Solaris 10 1/06: Este capítulo foi completamente revisado.
Este capítulo trata da manutenção do Solaris Operating System quando regiões estão instaladas. São fornecidas informações sobre adição de pacotes e correções ao sistema operacional na região global e em todas as regiões não globais instaladas. Também estão incluídas informações sobre remoção de pacotes e correções. O material neste capítulo complementa a documentação existente de instalação e correção do Solaris. Para obter mais informações, consulte Solaris 10 Release and Installation Collection e System Administration Guide: Basic Administration.
Este capítulo aborda os seguintes tópicos:
O que há de novo em pacotes e correções quando regiões estão instaladas
Aplicação de correções em um sistema do Solaris com regiões instaladas
Remoção de correções em um sistema do Solaris com regiões instaladas
Solaris 10 1/06: Este capítulo foi reescrito a partir do Solaris 10, para documentar o comportamento atual dos comandos de pacote e correção em um sistema com regiões não globais instaladas.
Solaris 10 6/06: As informações sobre parâmetros de pacote SUNW_PKG_ALLZONES, SUNW_PKG_HOLLOW e SUNW_PKG_THISZONE foram revisadas. Consulte Visão geral das ferramentas de pacotes e correções e Informações sobre parâmetro de pacote.
Solaris 10 6/06 e versões posteriores: Para obter informações sobre como registrar o sistema ou como usar Sun Connection (anteriormente conhecido como Sun Update Connection) para gerenciar atualizações de software, consulte Sun Connection hub on BigAdmin.
Solaris 10 8/07 e versões posteriores:
Quando o comando patchadd é usado para adicionar um correção a um pacote instalado usando-se o comando pkgadd com a opção -G, a opção -G para patchadd não é mais necessária.
Foi adicionada uma tabela que descreve o que acontecerá quando os comandos pkgadd, pkgrm, patchadd e patchrm são usados em um sistema com regiões não globais em vários estados. Consulte Como o estado da região afeta operações de correção e pacote.
Foi adicionado um esclarecimento sobre a interação de patchadd -G e da variável pkginfo. Consulte Interação de patchadd -G e da variável pkginfo em um sistema com regiões..
Foram adicionadas informações sobre correções com ativação deferida. Consulte Solaris 10 8/07: correção com ativação deferida.
Foram removidas informações sobre uma opção -G para o comando pkgrm.
Solaris 10 5/08 e versões de atualização posteriores: EOF de PatchPro. O suporte a PatchPro, que usava o banco de dados de correção e as ferramentas de correção para fazer a correção do software instalado em regiões globais e não globais, terminou em setembro de 2007. Para obter informações sobre o processo atual, consulte o Sun xVM Ops Center.
Solaris 10 5/08: Embora tenha sido adicionada no Solaris 10 versão 5/08, essa informação se aplica a todos os sistemas Solaris 10.
Para registrar seu sistema do Solaris, vá para https://inventory.sun.com/inventory/ Para obter informações sobre como usar o Sun Inventory para registrar seu hardware, software e sistemas operacionais, consulte o Sun Inventory Information Center.
Se você usar o Sun xVM Ops Center para configurar, atualizar e gerenciar os sistemas em sua central de dados, consulte o Sun xVM Information Center para obter informações sobre como registrar seu software com o Sun xVM Ops Center.
Solaris 10 10/09: atualização paralela de regiões é um aprimoramento para os utilitários de patch do Solaris 10 padrão. Para versões anteriores ao Solaris 10 10/09, a correção é entregue no utilitário de correção, 119254-66 ou versão posterior (SPARC) e 119255-66 ou versão posterior (x86). Consulte Solaris 10 10/09: Correção de regiões paralelas para reduzir o tempo de correção e Solaris 10 10/09: Como corrigir regiões não globais em paralelo.. Consulte também Usando a atualização na anexação como uma solução de correção, um método recomendado utilizado para atualizar rapidamente os patches em um sistema com regiões.
Para obter uma lista completa dos novos recursos do Solaris 10 e uma descrição das versões do Solaris, consulte Novidades no Oracle Solaris 10 9/10.
As ferramentas de pacotes do Solaris são usadas na administração do ambiente de regiões. O administrador global pode atualizar o sistema para uma nova versão do Solaris, o que atualiza regiões globais e não globais.
