O Monitor do Processo de Cobrança Pode Cancelar um Processo de Cobrança
O Monitor do Processo de Cobrança (CPM ou C1-CPM) é um processo em segundo plano que revisa um processo de cobrança quando o débito associado a um de seus acordos de serviço é reduzido. Os eventos financeiros que podem reduzir o débito do acordo de serviço são:
- Cancelamento de um segmento da fatura.
- Criação de um segmento de pagamento.
- Criação de um ajuste que credita um acordo de serviço.
A revisão executada pelo Monitor do Processo de Cobrança ocorre como a seguir:
- Critérios de cancelamento de classe de débito. De modo geral, a soma de todos os débitos associados à classe de débito do processo de cobrança deve ser menor que o valor limite fornecido de um processo de cobrança a ser cancelado. Se isso ocorrer, o processo de cobrança será cancelado.
- Se houver um Plano de Pagamento para a conta e a classe de débito, o débito do cliente será temporariamente reduzido no valor dos pagamentos programados do plano de pagamento antes de ser comparado ao valor limite. Essa redução temporária só ocorrerá se você tiver associado o algoritmo de redução do débito de plano de pagamento apropriado à classe de débito.
A lógica acima não está "embutida em código". O Monitor do Processo de Cobrança chama o Algoritmo de Critérios de Cancelamento do Processo de Cobrança definido na classe de débito associada ao processo de cobrança. Esse algoritmo cancelará um processo de cobrança se a soma de TODOS os acordos de serviço na classe de débito tiver o débito menor do que um determinado valor limite. Entretanto, por ser um algoritmo, é possível introduzir qualquer critério de cancelamento desejado.
-
Critérios de cancelamento do acordo de serviço. É possível introduzir opcionalmente uma particularidade especial à lógica de cancelamento. Essa particularidade é um pouco difícil de se compreender. Para isso, você deve recordar:
- Todos os acordos de serviço com obrigações atrasadas em uma determinada classe de débito são vinculados ao processo de cobrança.
- O evento de cobrança chamado Iniciar Corte cria um processo de corte para cada acordo de serviço que estiver com obrigações atrasadas no processo de cobrança (a alternativa é Indicar um Único Acordo de Serviço a Ser Cortado).
- Se usar o evento de cobrança Iniciar Corte , você poderá remover um acordo de serviço de um processo de cobrança quando ele não for mais um débito intolerável (não importando o estado de todo o débito da classe de débito). Você deverá fazer isso, porque, se não fizer, o sistema poderá iniciar um processo de corte do acordo de serviço pago, para o qual não deve ser criado um processo de corte.
- Para "remover" os acordos de serviço de um processo de cobrança quando eles não tiverem mais débito intolerável, você deverá associar um Algoritmo de Critérios de Cancelamento Orientado por Acordo de Serviço aos modelos do processo de cobrança. O monitor do processo de cobrança chamará esse algoritmo se você o tiver associado.
Quando todos os acordos de serviço forem "removidos" de um processo de cobrança, o monitor do processo de cobrança cancelará todos os eventos de cobrança pendentes e o processo de cobrança.
A verificação da possibilidade de remoção ou não de acordos de serviço individuais é opcional (o que significa que não é necessário associar um algoritmo ao modelo do processo de cobrança).