalidade

Aplicar Fórmula (Dados do Intervalo)

Intervalo

Esta regra é usada para executar cálculos em dados do intervalo e armazena os resultados nas quantidades de serviço da transação de uso. Uma variedade de opções estão disponíveis nesta regra, que incluem a definição do tipo de cálculo e variáveis a serem usadas, bem como a equação a ser usada (funções e expressões matemáticas).

Esta regra fornece uso agregado para todos os componentes de medição de intervalo selecionados (filtrar por Horário de Uso, Identificador de Quantidade do Serviço e UDM) associados a um contrato de uso.

Essa regra também pode multiplicar o uso total por um fator usando uma fórmula personalizada.

Pico Coincidente e Demanda por Ponto de Serviço Individual

Intervalo

Esta regra é usada para calcular o pico coincidente de demanda para todos os pontos de serviço no contrato de uso e os valores de demanda para cada ponto de serviço no pico coincidente. O "pico coincidente" é o momento em que os valores combinados de vários pontos de serviço são os mais altos (o que não é necessariamente o pico de cada ponto de serviço individual).

Regra de Cálculo de Uso Escalar Diário

Escalar

Esta regra é usada para calcular o uso de componentes de medição escalares diários instalados nos Pontos de Serviço associados a um Contrato de Uso durante o período de uso especificado. Ele cria determinantes da fatura calculando a diferença entre a leitura inicial e final do período da fatura.

Esta regra também pode ser usada para fornecer leituras de registro medindo o componente.

Para valores de consumo, apenas as leituras iniciais e finais são exportadas

Esta regra suporta quebras de data (a regra normal Obter Dados Escalares não).

Obter Dados do Intervalo

Intervalo

Esta regra é usada para obter quantidades de intervalo dos componentes de medição de intervalo instalados nos Pontos de Serviço vinculados ao contrato de Uso pelo período de uso "Intervalo" especificado.

Esta regra recupera os dados do intervalo para medir componentes associados a um contrato de uso por Horário de Uso, Identificador de Quantidade do Serviço e UDM.

Esta regra converte os dados do intervalo em outro comprimento ou unidade de medida do intervalo.

Obter Contagens e Consumo de Itens

Intervalo ou Escalar

Essa regra localiza Pontos de Serviço com base em itens e com vários itens vinculados ao Contrato de Uso da transação de uso atual, resume as contagens de itens por tipo de item e Ponto de Serviço e calcula o consumo com base em itens.

Obter Detalhes Escalares

Escalar

Esta regra é usada para obter uso dos componentes de medição escalar instalados nos Pontos de Serviço vinculados ao Contrato de Uso pelo período de uso "Escalar" especificado.

Essa regra cria determinantes da fatura somando todas as leituras escalares para o período da fatura. Esta regra também pode ser usada para fornecer leituras de registro medindo o componente. Todas as leituras são exportadas por esta regra.

Observação: esta regra é usada para medidores de leitura mensais tradicionais.

Obter Detalhes do Intervalo Subtrativo

Intervalo

Esta regra é usada para obter quantidades de intervalo dos componentes de medição de intervalo subtrativo instalados nos pontos de serviço vinculados ao contrato de uso para o período de uso do "intervalo" especificado.

Ele também identifica as leituras de início e parada para cada período de uso usando leituras de intervalo subtrativas.

Obter Uso Mapeado de Horário de Uso

Intervalo

Esta regra é usada para obter quantidades de horário de uso dos componentes de medição de intervalo para dispositivos instalados nos Pontos de Serviço vinculados ao Contrato de Uso para o período de uso "Intervalo" especificado.

Cálculo do Nível de Intervalo

Intervalo

Esta regra calcula a diferença entre um vetor de fonte e referência.

Essa regra percorre cada camada configurada e calcula o valor do desequilíbrio associado a essa camada.

Essa regra divide essa diferença em uma para muitas camadas positivas ou negativas e cria uma quantidade de serviço para cada camada calculada.

Acúmulo de Perfil

Intervalo

Essa regra é usada para manipular os dados do intervalo de um cliente adicionando outros vetores a ele. Esses outros vetores são derivados de uma lista de fatores de perfil e valores de características correspondentes armazenados em uma lista na transação de uso.

Demanda Dinâmica

Intervalo

Esta regra é usada para calcular a demanda dinâmica de todos os pontos de serviço no contrato de uso. A demanda dinâmica pode ser baseada em um consumo dinâmico total, em uma média de consumo contínuo ou em uma demanda de pico coincidente. O "pico coincidente" é o momento em que os valores combinados de vários pontos de serviço são os mais altos (o que não é necessariamente o pico de cada ponto de serviço individual). 

Arredondar e Ajustar o Uso

Intervalo ou Escalar

Esta regra copia Quantidades de Serviço de fonte e destino identificadas e as insere como Quantidades de Serviço que são arredondadas e ajustadas.