Solaris Live Upgrade, o programa de instalação interativo padrão do Solaris ou o programa de instalação personalizado JumpStart podem ser usados para atualizar um sistema que inclua regiões não globais. Para obter uma região com o zonepath no ZFS, são aplicadas as seguintes restrições:
O suporte ao Solaris Live Upgrade em sistemas com o zonepath no ZFS começam a partir do Solaris 10 10/08.
Somente o Solaris Live Upgrade pode ser usado para atualizar o sistema.
Para mais informações, consulte Utilizando o Oracle Solaris Live Upgrade para migrar ou atualizar um sistema com regiões (Solaris 10 10/08) no Guia de administração do ZFS Oracle Solaris.
O administrador de região pode usar as ferramentas de pacotes para administrar qualquer software instalado em uma região não global, dentro dos limites descritos neste documento.
Os seguintes princípios gerais se aplicam quando regiões são instaladas:
O administrador global pode administrar o software em cada região no sistema.
O sistema de arquivos raiz de uma região não global pode ser administrado a partir da região global usando-se as ferramentas de pacotes e correções do Solaris. As ferramentas de pacotes e correções do Solaris têm suporte dentro da região não global para a administração de produtos empacotados, individuais (avulsos) ou de terceiros.
As ferramentas de pacotes e correções funcionam em um ambiente ativado por regiões. As ferramentas permitem que um pacote ou uma correção instalados na região global também sejam instalados em uma região não global.
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES define o escopo da região de um pacote. O escopo determina o tipo de região em que um pacote individual pode ser instalado. Para obter mais informações sobre este parâmetro, consulte Parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES.
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_HOLLOW define a visibilidade de um pacote, se for necessário que esse pacote seja instalado em todas as regiões e seja idêntico em todas as regiões. Para obter informações sobre esse parâmetro, consulte Parâmetro de pacote SUNW_PKG_HOLLOW.
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_THISZONE define se um pacote deve ser instalado somente da região atual. Para obter informações sobre esse parâmetro, consulte Parâmetro de pacote SUNW_PKG_THISZONE .
Pacotes que não definem valores para parâmetros de pacote de região têm uma configuração padrão de false.
As informações sobre pacotes visíveis do interior de uma região não global são consistentes com os arquivos que foram instalados nesse região usando-se as ferramentas de pacotes e correções do Solaris. As informações sobre pacotes são mantidas em sincronia com os diretórios inherit-pkg-dir.
Uma alteração, como uma correção ou um pacote adicionados na região global, pode ser projetada a todas as regiões. Este recurso mantém a consistência entre a região global e cada região não global.
Os comandos de pacote podem adicionar, remover e interrogar pacotes. Os comandos de correção podem adicionar e remover correções.
Enquanto determinadas operações de pacote e correção são executadas, uma região é temporariamente bloqueada para outras operações desse tipo. O sistema pode também confirmar uma operação solicitada com o administrador antes de prosseguir.
Somente um subconjunto dos pacotes do Solaris instalados na região global são completamente replicados quando uma região não global é instalada. Por exemplo, vários pacotes que contêm o kernel do Solaris não são necessários em uma região não global. Todas as regiões não globais compartilham implicitamente o mesmo kernel do Solaris a partir da região global. No entanto, mesmo que dados de um pacote não sejam necessários ou não sejam úteis em uma região não global, o conhecimento de que um pacote está instalado na região global pode ser necessário em uma região não global. A informação permite que dependências de pacotes das regiões não globais sejam resolvidas corretamente com a região global.
Pacotes têm parâmetros que controlam como seu conteúdo é distribuído e tornado visível em um sistema com regiões não globais instaladas. Os parâmetros de pacote SUNW_PKG_ALLZONES , SUNW_PKG_HOLLOW e SUNW_PKG_THISZONE definem as características de pacotes em um sistema com regiões instaladas. Se desejável, administradores de sistema podem verificar essas configurações de parâmetro de pacote para examinar a aplicabilidade do pacote ao aplicarem ou removerem um pacote em um ambiente da região. O comando pkgparam pode ser usado para visualizar os valores para esses parâmetros. Para obter mais informações sobre parâmetros, consulte Informações sobre parâmetro de pacote. Para obter instruções sobre uso, consulte Verificação das configurações do parâmetro do pacote em um sistema com regiões instaladas.
Para obter informações sobre características e parâmetros de pacote, consulte a página do manual pkginfo(4) Para obter informações sobre exibição de valores de parâmetros de pacotes, consulte a página do manual pkgparam(1).
