Execução em Batch
O portal de execução em batch mostra o status de execução de um processo em batch selecionado. As informações incluem o resumo do status do thread, detalhes sobre cada thread, suas instâncias e quaisquer Entradas de Atividade com erro e mensagens (informativas, avisos e erros) que possam ter ocorrido durante a execução. O portal também inclui informações sobre arquivos que podem ter sido criados pelo processo, juntamente com vários tipos de relatórios de análise.
É possível acessar o portal no
. Você será levado a um portal de consulta com opções para pesquisar por uma execução em batch específica. Assim que uma execução em batch for selecionada, você será levado ao portal para visualizar o registro selecionado.Os seguintes pontos devem ajudá-lo a compreender o conceito de threads:
- Muitas tarefas em batch não aproveitam a capacidade de processamento do seu hardware quando são executadas individualmente. Em vez disso, você perceberá que uma alta porcentagem da CPU e/ou das unidades de disco permanece ociosa.
- Para minimizar a quantidade de tempo ocioso (e aumentar a produtividade dos processos batch), é possível configurar os processos batch de modo que várias instâncias de uma determinada tarefa em batch sejam executadas simultaneamente. Por exemplo, no Oracle Utilities Customer Care and Billing ao programar o processo de faturamento, você pode indicar que várias instâncias paralelas deverão ser executadas (em vez de apenas uma instância). Isso é feito para que a carga de processamento da criação de faturas para seus clientes possa ser distribuída entre vários processos.
- Chamamos cada execução paralela de um processo batch de "thread".
- Estatísticas e mensagens informativas sobre cada thread são exibidas. Por quê? Porque cada thread é uma execução separada e, portanto, pode começar e terminar em diferentes momentos.
Para obter mais informações, consulte Noções Básicas de Processos em Segundo Plano.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da guia Principalda página do portal.
- Execução em Batch. Esta zona fornece informações sobre o processo em batch selecionado, incluindo um resumo de alto nível de detalhes importantes, como o status de threads, contagem de registros de processamento e muito mais.
- Tarefas em Batch. Esta zona lista um ou mais registros de envio de tarefa em batch que foram usados para realizar a execução em batch. Normalmente, uma execução em batch é associada a um único registro de envio de tarefa, mas vários registros podem existir quando alguns dos threads precisam ser reiniciados. Quando há um único registro de tarefa, os parâmetros de batch especificados no momento do envio são listados na zona Parâmetros de Batch. Quando existirem várias tarefas, selecione uma delas para exibir seus parâmetros.
- Parâmetros de Batch. Esta zona lista os parâmetros especificados como parte do envio de uma tarefa em batch selecionada. Essa zona fica oculta por padrão quando há mais de uma tarefa para a execução em batch.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da guia Threadsda página do portal.
-
Threads de Execução em Batch. Esta zona permite filtrar e revisar informações de instâncias de thread. Quando uma instância está associada a mensagens, você pode clicar na contagem de mensagens para revisar a mensagem na zona Mensagem da Instância de Batch. Você pode clicar no link de ação Resumo do Thread para revisar um resumo por thread. Sobre Arquivos de Log:
- Disponibilidade. A capacidade de fazer download de arquivos de log do batch depende do fato do arquivo de propriedades do aplicativo ter sido ou não configurado com o local dos arquivos de log e se os arquivos de log associados à execução em batch ainda estão disponíveis.
- Acesso de Segurança. Apenas usuários com acesso de segurança ao modo de acesso Download para o serviço do aplicativo de execução em batch podem fazer download de arquivos de log.
- Compactação. Os arquivos de log são comprimidos e incluem uma extensão *.gz. Navegadores diferentes tratam esse tipo de arquivo de maneira diferente. Alguns navegadores podem descompactar o arquivo como parte do download, e torná-lo visível em qualquer visualizador de texto alterando a extensão para uma que o visualizador de texto reconheça. No entanto, alguns navegadores fazem o download do arquivo comprimido e o usuário precisará descompactá-lo antes de visualizá-lo.
