Você pode criar um filtro com nome ou em linha nas colunas para exibir dados específicos.
Para obter informações sobre como abrir um filtro para edição, consulte Editando Filtros de Coluna.
Para criar um filtro de coluna:
Nota:
Se o repositório estiver configurado para colunas duplas, e você quiser usar um operador diferente de é igual a / está em, é diferente de / não está em ou está entre e especificar valores de código diferentes de valores de exibição, escolha explicitamente a coluna de código em vez da coluna de exibição.Para obter informações sobre colunas duplas, consulte Noções Básicas sobre o Recurso de Coluna Dupla
Para criar um filtro nomeado, use o seguinte subprocedimento:
Na Home page do Oracle Business Intelligence, localize o cabeçalho global, passe o mouse sobre o menu Novo e, no menu, selecione Filtro. A caixa de diálogo Selecionar Área de Assunto é exibida.
Na caixa de diálogo Selecionar Área de Assunto, escolha a área de assunto para a qual você deseja criar um filtro. O Editor de Filtro é exibido.
No painel Áreas de Assunto, clique duas vezes na coluna cujo filtro você deseja criar. A caixa de diálogo Novo Filtro é exibida.
Para criar um filtro em linha, use o seguinte subprocedimento:
Crie uma análise ou acesse uma análise existente para a qual você deseja criar um filtro. Clique na guia Critérios.
Localize o painel Filtros e na barra de ferramentas do Painel Filtros, clique no botão Criar um filtro para a Área de Assunto atual. As colunas selecionadas da análise são exibidas no menu em cascata.
Selecione um nome de coluna no menu. Ou selecione a opção Mais Colunas para acessar a caixa de diálogo Selecionar Coluna, na qual você pode selecionar qualquer coluna da área de assunto.
Depois de ter selecionado uma coluna, a caixa de diálogo Novo Filtro é exibida.
Nota:
Se você quiser adicionar um filtro de uma coluna localizada em uma área de assunto diferente, adicione primeiro essa área de assunto à análise clicando no botão Adicionar/Remover Área de Assunto no painel Áreas de Assunto.No campo Operador, escolha um operador para o filtro. A lista de operadores na qual você escolhe é preenchida com base no tipo de coluna selecionada. Para obter mais informações sobre cada operador, incluindo as opções de operador é solicitado e é baseado nos resultados de outra análise, consulte Operadores.
No campo Valor, especifique um ou mais valores a ser usado ao aplicar o filtro ou a condição. Você pode:
Digitar valores, usando um ponto-e-vírgula para separá-los.
Selecionar valores na lista ou no calendário.
Para pesquisar valores específicos, clique em Pesquisar na caixa de listagem. É exibida a caixa de diálogo Selecionar Valores, na qual você pode procurar e selecionar valores.
Se o seu repositório estiver configurado para colunas duplas e você estiver criando o filtro em uma coluna de exibição, por padrão, você especificará os valores de exibição. No entanto, se sua organização permitir a exibição de valores de código, você poderá especificá-los no lugar de valores de exibição, mas apenas se usar um dos seguintes operadores:
é igual a / está em
não é igual a/não está em
está entre
Para especificar valores de código, marque a caixa Selecionar por Coluna de Código e especifique os valores.
Se o repositório estiver configurado para colunas duplas, e você estiver criando o filtro em uma coluna de exibição e quiser filtrar valores de exibição, em vez de valores de código, desmarque a caixa Filtrar por Coluna de Código.
Clique no botão Adicionar Mais Opções para adicionar uma expressão SQL, uma variável de Sessão, uma variável de Repositório, uma variável de Apresentação ou uma variável Global ao filtro. Observe que se você estiver definindo o valor do filtro com uma expressão SQL ou uma variável, deixe em branco o campo Valor. Para obter mais informações sobre variáveis, consulte Usando Variáveis
Marque a caixa Proteger Filtro para proteger o valor do filtro contra a substituição por um valor de prompt correspondente ou quando o usuário navegar para outro relatório na análise. Quando você navega de um relatório para outro em uma análise, os valores de prompt especificados no primeiro relatório podem ser transferidos para o segundo relatório.
Para converter o filtro em instruções SQL, marque a caixa Converter este filtro em SQL. A caixa de diálogo Filtro de SQL Avançado será exibida.
Nota:
Essa é uma conversão unidirecional. Depois de marcar a caixa Converter este filtro em SQL, você não pode mais exibir e editar o filtro na caixa de diálogo Editar Filtro. Após a conversão do filtro em instruções SQL, você só poderá exibir e editar o item de filtro como instruções SQL na caixa de diálogo Filtro SQL Avançado.Para obter mais informações sobre essa opção, consulte Criando e Editando Instruções SQL para um Filtro de Coluna em uma Análise
Quando você tiver terminado de especificar os critérios de filtro, clique em OK.
Salve o filtro de uma das seguintes maneiras:
No Editor de Análise, você pode selecionar Salvar Análise para salvar o filtro como em linha.
No Editor de Filtro, você pode clicar em Salvar Filtro para salvar como filtro com nome.
Para obter mais informações, consulte Salvando Objetos como Em Linha ou Nomeados