Quando uma correção é gerada para qualquer pacote, os parâmetros devem ser definidos como os mesmos valores que os do pacote original.
Qualquer pacote que deva ser interativo, o que significa que tem um script de solicitação, é adicionado somente à região atual. O pacote não é propagado para qualquer outra região. Se um pacote interativo for adicionado à região global, o pacote será tratado como se estivesse sendo adicionado usando-se o comando pkgadd com a opção -G. Para obter mais informações sobre esta opção, consulte Sobre adição de pacotes em regiões.
É melhor manter o software instalado nas regiões não globais em sincronia com o software instalado na região global o máximo possível. Esta prática minimiza a dificuldade na administração de um sistema com várias regiões instaladas.
Para alcança este objetivo, as ferramentas de pacote aplicam as seguintes regras quando pacotes são adicionados na região global ou dela removidos.
Se o pacote não estiver instalado atualmente na região global e não estiver instalado atualmente em qualquer região não global, o pacote pode ser instalado:
Somente na região global, se SUNW_PKG_ALLZONES=false
Somente na região (global) atual, se SUNW_PKG_THISZONE=true
Na região global e em todas as regiões não globais
Se o pacote estiver instalado atualmente somente na região global:
O pacote pode ser instalado em todas as regiões não globais.
O pacote pode ser removido da região global.
Se um pacote estiver instalado atualmente na região global e instalado atualmente em somente um subconjunto de regiões não globais:
SUNW_PKG_ALLZONES deve ser definido como false .
O pacote pode ser instalado em todas as regiões não globais. Instâncias existentes em qualquer região não global são atualizadas para a revisão que está sendo instalada.
O pacote pode ser removido da região global.
O pacote pode ser removido da região global e de todas as regiões não globais.
Se um pacote estiver instalado atualmente na região global e instalado atualmente em todas as regiões não globais, o pacote pode ser removido da região global e de todas as regiões não globais.
Estas regras garantem o seguinte:
Pacotes instalados na região global são instalados somente na região global ou instalados na região global e em todas as regiões não globais.
Pacotes instalados na região global e também instalados em qualquer região não global são os mesmos entre todas as regiões.
As operações de pacote possíveis em qualquer região não global são:
Se um pacote não estiver instalado atualmente na região não global, o pacote pode ser instalado somente se SUNW_PKG_ALLZONES=false.
O pacote pode ser instalado na região (não global) atual, se SUNW_PKG_THISZONE=true.
Se um pacote estiver instalado atualmente na região não global:
O pacote pode ser instalado sobre uma instância existente do pacote somente se SUNW_PKG_ALLZONES=false.
O pacote pode ser removido da região não global somente se SUNW_PKG_ALLZONES=false.
A tabela abaixo descreve o que acontecerá quando os comandos pkgadd, pkgrm, patchadd e patchrm são usados em um sistema com regiões não globais em vários estados.
Observe que as revisões da descrição do estado instalado foram feitas na tabela do Solaris 10 versão 5/08.
Estado da região |
Efeito sobre operações de pacote e correção |
---|---|
Configurado |
Ferramentas de correção e pacote podem ser executadas. Nenhum software foi instalado ainda. |
Instalado |
Ferramentas de correção e pacote podem ser executadas. Durante as operações de correção ou de empacotamento, o sistema move uma região do estado instalado para um novo estado interno chamado montado. Após a correção ser completada, a região é revertida para o estado instalado. Observe que imediatamente depois que zoneadm - z zonename install tenha sido concluído, a região também é movida para o estado instalado. Uma região no estado instalado que nunca foi inicializada não pode sofrer correção ou executar comandos de empacotamento. A região deve ser inicializada para o estado de execução pelo menos uma vez. Depois que uma região tiver sido inicializada pelo menos uma vez e depois movida de volta para o estado instalado via zoneadm halt, então, os comandos de correção e de empacotamento podem ser executados. |
Preparado |
Ferramentas de correção e pacote podem ser executadas. |
Execução |
Ferramentas de correção e pacote podem ser executadas. |
Incompleto |
Uma região está sendo instalada ou removida por zoneadm. Ferramentas de correção e pacote não podem ser usadas. As ferramentas não podem levar a região para o estado apropriado para usar as ferramentas. |
O utilitário do sistema pkgadd descrito na página do manual pkgadd(1M) é usado para adicionar pacotes em um sistema do Solaris com regiões instaladas.