- Logs de Execução em Batch. Os links de ação da zona Fazer Download da Saída Padrão e Download do Erro Padrão podem ser usados para fazer download de arquivos de log no nível de execução em batch. Esses arquivos podem existir para processamento que ocorre antes da execução do thread. Os links ficam visíveis quando o arquivo correspondente está disponível e o usuário tem direitos de segurança para fazer download de arquivos.
- Logs de Thread de Batch. Se os arquivos de log associados a um thread de batch ainda estiverem disponíveis e o usuário tiver direitos de segurança para fazer download de arquivos, os ícones Download de Saída Padrão e Download do Erro Padrão ficarão visíveis para instâncias desse thread.
- Mensagens da Instância de Batch. Esta zona lista todas as mensagens reportadas por uma instância de thread selecionada. A zona fica oculta por padrão. Para obter mais informações sobre esses tipos de erro, consulte Erros de Processamento.
- Resumo de Thread de Execução em Batch. Esta zona resume as informações de thread em todas as instâncias com base na indicação "Todas as Instâncias Acumuladas" no registro de controle de batch. A zona fica visível mediante solicitação usando o link Resumo do Thread na zona Threads.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da guia Erros da página do portal.
- Mensagens da Instância de Batch. Esta zona permite filtrar e revisar mensagens em todas as instâncias de thread. Para obter mais informações sobre esses tipos de erro, consulte Erros de Processamento.
- Entradas de Atividades de Execução em Batch. Se o processo em segundo plano tiver sido ativado para criar entradas de Atividade para erros específicos de objeto, informações sobre as entradas de Atividade serão exibidas nessa guia. Esta zona exibe um resumo de todas as entradas de Atividade criadas por este processo em batch, agrupadas por status e mensagem de erro. A zona só estará visível quando essas entradas existirem.
- Entradas de Atividades de Amostra. Esta zona exibe uma amostra de Entradas de Atividade para um status específico e uma mensagem do aplicativo selecionada na zona Entradas de Atividades de Execução em Batch. A zona fica oculta por padrão.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da página da guia Arquivos do portal.
- Arquivos de Execução em Batch. Esta zona lista os nomes de arquivo criados pelo processo em batch.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da página da guia Análise de Threads do portal.
- Análise de Threads. Esta zona inclui vários relatórios de análise sobre o desempenho do thread.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da página da guia Histórico do portal. Esta guia só estará disponível quando o objeto de manutenção suportar a definição do ciclo de vida.
- 20 Execuções Anteriores - Registros por Segundo. Esta zona compara o rendimento das 20 execuções anteriores.
- 20 Execuções Anteriores - Registros Processados. Esta zona compara o número de registros processados pelas 20 execuções anteriores.
- 20 Execuções Anteriores. Esta zona lista as 20 execuções anteriores juntamente com os principais detalhes de cada execução.
- Execuções em Batch Concorrente. Esta zona lista outros processos em batch executados ao mesmo tempo que a execução em batch atual. Essas informações são provenientes das tabelas da captura de batch e, portanto, só ficam disponíveis quando os dados de captura são mantidos atualizados.
Ações
A página oferece suporte às seguintes ações especiais:
- Não Tentar Reiniciar. Se o Status da Execução for Erro, o sistema tentará reiniciar essa execução quando você tentar executar o Controle Batch. Na maioria das situações, é exatamente isso que você quer que aconteça. Entretanto, em raras situações você pode não querer que o sistema execute uma determinada execução em batch (por exemplo, se essa execução estiver corrompida de alguma forma e você não puder corrigir os dados por qualquer razão). Se quiser que o sistema ignore a execução de uma execução em batch (e siga para a próxima execução), clique na ação Não Tentar Reiniciar.
- Tentar Reiniciar. Use esta ação para reverter para a funcionalidade de reinicialização padrão.