Sobre os Componentes de Medição

Os componentes de medição são pontos únicos para os quais os dados serão recebidos e armazenados no sistema.

Um componente de medição pode ser associado a um dispositivo, que pode ter um ou mais componentes de medição, ou pode ser "virtual" ou "independente", o que significa que não está associado a um dispositivo.

O pacote base suporta os seguintes tipos de componentes de medição:

  • Físico : componentes de medição físicos são aqueles que existem fisicamente e que estão vinculados a um dispositivo que pode ser configurado de maneira diferente ao longo do tempo. Canais de intervalo e registros escalares são exemplos de componentes físicos de medição.

    Observação: os termos registrar e canal são sinônimos para o componente de medição.

  • Independente: um componente de medição independente é usado para registrar medições para algo que não possui presença física ou não está associado a um dispositivo ou ponto de serviço específico. Por exemplo, você pode criar um componente de medição independente para registrar a temperatura média diária fornecida por uma estação meteorológica. Os componentes de medição independentes podem ser identificados através do Identificador Independente.
  • Bloco de Notas : os usuários criam componentes de medição do bloco de notas com base em componentes físicos de medição para experimentar as funções de manipulação da medição.
  • Externo : os componentes externos de medição são usados para modelar componentes de medição para dados que não estão armazenados no sistema. Por exemplo, alguns medidores podem ter canais (componentes de medição) que capturam Amps ou outros dados que não usaram meu Meter Data Management ou Customer to Meter, mas que devem ser passados para outros sistemas externos, como o Oracle Energy and Water Data Intelligence. Os dados de entrada para componentes externos de medição desse tipo podem ser filtrados ou transferidos para outros sistemas, evitando erros gerados pelos dados de entrada para componentes de medição que não existem.
  • Agregador: um componente de medição do agregador retém o uso resumido de outros componentes de medição. Por exemplo, os componentes de medição do agregador podem ser configurados para reter o consumo total de cada CEP em um território de serviço. As estatísticas de processamento do sistema head-end utilizadas pelo Oracle Utilities Smart Grid Gateway são armazenadas como medidas agregadas para componentes de medição do agregador.

Os atributos usados para definir componentes de medição podem incluir o seguinte:

  • O tipo de componente de medição
  • A configuração do dispositivo à qual o componente de medição está associado
  • Detalhes sobre como o componente de medição é lido, como o número de dígitos, o tipo de leitura (dial ou digital), o multiplicador do medidor etc.
  • Ordem de IMD de Carga Inicial: um flag que indica se as medições iniciais de entrada do componente de medição devem ser processadas usando a Ordem do Componente de Medição. Isso é usado com mais frequência no caso de componentes de medição escalares diários para os quais os dados são ocasionalmente enviados ao sistema fora de ordem, mas também podem ser usados para garantir que os "canais de verificação" sejam processados antes dos canais relacionados. Aplicável apenas aos tipos de componentes de medição usados com o Processamento de Medição Direto (consulte Processamento de Medição Direto e Ordem do Componente de Medição para obter mais informações).
  • Os grupos de VEE usados para validação e estimativa de dados de medição.
  • Ativar Validação Baseada em ML: um flag que indica (Sim ou Não) se as medições iniciais do componente de medição forem processadas por meio de um modelo de pontuação de aprendizado de máquina. Se definido como "Sim", o processamento de VEE para dados de carga inicial só será usado quando os dados falharem nas verificações de normalidade de aprendizado de máquina. Para obter mais informações, consulte Pontuação de Anomalia de Aprendizado de Máquina.

Escalar vs. Intervalo

Além dos quatro tipos descritos acima, os componentes de medição geralmente se enquadram em uma das duas principais classes de: componentes de medição escalares e componentes de medição por intervalo.

  • Componentes de Medição Escalares são medidos em intervalos imprevisíveis. Por exemplo, "uma vez por mês" não é um intervalo previsível, pois a quantidade de tempo entre as leituras é imprevisível e inconsistente.
  • Componentes de Medição de Intervalo são medidos em intervalos previsíveis, como a cada 15 minutos, a cada 30 minutos, a cada hora etc.
  • Os termos "tamanho do intervalo" e "segundos por intervalo" (SPI) são usados para definir o tamanho dos intervalos de um componente de medição de intervalo.
  • Observação: um dispositivo pode ter qualquer combinação de componentes de medição com intervalo e/ou escalares

Medições de Componentes de Medição

Os componentes de medição são configurados para medir tipos específicos de quantidades. Esses incluem:

  • Unidade de Medida: a unidade de medida da quantidade que está sendo registrada. Exemplos incluem quilowatt-hora (kWh), quilowatts (kW), térmicas, pés cúbicos (CCF), temperatura (Fahrenheit ou Celsius) etc.
  • Horário de Uso: modificadores para uma determinada unidade de medida que indicam um período de tempo durante o qual uma quantidade foi usada, como No Pico (ou seja, durante o período em que a maior quantidade de algum consumível está sendo usada), Fora do Pico (ou seja, durante um período em que a menor quantidade de consumível está sendo usada) etc.
  • Identificadores de Quantidade de Serviço: usado para distinguir ainda mais entre quantidades medidas que possuem combinações idênticas de UDM/Horário de Uso, incluindo situações nas quais o identificador distintivo de uma UDM não é descrito com precisão como um Horário de Uso. Geralmente, o Identificador de Quantidade do Serviço é usado apenas quando vários componentes de medição medem a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. Um medidor que mede KWH de geração e KWH de consumo pode usar Identificadores de Quantidade do Serviço para diferenciar os dois.

A combinação de UDM, Horário de Uso e Identificador de Quantidade do Serviço define o que um componente de medição mede. Horário de Uso e Identificador de Quantidade do Serviço são opcionais, mas a UDM deve ser definida para todos os componentes de medição. Por exemplo, considere um medidor (conforme ilustrado na imagem abaixo) com dois componentes de medição, ambos medindo a mesma unidade de medida (kWh), mas cada componente de medição mede o consumo em diferentes períodos de horário de uso (Horário de Uso) (pico e fora de pico).

Medições Subtrativas vs. Aditivas

Outro atributo que define como os componentes de medição medem quantidades é a distinção entre componentes de medição subtrativos e aditivos.

O uso de um componente de medição subtrativo é igual à leitura atual (também conhecida como Parada, Medição Final ou Leitura) menos a leitura anterior (também conhecida como Medição Inicial ou Leitura). Simplificando:

Uso = Encerrar Leitura - Iniciar Leitura

A maioria dos medidores escalares residenciais é subtrativo e, em alguns casos, os medidores de intervalo também podem ser subtrativos. A tabela abaixo lista uma série de medições para um componente de medição subtrativo.

Data

kWh (Leitura)

Uso

01/01/2010

0

31/01/2010

1000

1.000 kWh

02/03/2010

1780

780 kWh

01/04/2010

2700

920 kWh

O uso de um componente de medição aditivo é igual à sua medição atual. A maioria dos medidores de intervalo residenciais é subtrativa. Para escalares, componentes de medição aditivos são frequentemente usados para medir a demanda, como KW. A tabela abaixo lista uma série de medidas para um componente de medição escalar aditivo.

Data

KW (Leitura)

Uso

01/01/2010

0

0 kW

31/01/2010

10

10 kW

02/03/2010

10

10 kW

01/04/2010

13

13 kW