O utilitário pkgadd pode ser usado com a opção -G na região global para adicionar o pacote somente à região global. O pacote não é propagado para quaisquer outras regiões. Observe que, se SUNW_PKG_THISZONE=true , você não tem de usar a opção -G. Se SUNW_PKG_THISZONE=false , a -G opção irá sobrescrevê-lo.
Quando você executa o utilitário pkgadd na região global, as seguintes ações se aplicam.
O utilitário pkgadd está capacitado para adicionar um pacote:
Somente para a região global, a menos que o pacote seja SUNW_PKG_ALLZONES=true
Para a região global e todas as regiões não globais
Somente para todas as regiões não globais, se o pacote já estiver instalado na região global
Somente para a região atual, se SUNW_PKG_THISZONE=true
O utilitário pkgadd não pode adicionar um pacote:
Para qualquer subconjunto de regiões não globais
Para todas as regiões não globais, a menos que o pacote já esteja instalado na região global
Se o utilitários pkgadd for executado sem a opção -G e SUNW_PKG_THISZONE=false, o pacote especificado será adicionado a todas as regiões por padrão. O pacote não é marcado como instalado somente na região global.
Se o utilitário pkgadd for executado sem a opção -G e SUNW_PKG_THISZONE=true, o pacote especificado será adicionado à região (global) atual por padrão. O pacote é marcado como instalado somente na região global.
Se a opção -G for usada, o utilitário pkgadd adicionará o pacote especificado somente à região global. O pacote é marcado como instalado somente na região global. O pacote não é instalado quando qualquer região não global está instalada.
Para adicionar um pacote à região global e a todas as regiões não globais, execute o utilitário pkgadd na região global. Como administrador global, execute pkgadd sem a opção -G.
Um pacote pode ser adicionado à região global e a todas as regiões não globais independentemente da área afetada pelo pacote.
As seguintes etapas são executadas pelo utilitário pkgadd:
As dependências de pacote são verificadas na região global e em todas as regiões não globais. Se pacotes necessários não estão instalados em uma região, a verificação de dependência irá falhar. O sistema notifica o administrador global, que é solicitado a decidir continuar ou não.
O pacote é adicionado à região global.
O banco de dados do pacote na região global é atualizado.
O pacote é adicionado a cada região não global e o banco de dados na região global é atualizado.
O banco de dados do pacote em cada região não global é atualizado.
Para adicionar um pacote somente à região global, como o administrador global na região global, execute o utilitário pkgadd somente com a opção - G.
Um pacote pode ser adicionado à região global se as seguintes condições forem verdadeiras:
O conteúdo do pacote não afeta qualquer área da região global que é compartilhada com qualquer região não global.
O pacote é definido como SUNW_PKG_ALLZONES=false.
As seguintes etapas são executadas pelo utilitário pkgadd:
Se o conteúdo do pacote afetar qualquer área da região global que é compartilhada com qualquer região não global, ou se o pacote estiver definido como SUNW_PKG_ALLZONES=true , pkgadd irá falhar. A mensagem de erro afirma que o pacote deve ser adicionado à região global e a todas as regiões não globais.
Dependências de pacote são verificadas somente na região global. Se pacotes necessários não estiverem instalados, a verificação de dependência irá falhar. O sistema notifica o administrador global, que é solicitado a decidir continuar ou não.
O pacote é adicionado à região global.
O banco de dados do pacote na região global é atualizado.
As informações sobre o pacote na região global são anotadas para indicar que esse pacote está instalado somente na região global. Se uma região não global for instalada no futuro, esse pacote não será instalado.
Para adicionar um pacote que já está instalado na região global a todas as regiões não globais, você deve remover o pacote atualmente da região global e reinstalá-lo em todas as regiões.
Estas são as etapas usadas para adicionar um pacote que já está instalado na região global a todas as regiões não globais:
Na região global, use pkgrm para remover o pacote.
Adicione o pacote sem usar a opção -G.
Para adicionar um pacote em uma região não global especificada, execute o utilitário pkgadd , sem opções, como o administrador de região. As seguintes condições se aplicam:
O utilitário pkgadd pode somente adicionar pacotes na região não global em que o utilitário é usado.
O pacote não pode afetar qualquer área da região que seja compartilhada a partir da região global.
O pacote deve ser definido como SUNW_PKG_ALLZONES=false.
