Cortando o Serviço

Os subacordos de serviço e o corte são complicados. Por quê?

  • Porque o acordo de serviço mestre pode ficar com as obrigações atrasadas e isso não ocorrer com o subacordo de serviço (por todos os motivos conhecidos - pagamentos diretos, cancelamento/refaturamentos etc.).
  • Por isso, o subacordo de serviço pode ser incluído em um processo de cobrança, e o mestre, em outro (em razão de diferentes classes de débito ou linhas de tempo).

Essas duas situações podem resultar no início do corte somente para um dos acordos de serviço no relacionamento mestre/sub-relacionamento. Entretanto, VOCÊ NÃO PODE CORTAR O SERVIÇO DE UM SEM CORTAR O OUTRO, pois só há um ponto de serviço.

Antes de descrevermos como lidar com esse enigma, lembre-se de que o sistema inicia um processo de corte exclusivo para cada acordo de serviço (sub ou normal) a ser cortado. Ele só cria um processo de corte para os acordos de serviço vinculados a um processo de cobrança quando o evento Iniciar Corte do processo de cobrança é ativado. O tipo de processo de corte criado é controlado por todos os critérios de corte do Tipo de Acordo de Serviço. Lembre-se do seguinte durante a criação desses processos de corte:

  • Somente o Acordo de Serviço "Mestre" Está Vinculado aos Pontos de Serviço. Isso significa que somente acordos de serviço mestres devem ter um evento de "corte por falta de pagamento". Observação: geralmente, esse tipo de processo de corte causará a expiração do "acordo de serviço mestre" vários dias depois do evento de corte se os fundos NÃO forem recebidos.
  • Conforme descrito em Transição de Estado do Subacordo de Serviço, o estado de um subacordo de serviço muda para Parada Pendente (e, posteriormente, para Parado ) quando seu "mestre" é parado. Isso significa que os subacordos de serviço serão finalizados quando o mestre for finalizado.
  • Se você iniciar o processo de corte de um subacordo de serviço e não cortar o mestre, terá um problema, pois não é possível cortar o subacordo de serviço independentemente do acordo de serviço mestre.

Usaremos um exemplo para ilustrar como você deve criar seus processos de corte para lidar com a situação anterior. Suponha que você tenha um acordo de serviço mestre e um subacordo de serviço em que ambos sejam gerenciados sob o mesmo processo de cobrança. Suponha também que o evento Iniciar Corte seja iniciado em 18/12/1999. Nesse caso, recomendamos que os seguintes processos de corte sejam iniciados.

Neste exemplo, o processo de corte do subacordo de serviço contém um único evento que gera uma Entrada de Atividade em uma data futura do evento Expirar Acordo de Serviço no acordo de serviço mestre. Esse evento só será disparado se o acordo de serviço mestre for pago e o subacordo não.

O processo de corte do subacordo de serviço contém um único evento que gera uma Entrada de Atividade em uma data futura do evento Expirar Acordo de Serviço no Acordo de Serviço Mestre. Essa entrada deve ser algo como "corte de subacordo independentemente do acordo de serviço mestre". Esse evento só será disparado se o acordo de serviço mestre for pago e o subacordo não. Por quê? Porque se o evento do Acordo de Serviço Expirado do Acordo de Serviço mestre for executado, o Subacordo de Serviço será Interrompido e a parada de um acordo de serviço cancelará os processos de corte pendentes. Se o subacordo for pago, o sistema cancelará o processo de corte dos subacordos.

Vamos mudar de exemplo e supor que seja iniciado o corte do mestre e do subacordo não. Nessa situação, o acordo de serviço mestre iniciará o evento Expirar Acordo de Serviço e o subacordo de serviço também parará. Não há alternativa.

Vamos mudar de exemplo novamente e supor que seja iniciado o corte do subacordo e do mestre, não.     Nessa situação, a Entrada de Atividade só será criada X dias depois do início do corte. Se você não puder manter essa data X dias no futuro da criação do processo de corte, crie um "Algoritmo de Critérios de Corte" para verificar se o mestre não está sendo cortado ou cobrado e gerar um processo de corte diferente (com outra data inicial). Para obter mais informações sobre Algoritmos de Critérios de Corte, consulte Criando seus Procedimentos de Corte.