A exibição de avaliações de desempenho da iniciativa ou do objetivo fornece uma visão geral da família de iniciativas ou objetivos.
O Oracle Business Intelligence avalia o desempenho de uma iniciativa ou de um objetivo, agregando as avaliações de seus filhos. No processo, ele usa:
Mapeamentos de avaliação de Scorecard que você define. Consulte Sobre Mapeamentos de Avaliação para obter informações adicionais.
Fórmula de avaliação (como Ponderada ou Melhor Caso) designada a todos os objetivos e iniciativas. As fórmulas de avaliação incluem o seguinte:
Pior Caso — Especifica o status do KPI ou do objetivo-filho de pior caso que deverá ser usado
Melhor caso — especifica que o status do objetivo ou KPI filho com melhor execução deverá ser usado.
Mais Frequente (Pior Caso) — Especifica que, se metade dos KPIs e objetivos filhos tiver um alto desempenho e metade tiver um baixo desempenho, deve-se usar o status do KPI ou o objetivo filho com o pior desempenho.
Mais Frequente (Melhor Caso) — Especifica que, se metade dos KPIs e objetivos filhos tiver um alto desempenho e metade tiver um baixo desempenho, deve-se usar o status do KPI ou objetivo filho com o melhor desempenho.
Ponderado — Especifica que deve-se usar uma média ponderada baseada nos pesos que você designou aos KPIs e aos objetivos filhos. Consulte Designando Pesos a Objetivos, Iniciativas e KPIs-filhos para obter informações adicionais.
Se um KPI filho não contiver dados, ele não será incluído na agregação. Em vez disso, seu peso será distribuído entre os outros KPIs filhos e objetivos.
Você designa fórmulas de avaliação quando cria um objetivo ou uma iniciativa. Consulte Criando Objetivos ou Criando Iniciativas para obter informações adicionais sobre como criar um objetivo ou uma iniciativa.
Pesos que você designa a iniciativas, objetivos e KPIs filhos (mas só se a regra de avaliação mãe estiver definida como Ponderada) para identificar até que ponto cada filho contribui para o desempenho global do pai. Consulte Designando Pesos a Objetivos, Iniciativas e KPIs-filhos para obter informações adicionais.
Consulte Exemplo de Determinação de Avaliação de Desempenho para um Objetivo com Base em Objetivos Filhos e Exemplo de Determinação de Avaliação de Desempenho para um Objetivo com Base em um KPI Filho para obter exemplos de avaliações de desempenho.
Mapeamentos de avaliação são os limites de pontuação e as faixas de avaliação que o Oracle Business Intelligence usa para avaliar o desempenho de objetivos e iniciativas.
O Oracle Business Intelligence usa esses limites de pontuação e faixas de avaliação para:
Determine o status e o score de um objetivo ou de uma iniciativa com base na agregação das avaliações de seus filhos.
Nota:
Se a fórmula de avaliação de um objetivo ou iniciativa for Melhor Caso, Pior Caso, Mais Frequente (Pior Caso) ou Mais Frequente (Melhor Caso), o score será aquela dos limites de score definidos, por exemplo, 0, 33 ou 66. Se a fórmula de avaliação for Ponderada, o score será calculado com base nos pesos designados aos filhos.
Mapeie os scores dos KPI que são usados para medir o andamento de iniciativas e objetivos para scores de scorecard, de modo que eles possam ser usados para medir o desempenho dos objetivos ou das iniciativas.
A figura mostra um exemplo de limites de score que estão em faixas de avaliação específicas. Os intervalos de avaliação são definidos conforme a seguir:
67 a 100 cai no intervalo de avaliação OK
34 a 66 cai no intervalo de avaliação Aviso
0 a 33 cai no intervalo de avaliação Crítico
Consulte Noções Básicas sobre Avaliação de Desempenho da Iniciativa ou do Objetivo para obter informações adicionais sobre avaliação de desempenho de iniciativa e objetivo.
Consulte Definindo Mapeamentos de Avaliação para Scorecards para saber como definir mapeamentos de avaliação.
Os objetivos filhos podem ajudar a calcular uma avaliação de desempenho.
Suponha o seguinte sobre um objetivo Melhorar Resultados Financeiros:
Possui uma regra de avaliação de Pior Caso.
Os mapeamentos de avaliação definidos para o scorecard que contém o objetivo são os mesmos que os descritos em Sobre Mapeamentos de Avaliação.
Tem os dois objetivos filhos a seguir:
Aumentar as Vendas, cujo status é Crítico e o score é 0.
Reduzir os Custos, cujo status é Advertência e o score é 50.
Nesse caso, a avaliação de desempenho do objetivo Melhorar os Resultados Financeiros seria o status e o score do filho com o pior status e o pior score, ou seja, Aumento das Vendas, com um status de scorecard Crítico e um score 0.
Você pode usar KPIs filhos para avaliar o desempenho.
Suponha o seguinte sobre um objetivo Melhorar a Satisfação dos Acionistas:
Possui uma fórmula de avaliação de Melhor Caso.
Os mapeamentos de avaliação definidos para o scorecard que contém o objetivo são os mesmos da ilustração.
Possui um KPI denominado KPI de Receita, cujo status de scorecard está OK e a pontuação é 66.
Note que o KPI de Receita tem um status de KPI 4 Estrelas e o score 80, com base nos limites e scores de KPI exibidos na ilustração:
Quando um KPI de Receita foi adicionado ao objetivo Melhorar a Satisfação dos Acionistas, o Oracle Business Intelligence mapeou o score do KPI para o score de um scorecard de forma que ele pudesse ser usado para medir o desempenho do objetivo. Como o score 80 do KPI estava dentro da faixa de avaliação de scorecard de 66 a 100, ele mapeou para um score 66 e o status OK.
Nesse caso, a avaliação de desempenho do objetivo Maior Satisfação dos Acionistas seria o status e o score do filho com o melhor status e score, ou seja, KPI de Receita (nesse caso, o único filho), com o status de scorecard OK e um score 66.