As seguintes etapas são executadas pelo utilitário pkgadd:
As dependências de pacote são verificadas no banco de dados do pacote da região não global antes de o pacote ser adicionado. Se pacotes necessários não estiverem instalados, a verificação de dependência irá falhar. O sistema notifica o administrador de região não global, que é solicitado a decidir continuar ou não. A verificação irá falhar se uma das seguintes condições for verdadeira.
Qualquer componente do pacote afeta qualquer área da região que é compartilhada a partir da região global.
O pacote é definido como SUNW_PKG_ALLZONES=true.
O pacote é adicionado à região.
O banco de dados do pacote na região é atualizado.
O utilitário pkgrm descrito na página do manual pkgrm(1M) oferece suporte à remoção de pacotes em um sistema do Solaris com regiões instaladas.
Quando você executa o utilitário pkgrm é usado na região global, as seguintes ações se aplicam.
pkgrm pode remover um pacote de uma região global e de todas as regiões não globais ou somente da região global quando o pacote estiver instalado somente na região global.
pkgrm pode remover um pacote somente da região global se o pacote também estiver instalado em uma região global, ou remover um pacote de qualquer subconjunto de regiões não globais.
Observe que um pacote somente pode ser removido de uma região não global por um administrador de região que trabalhe nessa região, se o seguinte for verdadeiro:
O pacote não afeta qualquer área da região não global que seja compartilhada a partir da região global.
O pacote é definido como SUNW_PKG_ALLZONES=false.
Para remover um pacote da região global e de todas as regiões não globais, execute o utilitário pkgrm na região global como o administrador global.
Um pacote pode ser removido da região global e de todas as regiões não globais independentemente da área afetada pelo pacote.
As seguintes etapas são executadas pelo utilitário pkgrm:
As dependências de pacote são verificadas na região global e em todas as regiões não globais. Se a verificação de dependência falhar, pkgrm irá falhar. O sistema notifica o administrador global, que é solicitado a decidir continuar ou não.
O pacote é removido da cada região não global.
O banco de dados do pacote em cada região não global é atualizado.
O pacote é removido da região global.
O banco de dados do pacote na região global é atualizado.
Como administrador da região, use o utilitário pkgrm em uma região não global para remover um pacote. As seguintes limitações se aplicam:
pkgrm pode somente remover pacotes da região não global.
O pacote não pode afetar qualquer área da região que seja compartilhada a partir da região global.
O pacote deve ser definido como SUNW_PKG_ALLZONES=false.
As seguintes etapas são executadas pelo utilitário pkgrm:
Dependências são verificas no banco de dados do pacote da região não global. Se a verificação de dependência falhar, pkgrm irá falhar e o administrador de região será notificado. A verificação irá falhar se uma das seguintes condições for verdadeira.
Qualquer componente do pacote afeta qualquer área da região que é compartilhada a partir da região global.
O pacote é definido como SUNW_PKG_ALLZONES=true.
O pacote é removido da região.
O banco de dados do pacote na região é atualizado.
Os parâmetros de pacote SUNW_PKG_ALLZONES , SUNW_PKG_HOLLOW e SUNW_PKG_THISZONE definem as características de pacotes em um sistema com regiões instaladas. Estes parâmetros devem ser definidos de modo que os pacotes possam ser administrador em um sistema com regiões não globais instaladas.
A tabela abaixo lista as quatro combinações válidas para definir parâmetros de pacote. Se você escolher definir combinações que não estejam listadas na tabela abaixo, essas configurações serão inválidas e o pacote não será instalado.
Assegure-se de ter definido todos os três parâmetros de pacote. Você pode deixar em branco todos os três parâmetros de pacote. As ferramentas de pacote interpretam um parâmetro de pacote ausente como se a configuração fosse false, mas não é de modo algum recomendável não definir os parâmetros. Ao definir todos os três parâmetros de pacote, você especifica o comportamento exato que as ferramentas de pacote devem exibir ao instalar ou remover o pacote.
Tabela 25–1 Configurações válidas de parâmetro de pacote
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES opcional descreve o escopo da região de um pacote. Este parâmetro define o seguinte:
Se é necessário que um pacote seja instalado em todas as regiões
Se é necessário que um pacote seja idêntico em todas as regiões
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES tem dois valores permissíveis. Esses valores são true e false. O valor padrão é false. Se este parâmetro não for definido ou for definido com um valor diferente de true ou false, o valor false será usado.
