Dias do Calendário versus Dias Úteis

Ao configurar seus modelos de cobrança, corte e processo de baixa contábil, você fornece informações que controlam como o sistema determina a data de disparo de cada evento no processo relacionado. Há dois tipos de mecanismos diferentes para fazer isso:

  • Ao configurar os modelos de processo de corte, você deve definir o número de dias entre cada evento. Por exemplo, o segundo evento (enviar aviso de fechamento) pode precisar ser acionado 7 dias após o primeiro evento (enviar carta de lembrete).
  • Ao configurar os modelos de processo de cobrança e baixa contábil, você deve definir o número de dias depois do início do processo quando cada evento deve ser disparado. Por exemplo, talvez seja necessário disparar o segundo evento (enviar aviso de corte) 7 dias após o início do processo de cobrança.

O sistema usa essas informações juntamente com o calendário de trabalho da divisão da conta quando ele aloca uma data de disparo para vários eventos de cobrança, corte e baixa contábil em seus processos. O sistema oferece as seguintes opções em relação ao modo como ele calcula uma data de disparo do evento:

  • Você pode indicar que a data de disparo deve ser configurada para o próximo dia útil possível. Por exemplo, se você indicar que o segundo evento foi disparado 7 dias após o primeiro, o sistema adicionará sete dias à data de conclusão do primeiro evento. Ele verificará se é um dia útil e (e não um feriado), se for, essa será a data de disparo do evento, caso contrário, ele atribuirá a data de disparo ao próximo dia útil.
  • É possível indicar que a data de disparo deve ser calculada contando-se dias úteis. Por exemplo, se você indicar que o segundo evento será disparado 7 dias após o primeiro evento, o sistema contará sete dias úteis (usando o calendário de trabalho da divisão da conta) e configurará a data de disparo adequadamente.

Você deve definir quais dos métodos acima são usados nos seguintes processos: