Etapas de Ramificação Condicional

As etapas de Ramificação Condicional permitem saltar condicionalmente para uma etapa diferente com base nos critérios lógicos. Por exemplo, você poderá passar para outra etapa de um script se o cliente for residencial, e não comercial. Além disso, há vários campos obrigatórios para etapas de Ramificação Condicional:

Tipo de Campo de Comparação e Nome do Campo de Comparação definem o primeiro operando na comparação. O Tipo de Campo define a localização do campo. O Nome do Campo define o nome do campo. Os pontos a seguir descrevem cada tipo de campo:

  • Informações da Atividade Atual. Use esse tipo de campo quando o campo comparado residir na entrada de Atividade atual. Consulte Como Usar Campos de Atividades para obter instruções sobre como definir o Nome do Campo.
  • Área de Dados. Use esse tipo de campo quando o campo comparado for um campo colocado em uma das áreas de dados do script em uma etapa anterior. Nome do Campo deve indicar um nome de estrutura da área de dados e também o campo, por exemplo, "parm/charType". Consulte Como Fazer Referência a Campos em Áreas de Dados para obter instruções sobre como criar o Nome do Campo.
  • Modelo de Dados da Página. Use esse tipo de campo quando o campo comparado residir em uma das páginas de guia da área de exibição do objeto. Consulte Como Localizar o Nome de Campos do Modelo de Dados da Página para obter instruções sobre como localizar o Nome do Campo.
  • Valor Predefinido. Use esse tipo de campo quando o campo comparado for uma variável global.
  • Armazenamento Temporário. Use esse tipo de campo quando o campo comparado for um que você colocou no armazenamento temporário em uma etapa anterior. O Nome do Campo deve ser igual ao definido na etapa anterior.
  • Campo de Interface do Usuário. Use esse tipo de campo quando o campo comparado residir na página de guia exibida no momento. Consulte Como Localizar o Nome de Campos da Interface do Usuário para obter instruções sobre como localizar o Nome do Campo.

Condição define os critérios de comparação:

  • Use >, <, =, >=, <=, <> (diferente) para comparar o campo usando operadores lógicos padrão. Informe o valor de comparação nos seguintes campos.
  • Use In para comparar o primeiro campo a uma lista de valores. Cada valor é separado por uma vírgula. Por exemplo, se um valor de campo precisa ser igual a 1, 3 ou 9, informe um valor de comparação 1,3,9.
  • Use Between para comparar o campo a um intervalo de valores. Por exemplo, se o valor de um campo precisa estar entre 1 e 9, informe o valor de comparação 1,9. Observe que a comparação inclui os valores mínimo e máximo.

Tipo de Campo de Comparação, Nome do Campo de Comparação e Valor de Comparação definem o valor com o qual o primeiro operando está sendo comparado. Os pontos a seguir descrevem cada tipo de campo:

  • Informações da Atividade Atual. Use esse tipo de campo quando o valor de comparação residir na entrada de Atividade atual. Consulte Como Usar Campos de Atividades para obter instruções sobre como definir o Nome do Campo.
  • Área de Dados. Use esse tipo de campo quando o valor de comparação residir em uma das áreas de dados de script. Nome do Campo deve indicar um nome de estrutura da área de dados e também o campo, por exemplo, "parm/charType". Consulte Como Fazer Referência a Campos em Áreas de Dados para obter instruções sobre como criar o Nome do Campo.
  • Modelo de Dados da Página. Use esse tipo de campo quando o valor de comparação residir em uma das páginas de guia da área de exibição do objeto. Consulte Como Localizar o Nome de Campos do Modelo de Dados da Página para obter instruções sobre como localizar o Nome do Campo.
  • Valor Predefinido. Use esse tipo de campo quando o campo comparado for um valor da constante definido no script. Quando esse tipo de campo for usado, use Valor de Comparação para definir o valor da constante. Para obter instruções sobre como usar constantes, consulte Como Usar Constantes em Scripts.
  • Armazenamento Temporário. Use esse tipo de campo quando o valor de comparação for um campo que você colocou no armazenamento temporário na etapa anterior. O Nome do Campo deve ser igual ao definido na etapa anterior.
  • Campo de Interface do Usuário. Use esse tipo de campo quando o valor de comparação residir na página de guia exibida no momento. Consulte Como Localizar o Nome de Campos da Interface do Usuário para obter instruções sobre como localizar o Nome do Campo.
Observação:
Tipos de campo condicionais. Os tipos de campo Informações da Atividade Atual, Modelo de Dados da Página e Campo de Interface do Usuário só se aplicam a scripts de BPA. Apenas os tipos de campo Armazenamento Temporário e Valor Predefinido são aplicáveis quando a Condição é Em ou Entre.

Os campos anteriores permitem fazer uma comparação que resulte em um valor VERDADEIRO ou FALSO. Os campos restantes controlam a etapa em que o controle é transmitido, dado o valor:

  • Se Verdadeiro, Vá para define a etapa executada se a comparação resultar em um valor VERDADEIRO.
  • Se Falso, Vá para define a etapa executada se a comparação resultar em um valor FALSO.
Observação:
Comparação Numérica. A comparação de dois valores pode ser numérica ou textual (da esquerda para a direita). A comparação numérica ocorre somente quando valores dos dois lados da comparação são reconhecidos como numéricos pelo sistema. Caso contrário, a comparação textual é usada. Os campos de tipos Informações da Atividade Atual, Área de Dados, Modelo de Dados da Página e Campo de Interface do Usuário são explicitamente associados a um tipo de dados e, portanto, podem ser reconhecidos como numéricos ou não. Esse não é o caso dos campos que residem no Armazenamento Temporário ou dos definidos como Valores Predefinidos. Um campo Armazenamento Temporário será considerado numérico se contiver um valor numérico movido para ele de um valor numérico definido explicitamente (consulte acima) ou for um campo resultante de operação matemática. Um campo de Valor Predefinido será considerado numérico se o outro campo comparado for numérico. Por exemplo, se um campo numérico for comparado a um Valor Predefinido, o último será considerado numérico e também resultará na comparação de valor numérico. Entretanto, se os dois campos forem definidos como Valores Predefinidos, o sistema considerará seus valores como strings de texto e aplicará comparação textual.