O parâmetro SUNW_PKG_ALLZONES deve ser definido como true para pacotes que devem ser a mesma versão de pacote e o mesmo nível de revisão de correção em todas as regiões. Qualquer pacote que entregue funcionalidade dependente de um determinado kernel do Solaris, por exemplo do Solaris 10, deve definir este parâmetro como true. Qualquer correção de um pacote deve definir o parâmetro SUNW_PKG_ALLZONES como o mesmo valor que é definido no pacote instalado que está sendo corrigido. O nível de revisão da correção para qualquer pacote que define este parâmetro como true deve ser o mesmo em todas as regiões.
Pacotes que entregam funcionalidade não dependente de um determinado kernel do Solaris, como pacotes de terceiros ou compiladores da Sun, devem definir este parâmetro como false. Qualquer correção para um pacote que define este parâmetro como false deve também definir este parâmetro como false. Tanto a versão do pacote como o nível de revisão de correção para qualquer pacote que defina este parâmetro como false podem ser diferentes entre regiões. Por exemplo, duas regiões não globais podem cada uma ter uma versão diferente de um servidor da Web instalado.
Os valores do parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES são descritos na tabela abaixo.
Tabela 25–2 Parâmetro de pacote SUNW_PKG_ALLZONES
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_HOLLOW define se um pacote deve ser visível em qualquer região não global se for necessário que esse pacote seja instalado e seja idêntico em todas as regiões.
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_HOLLOW tem dois valores permissíveis, true ou false.
Se SUNW_PKG_HOLLOW não for definido ou for definido com um valor diferente de true ou false, o valor false será usado.
Se SUNW_PKG_ALLZONES for definido como false, o parâmetro SUNW_PKG_HOLLOW será ignorado.
Se SUNW_PKG_ALLZONES for definido como false, SUNW_PKG_HOLLOW não poderá ser definido como true.
Os valores do parâmetro de pacote SUNW_PKG_HOLLOW são descritos na tabela abaixo.
Tabela 25–3 Parâmetro de pacote SUNW_PKG_HOLLOW
O parâmetro de pacote SUNW_PKG_THISZONE define se um pacote deve ser instalado somente na região atual, global ou não global. O parâmetro de pacote SUNW_PKG_THISZONE tem dois valores permissíveis. Esses valores são true e false. O valor padrão é false.
Os valores do parâmetro de pacote SUNW_PKG_THISZONE são descritos na tabela abaixo.
Tabela 25–4 Valores do parâmetro de pacote SUNW_PKG_THISZONE
O utilitário pkginfo descrito na página do manual pkginfo(1) oferece suporte a consulta do banco de dados do pacote de software em um sistema do Solaris com regiões instaladas. Para obter informações sobre o banco de dados, consulte Banco de dados de produto.
O utilitário pkginfo pode ser usado na região global para consultar o banco de dados do pacote de software somente na região global. O utilitário pkginfo pode ser usado em uma região não global para consultar o banco de dados do pacote de software somente na região não global.
Em geral, uma correção consiste nos seguintes componentes:
Informações da correção:
Identificação, que é a versão da correção e a ID da correção
Aplicabilidade, que é o tipo de sistema operacional, a versão do sistema operacional e a arquitetura
Dependências, como requisitos e obsoletos
Propriedades, como requerer uma reinicialização posterior
Um ou mais pacotes para a correção, em que cada pacote contém:
A versão do pacote aos quais as correções podem ser aplicadas
Informações da correção, como ID, obsoletos e requisitos
Um ou mais componentes do pacote a ter a correção
Quando o comando patchadd é usado para aplicar uma correção, as informações da correção são usadas para determinar se a correção é aplicável ao sistema em execução atualmente. Se determinado que não é aplicável, a correção não será aplicada. As dependências da correção também são verificadas contra todas as regiões no sistema. Se quaisquer dependências necessárias não forem atendidas, a correção não será aplicada. Isso pode incluir o caso em que uma versão posterior da correção já está instalada.
Cada pacote contido na correção é verificado. Se o pacote não estiver instalado em qualquer região, o pacote será ignorado e não será corrigido.
Se todas as dependências forem satisfeitas, todos os pacotes na correção que estão instalados em qualquer região serão usados para corrigir o sistema. Os bancos de dados do pacote e da correção também são atualizados.
