Erros de Segmento da Fatura
Se você considerar o grande número de variáveis envolvidas na criação de um segmento da fatura, não ficará surpreso em saber que alguns segmentos da fatura às vezes apresentam erros.
Erros tendem a ser causados pela falta ou inconsistência de dados. Alguns exemplos de erros clássicos:
-
Ausência de dados mestre. Por exemplo: se uma fatura tiver de ser roteada para o endereço de correspondência da conta, e a conta não tiver esse endereço, ocorrerá um erro.
- Ausência de dados da tarifa. Por exemplo: se uma tarifa contiver uma cobrança específica de um cliente e não houver valor definido no acordo de serviço do cliente, um erro será gerado.
O sistema salva faturas em que há erros exatamente como salva as faturas sem erros. Isso acontece porque faturas são simplesmente capturas dos dados utilizados para calcular as cobranças. Ao salvar a captura, você poderá ver as informações que o sistema usou quando detectou o erro e, portanto, poderá corrigir com mais eficiência a causa do erro. O modo padrão para corrigir um erro é:
- Analisar o segmento da fatura para determinar a causa do erro.
- Corrigir a causa do erro.
- Gerar novamente o segmento da fatura. A geração do novo segmento simplesmente exclui o segmento inválido e recria um segmento usando as informações corrigidas.
Para cada segmento da fatura em que há erros, um registro é gravado na tabela Exceção do Segmento da Fatura.
Para obter instruções que descrevem como corrigir um segmento da fatura, consulte Como Corrigir um Segmento da Fatura com Erro..
Apesar de ser óbvio, vale enfatizar que uma fatura pode conter alguns segmentos perfeitos e outros em que há erros. Depois que todos os segmentos com erro forem corrigidos, a fatura poderá ser concluída (e enviada ao cliente).
Se o segmento da fatura em que há erros foi criado como parte do processo de faturamento em batch, o sistema tentará corrigir esse segmento todas as noites durante o período de faturamento da conta, gerando-o novamente. Portanto, se a causa do erro for corrigida durante o dia, o sistema gerará novamente, de forma automática, o segmento na próxima execução do faturamento em batch; você não precisará corrigir manualmente cada fatura. E assim que a fatura estiver sem erros, ela será concluída e enviada ao cliente.
Para obter mais informações, consulte Faturamento Batch.