Regras do Monitor

Você pode definir algoritmos para monitorar uma entidade de negócios enquanto ele está em um determinado estado. Esse tipo de lógica é geralmente usado para verificar se as condições necessárias para fazer a transição da entidade para outro estado existem (e, caso existam, fazê-la). Por exemplo, a transição de uma entidade para o estado Cancelado, caso ela esteja em estado de Erro há muito tempo. Outro uso comum é para realizar trabalho auxiliar enquanto uma entidade estiver em um determinado estado. Por exemplo, estatísticas de atualização mantidas no objeto enquanto ele está no estado Ativo.

Algoritmos de monitoramento são chamados quando uma entidade de negócios entra pela primeira vez em um status e periodicamente após isso em batch. Você tem a opção de adiar o monitoramento de um estado específico até uma tarefa em batch de monitoramento específica ser executada. Isso é feito associando o estado a um processo de monitoramento específico. Nesse caso, o sistema executará apenas as regras de monitoramento desse estado quando esse processo batch específico for executado. Isso é útil quando o processamento de um tipo de registro geralmente cria outro tipo de registro. É possível adiar o processamento do segundo conjunto de registros para outro momento.

Um algoritmo do monitor pode executar qualquer lógica de negócios. Além disso, ele pode opcionalmente informar ao sistema para executar uma das seguintes ações:

  • Interromper o monitoramento e realizar a transição para outro estado. O sistema não chamará nenhum outro algoritmo de monitoramento com plug-in no estado e tentará a transição da entidade para o novo estado solicitado.
  • Interromper o monitoramento. Mesmo que o anterior, exceto que não ocorre nenhuma transição. É possível usar essa opção para impedir a ocorrência de transições enquanto alguma condição for verdadeira.

Se nenhum dos anteriores for solicitado, o sistema manterá a execução dos algoritmos de monitoramento subsequentes.

Note também que, quando um registro é processado pelo programa de monitoramento em batch, por padrão, os algoritmos de Pós-Processamento e Auditoria do objeto de negócios e o algoritmo de Auditoria do objeto de manutenção não são executados. Entretanto, é possível que um algoritmo de monitoramento indique que outros algoritmos devem ser executados pelo processo em batch se o indicador "forçar pós-processamento" for definido como verdadeiro.

Acesso Rápido: Para obter mais informações sobre como configurar algoritmos específicos de status, consulte Objeto de Negócios - Ciclo de Vida.