Solaris 10 3/05 até Solaris 10 11/06: Se um pacote estiver instalado com pkgadd -G ou tiver a configuração pkginfo SUNW_PKG_THISZONE=true, o pacote somente poderá ser corrigido com patchadd - G. Esta restrição foi removida na versão Solaris 8/07.
A partir das correções 119254-41 e 119255-41, os utilitários de instalação de correção patchadd e patchrm foram modificados para mudar a maneira com que determinadas correções que entregam recursos são manipulados Esta modificação afeta a instalação dessas correções em qualquer versão Solaris 10. Estas correçoes de ativação deferida manipulam melhor o grande escopo de mudança entregue em correções de recursos, como correções de kernel associadas às versões Solaris 10 após a versão Solaris 10 3/05.
A correção de ativação deferida usa o sistema de arquivos de auto-retorno (lofs) para garantir a estabilidade do sistema em execução. Quando uma correção é aplicada ao sistema em execução, o lofs preservam a estabilidade durante o processo de correção. Estas correções de kernel grande sempre requereram uma reinicialização, mas agora a reinicialização necessária ativa as mudanças feitas pelo lofs. O arquivo LEIA-ME da correção fornece instruções sobre quais correções requerem uma reinicialização.
Se você estiver executando regiões não globais ou tiver desativado lofs, considere estes pontos ao instalar ou remover correções de ativação deferida:
Todas as regiões não globais devem estar paradas para esta operação de correção. Você deve parar a região não global antes de aplicar a correção.
A correção de ativação deferida requer o sistema de arquivos de auto-retorno (lofs). Nos sistemas que executam Sun Cluster 3.1 ou Sun Cluster 3.2 provavelmente os lofs estão desativados por causa de restrições sobre a funcionalidade HA-NFS quando lofs está ativado. Portanto, antes de uma correção de ativação deferida ser instalado, você deve reativar o sistema de arquivos de auto-retorno para remover ou não comentar a seguinte linha no arquivo /etc/system:
exclude:lofs |
Em seguida reinicialize o sistema e instale a correção. Após concluída a operação da instalação da correção, restaure ou não comente a mesma linha do arquivo /etc/system. Você deve em seguida reinicializar para retomar as operações normais.
O uso do Solaris Live Upgrade para gerenciar correções impede a ocorrência de problemas associados ao processo de correção em um sistema em execução. O Solaris Live Upgrade pode reduzir a quantidade de tempo de inatividade envolvido na correção e limita os riscos ao fornecer capacidade de emergência no caso de um problema. Você pode corrigir um ambiente de boot inativo enquanto o sistema ainda está em produção, e reinicializar de volta para o ambiente de boot original (BE) se forem descobertos problemas no novo BE. Consulte Atualizando um sistema com pacotes ou patches no Oracle Guia de instalação do Solaris 10 9/10: Solaris Live Upgrade e planejamento da atualização.
A atualização de regiões paralelas é um melhoria para os utilitários de patch do Solaris 10 padrão, que abrangem o método suportado para atualizar regiões não globais no sistema Solaris 10. Este recurso aprimora o desempenho da correção de regiões ao corrigir regiões não globais em paralelo.
Para versões anteriores ao Solaris 10 10/09, este recurso é entregue no utilitário de correção, 119254-66 ou versão posterior (SPARC) e 119255-66 ou versão posterior (x86).
O número máximo de regiões não globais a serem corrigidas é definido em um novo arquivo de configuração para patchadd, /etc/patch/pdo.conf . A versão 66 ou posterior desta correção funciona para todos os sistemas Solaris 10 e para as ferramentas de automação de correção de maior nível, como o Sun xVM Ops Center.
A região global é ainda corrigida primeiro. Quando a região global tiver terminada de ser corrigida, o número de regiões não globais definidas em num_proc= são corrigidas juntas. O número máximo é de 1,5 vezes o número de CPUs on-line, até o número de regiões não globais reais no sistema.
Um exemplo é:
O número de CPUs on-line é 4
A configuração é num_proc=6
Se houver mais regiões não globais do que este número no sistema, as primeiras 6 serão corrigidas em paralelo, e então as regiões não globais remanescentes serão corrigidas quando o processo terminar de corrigir o primeiro grupo.
Usando o Solaris Live Upgrade, assim como a nova correção para gerenciar a correção fornece a capacidade de emergência se ocorrerem problemas. Você pode corrigir um ambiente de boot inativo enquanto o sistema ainda está em produção, e reinicializar de volta para o ambiente de boot original (BE) se forem descobertos problemas no novo BE.
