Noções Básicas Sobre Dicas da Interface do Usuário

Um esquema pode ser usado para descrever a estrutura de um objeto de negócios ou qualquer outro documento XML. Quando aplicável, o mesmo esquema também pode incorporar "dicas" da interface do usuário (UI) que são interpretadas no tempo de execução e renderizar o HTML necessário para exibir ou manter esse documento. Para obter mais informações, consulte Sintaxe de Dica da Interface do Usuário.

Estas são as principais vantagens dessa técnica:
  • Menor propensão a erros. Uma correlação mais estreita entre a estrutura de dados e sua camada de apresentação mantém esta última atualizada, por exemplo:
    • Adicionar ou remover um elemento do esquema resulta em uma alteração correspondente na camada de apresentação. Observe que é possível excluir explicitamente elementos da camada de apresentação, conforme necessário.
    • O widget do HTML mais apropriado para apresentar ou inserir dados de um elemento é determinado por seu tipo de dados, conforme definido pelo esquema. Por exemplo, um seletor de data é usado para um elemento de data de entrada. Se o tipo de dados do elemento for alterado no esquema, sua apresentação será ajustada de acordo com a alteração.
  • Implementação mais rápida. Não é preciso ter nenhuma habilidade com HTML. A definição do esquema, juntamente com suas instruções de dicas da interface do usuário incorporadas, é usada para renderizar o HTML no tempo de execução. Eliminar a necessidade de criar HTML e mantê-lo como um Mapa da Interface do Usuário reduz os custos de implementação e manutenção.
  • Suporta herança de objeto de negócios. A incorporação da camada de apresentação no esquema do objeto de negócios permite que cada objeto de negócios em uma hierarquia contribua com sua parte para o HTML completo que exibe a entidade. Em outras palavras, o HTML completo usado para exibir um objeto de negócios subclassificado é feito do HTML renderizado pelo esquema incluído de seu objeto de negócios pai, seguido por elementos estendidos pela subclasse.

Os tópicos desta seção descrevem conceitos e orientações relevantes para a funcionalidade Dicas da Interface do Usuário.

Modo de Exibição x Modo de Entrada

O mesmo esquema pode ser usado para gerar uma versão de exibição do mapa HTML ou do mapa de entrada dele. Na versão de exibição, os valores do elemento são apresentados como somente leitura, as descrições correspondentes são mostradas no lugar de códigos e artefatos adicionais, como links, estão disponíveis para navegação nas páginas relacionadas. Na versão de entrada, o elemento é editável, usando o widget do HTML apropriado para seu tipo de dados. Por exemplo, um elemento de chave externa é renderizado junto com componentes de pesquisa e um elemento de data inclui um widget de seletor de data.

O tipo de mapa gerado depende do contexto em que é usado:

Por padrão, presume-se que cada elemento no esquema seja incluído tanto no mapa de apresentação de exibição quanto no de entrada. As dicas da Interface do Usuário permitem que um elemento seja completamente excluído da apresentação, incluído apenas no mapa de exibição ou que seja incluído apenas no mapa de entrada.

Não Apenas Esquemas de Objetos de Negócios

Embora seja usado principalmente para descrever os mapas de exibição e de manutenção de objetos de negócios, as Dicas da Interface do Usuário também podem ser incorporadas como parte de outros objetos baseados em esquema:
  • É possível usar uma área de dados para descrever um formulário de entrada e solicitar que o usuário o preencha usando uma etapa do script de BPA ou um painel de fluxo de processo.
  • É possível incorporar dicas da Interface do Usuário em um serviço de negócios ou esquema de script de serviço com a finalidade de exibir o conteúdo preparado pelo serviço em uma zona do portal. Para obter mais informações, consulte zonas do mapa.
  • É possível incorporar dicas da Interface do Usuário no esquema de um script de serviço para solicitar a entrada do usuário antes de chamar o script para executar uma tarefa e apresentar resultados. Para obter mais informações, consulte Instruções de Geração e Edição de Mapa.

Ordem de Definição é Ordem de Apresentação

Os elementos são apresentados na ordem em que são definidos no esquema expandido. Por exemplo, um objeto de negócios subclassificado que inclui seu objeto de negócios pai seguido por elementos de extensão é apresentado com a parte pai do HTML, seguida pelos campos de extensão.

Usar Fragmentos de Mapa da Interface do Usuário para HTML Complexo

Os itens a seguir descrevem as capacidades básicas suportadas pela funcionalidade Dicas da Interface do Usuário:
  • Controlar quais elementos são apresentados nos mapas de exibição e entrada.
  • Forneça um título para o mapa de entrada.
  • Introduza seções ao redor dos elementos injetando instruções de seções de início e término. A ordem em que os elementos são definidos em uma seção também é sua ordem de apresentação.
  • As regras básicas de visibilidade são suportadas no nível do elemento e da seção.
Para requisitos mais complexos relacionados a um elemento específico, é possível criar o HTML/JavaScript necessário para o elemento, capturá-lo como um Fragmento de Mapa da Interface do Usuário, incorporar o fragmento como parte do esquema na ordem de apresentação apropriada e suprimir o elemento da renderização básica para o mapa de entrada ou exibição correspondente.
Observação: também é possível usar essa técnica para exibir elementos em um local de apresentação diferente. Por exemplo, quando o script de exibição de um objeto de negócios precisa exibir elementos adicionais que não fazem parte do esquema do objeto de negócios. Nesta situação, o esquema do script introduz os elementos como suprimidos e o esquema do objeto de negócios inclui um fragmento de mapa de Interface do Usuário em HTML incorporado para exibi-los na seção apropriada. Observe que pode ser que isso só funcione quando o objeto de negócios e o script forem de propriedade de sua organização.

Para obter mais informações, consulte Sintaxe de Dica da Interface do Usuário.