Guia de Segurança do Oracle® VM Server for SPARC 3.2

Exit Print View

Updated: Março de 2015
 
 

Domínios convidados

Embora os domínios convidados não façam parte do ambiente de execução, eles são o alvo mais provável de um ataque uma vez que estão conectados à rede. Um invasor que violar um sistema virtualizado poderá iniciar ataques no ambiente de execução.

Contramedida: Proteção do sistema operacional do domínio convidado

O sistema operacional do domínio convidado é geralmente a primeira linha de defesa contra qualquer ataque. Com exceção dos ataques que têm origem no datacenter, um invasor poderá invadir um domínio convidado que tenha conexões externas antes de tentar romper o isolamento desse domínio e capturar o ambiente completo. Portanto, é necessário proteger o sistema operacional do domínio convidado.

Para aumentar a proteção do sistema operacional, você poderá implantar seu aplicativo no Solaris Zones, o que introduzirá uma camada adicional de isolamento entre o serviço de rede do aplicativo e o sistema operacional do domínio convidado. Um ataque bem-sucedido ao serviço comprometerá apenas a zona, e não o sistema operacional subjacente, impedindo que o invasor expanda seu controle para além dos recursos alocados para a zona. Como resultado, será mais difícil romper o isolamento do convidado. Para obter informações sobre como proteger o sistema operacional, consulte as Oracle Solaris 10 Security Guidelines e as Oracle Solaris 11 Security Guidelines .