Consulte também Solaris 10 10/09: Como corrigir regiões não globais em paralelo..
Para atualizar rapidamente todos os pacotes para a região, de modo que esses pacotes coincidam ao que seria visto com uma região não global recém-instalada sobre o host, as regiões podem ser destacadas, enquanto a região global é atualizada e, em seguida, recolocada com a opção -U para corresponder ao nível da região global. ConsulteUsando a atualização na anexação como uma solução de correção para mais informações.
Todas as correções aplicadas no nível de região global são aplicados em todas as regiões. Quando uma região global é instalada, ela está no mesmo nível de correção que a região global. Quando a região global é corrigida, todas as regiões não globais são da mesma forma corrigidas. Esta ação mantém o mesmo nível de correção em todas as regiões.
O utilitário do sistema patchadd descrito na página do manual patchadd(1M) é usado para adicionar correções em um sistema com regiões instaladas.
Para adicionar uma correção à região global e a todas as regiões não globais, execute patchadd como administrador global na região global.
Quando patchadd é usado na região global, as seguintes condições se aplicam:
O utilitário patchadd é capaz de adicionar as correções à região global e a todas as regiões não globais somente. Esta é a ação padrão.
O utilitário patchadd não pode adicionar as correções à região global somente ou a um subconjunto das regiões não globais.
Quando você adiciona uma correção à região global e a todas as regiões não globais, não é necessário considerar se a correção afeta áreas que são compartilhadas a partir da região global.
As seguintes etapas são executadas pelo utilitário patchadd:
A correção é adicionada à região global.
O banco de dados da correção na região global é atualizado.
A correção é adicionada a cada região não global.
O banco de dados da correção em cada região não global é atualizado.
Quando usado em uma região global pelo administrador de região, patchadd pode somente ser usado para adicionar correções a essa região. Uma correção pode ser adicionada a uma região não global nos seguintes casos:
A correção não afeta qualquer área da região que seja compartilhada a partir da região global.
Todos os pacotes na correção são definidos como SUNW_PKG_ALLZONES=false .
As seguintes etapas são executadas pelo utilitário patchadd:
A correção é adicionada à região.
O banco de dados da correção na região é atualizado.
A lista abaixo especifica a interação entre a opção -G e a variável SUNW_PKG_ALLZONES ao se adicionar uma correção em regiões globais e não globais.
Se quaisquer pacotes tiverem SUNW_PKG_ALLZONES=TRUE, este uso resulta em erro e em nenhuma ação.
Se nenhum pacote tiver SUNW_PKG_ALLZONES=TRUE, a correção é aplicado a pacote(s) na região global somente.
Se quaisquer pacotes tiverem SUNW_PKG_ALLZONES=TRUE, a correção é aplicado a esse(s) pacote(s) em todas as regiões.
Se quaisquer pacotes não tiverem SUNW_PKG_ALLZONES=TRUE, a correção é aplicado a esse(s) pacote(s) em todas as regiões apropriadas. Somente região global, pacotes são instalados somente na região global.
Se quaisquer pacotes tiverem SUNW_PKG_ALLZONES=TRUE, este uso resulta em erro e em nenhuma ação.
Se nenhum pacote tiver SUNW_PKG_ALLZONES=TRUE, a correção é aplicado a pacotes na região não global somente.
O utilitário do sistema patchrm descrito na página do manual patchrm(1M) é usado para remover correções em um sistema com regiões instaladas.
Como o administrador global, você pode usar o utilitário patchrm na região global para remover correções. O utilitário patchrm não pode remover correções da região global somente ou de um subconjunto das regiões não globais.
Como o administrador de região, você pode usar o utilitário patchrm em uma região global para remover correções somente de uma região não global. Correções não podem afetar áreas que são compartilhadas.
Cada pacote respectivo da região, correção e banco de dados de registro de produto descreve completamente todo o software instalado disponível na região. Toda verificação de dependência para a instalação de software e correções adicionais é executada sem acesso a qualquer outro banco de dados da região, a menos que um pacote ou uma correção esteja sendo instalado ou removido na região global e uma ou mais regiões não globais. Neste caso, o banco de dados de região não global apropriado deve ser acessado.
Para obter mais informações sobre o banco de dados, consulte a página do manual pkgadm(1M).