Quantidade de Fórmulas do Vetor e do Serviço

Intervalo

Essa regra foi criada para facilitar a configuração de cálculos vetoriais complexos. Ele é baseado em uma série de serviços subjacentes com vetores configurados como entrada para os cálculos.

Usos típicos:

Realiza operações matemáticas usando dados do intervalo, por exemplo, encontrar a diferença entre duas curvas, encontrar valores máximos, encontrar picos coincidentes, multiplicar uma curva por um valor, aplicar mapas de Horário de Uso etc.

Define fórmulas complexas usando várias curvas de intervalo, valores de fator de perfil ou quantidades de serviço calculadas (valores determinantes da fatura).

Suporte a funções matemáticas: seno, cosseno, raiz quadrada etc.

Armazena curvas derivadas na memória que podem ser usadas em cálculos subsequentes

Observe que esta regra não é tão eficiente quanto outras regras.

Regras de Cálculo de Uso Pós-cálculo

Abaixo está uma lista das regras de cálculo de uso pós-cálculo fornecidas como parte do produto base. Para obter mais informações sobre como cada regra é executada e pode ser configurada, siga o link fornecido na regra.

Nome da Regra de Cálculo de Uso

Tipos de Dados Aplicáveis

Finalidade

Regra de Uso Alto/Baixo

Intervalo ou Escalar

Esta regra compara as Quantidades de Serviço da Transação de Uso com os valores históricos. Se o valor atual for muito alto ou muito baixo em comparação com dados históricos, uma exceção será lançada.

Validar em Relação à Tolerância

Intervalo ou Escalar

Esta regra é usada para validar o uso calculado em relação a um valor de tolerância. O valor da tolerância pode vir do valor especificado ou do fator de tolerância definido na regra de cálculo de uso.

Retenção do Flag de Negócios

Intervalo ou Escalar Esta regra pode impedir que uma transação de uso continue quando houver flags de negócios para os pontos de serviço aplicáveis. A retenção pode ser indefinida ou configurada para expirar um período configurável antes da conclusão da janela de cálculo.

Regras de Cálculo do Uso da Tomada de Decisão

Existem regras de cálculo de uso entregues como parte do produto base que ajudam na tomada de decisões ao executar o processo de cálculo de uso. Para obter mais informações sobre como cada regra é executada e pode ser configurada, siga o link fornecido na regra.

Nome da Regra de Cálculo de Uso

Finalidade

Executar Grupo de Cálculo de Uso

Esta regra executa uma chamada para executar um grupo de cálculo de uso separado, que inclui a execução de todas as regras de cálculo de uso dentro desse grupo.

Processador de Exceção

Esta regra é usada para encerrar a execução do processador de uso se os critérios de contagem de exceções especificados na regra forem atendidos.

Além Avançado: Usando Fatores para Variáveis

Uma situação comum em algumas implementações envolve a conversão de uma unidade de medida (UOM) em outra. No entanto, o fator de conversão usado nas conversões disso pode diferir com base em muitos tipos diferentes de critérios, como a localização do ponto de serviço ou outras características. Esse tipo de cálculo pode ser implementado como uma regra de cálculo de uso que acumula consumo para uma UDM e converte o consumo em uma UDM diferente aplicando um fator a ela.

Os fatores usados para essa finalidade têm uma Classe de Fator de "número" e usam algumas regras exclusivas:

  • Os fatores numéricos referenciam um tipo de característica (com valores predefinidos).
  • Os fatores numéricos referenciam um algoritmo que recupera ou deriva o valor do tipo de característica em tempo de execução.

Os valores de fator para um Fator Numérico são emparelhamentos com data efetiva de um valor característico e um valor correspondente. Como esses pares são com data efetiva, o valor retornado do fator pode mudar ao longo do tempo para cada valor de característica. No tempo de execução, a regra recupera/deriva o valor da característica para o tipo de característica do fator e localiza o valor associado ao respectivo valor da característica. Os fatores podem estar relacionados a qualquer atributo real ou dinâmico, portanto, regras desse tipo são muito flexíveis. Por exemplo:

  • Atributo Real: você pode criar uma regra que recupera um valor específico com base na localização de um ponto de serviço.
  • Atributo Dinâmico: você pode criar uma regra que recupera um valor percentual com base na quantia que o cliente conservou em comparação com o mesmo período do ano anterior, retornando um valor se a quantia conservada está entre 5% e 10%, outro valor se a quantidade conservada estiver entre 10% e 20% e ainda um terceiro valor se a quantidade conservada for maior que 20%. A quantia conservada é calculada dinamicamente no tempo de execução e é comparada com os valores das características definidos para o fator e retorna o valor apropriado. Neste exemplo, se o valor conservado for inferior a 5%, nenhum valor percentual será retornado.