Como Posso Usar KPIs?

Os KPIs são criados com o Editor de KPI, que pode ser acessado como editor standalone ou no Editor de Scorecard.

Depois de criar e salvar os KPIs, você poderá usá-los das seguintes maneiras:

  • Blocos de construção de scorecards — Você pode criar e designar KPIs para medir o progresso e o desempenho das estratégias de sua organização. Em um scorecard, é possível definir os objetivos (metas de "Custos Operacionais Reduzidos") e as iniciativas (processos ou tarefas como "Formar Equipe de Minimização de Custos") aos quais você designa KPIs para medir o progresso e o desempenho. Consulte O que São Objetivos? para obter informações adicionais sobre objetivos. Consulte O que São Iniciativas? para obter informações adicionais sobre iniciativas.

  • Como uma análise — Você pode gerar uma análise de um KPI. Quando isso é feito, o Oracle BI EE salva a análise no catálogo. Você pode incluir a análise em um painel de controle ou como documento relacionado em um scorecard, lista de controle de KPI ou KPI. Os valores de dimensão fixados para o KPI antes de você obtê-los como análise são incluídos na análise. A retenção qualifica ou filtra os dados que o usuário visualiza ao designar um ou mais valores específicos à dimensão. O drill-down está disponível na análise. O Oracle BI EE atualiza os dados da análise toda vez que ela é aberta por um usuário.

  • Incluído nas listas de controle de KPI — Você pode criar uma lista de controle contendo um grupo de KPIs ou apresentar um KPI diversas vezes com valores de dimensão fixados para ele. Depois de salvar a lista de controle, ela fica disponível como objeto de catálogo que você pode adicionar a painéis ou scorecards. Quando os usuários acessam a lista de controle, eles podem alterar os valores de dimensão dos KPIs que estão incluídos nela. Observe que os scorecards podem conter outros tipos de listas de controle, como Iniciativas e KPIs, Objetivos e KPIs e Decomposição. Consulte Noções Básicas sobre Listas de Controle para obter informações adicionais.

  • Facilitar a interação do usuário — Se KPIs foram adicionados a uma lista de controle de KPI ou a objetivos ou iniciativas em um scorecard, você poderá postar comentários para um KPI, bem como ler e responder comentários de outros usuários. É possível também entrar em contato com o responsável pelo negócio do KPI com dúvidas ou comentários sobre o KPI. E se você for o responsável pelo negócio, poderá substituir o status de um KPI.

  • Iniciar ações — Você pode adicionar um link de ação que quando clicado no KPI executa uma ação associada. Por exemplo, se o desempenho de um KPI para Gastos Internos for muito alto, indicando gastos excessivos, você poderá criar um link de ação que, quando clicado, envia um e-mail para os funcionários apropriados.

  • Acionar agentes — Você pode usar os valores, níveis de desempenho e status de um KPI para acionar uma condição que inicia um alerta de agente. Por exemplo, você pode definir um agente para ser notificado quando o valor de um KPI de Custos Internos exceder uma determinada quantia em dólar.