21 Gerir Batches

Um batch inclui imagens digitalizadas, páginas e documentos eletrónicos que pode organizar de forma lógica e armazenar num repositório. Depois de digitalizar ou importar documentos, pode indexar, editar e libertar os mesmos.

Quando os batches são criados, são nomeados automaticamente através da utilização do prefixo do perfil de cliente (por exemplo, SCAN ou IMPORT), seguido de um número sequencial interno.

  • Os batches são bloqueados automaticamente para o utilizador quando os cria através da digitalização ou importação, ou quando os abre (expande).

    Nota:

    Quando os batches são deixados bloqueados com utilizadores que deixaram de estar disponíveis para os desbloquear, os administradores do Content Capture podem desbloquear estes batches para um processamento adicional.
  • Se não existirem processos de desbloqueio definidos e desbloquear batches, os documentos e metadados são enviados para o repositório do Oracle Content Management, sendo depois desbloqueados.

  • Se tiver selecionado um processo de libertação disponível e tiver libertado batches, a ação seguinte efetuada num batch depende do processo de libertação selecionado. Durante a libertação do batch, a barra de progresso desloca-se para a direita no nome do batch para indicar o progresso da libertação. É possível selecionar e utilizar outros batches, enquanto a libertação do batch continua em segundo plano.

  • Após a libertação, a ação seguinte efetuada num batch depende das respetivas definições do perfil de cliente. Os batches poderão passar para um passo de pós-processamento, como o reconhecimento do código de barras, a conversão de documentos (PDF/TIFF) ou a confirmação num repositório do Oracle Content Management. Em alternativa, poderão ser desbloqueados, o que permite a outros utilizadores bloqueá-los e editá-los. Por exemplo, depois de os operadores de digitalização criarem, analisarem e editarem os batches, poderão libertá-los para os operadores de indexação que os selecionam, indexam e libertam para pós-processamento.

Segue o que poderá efetuar com os batches que gere:

Alterar Informações de Batches

O perfil de cliente poderá ter atribuído um estado e uma prioridade por omissão a um batch. Pode atribuir um número de prioridade de 0 a 10, em que 10 é a mais elevada. Também pode anexar um estado a um batch das opções de estado disponíveis. Do mesmo modo, pode anexar uma nota a um batch, como um memorando, ou para alertar os outros utilizadores do Capture que possam utilizar o batch. Por exemplo, poderá introduzir uma nota com a indicação que falta uma página de um documento específico no batch.

Para alterar as informações do batch:
  1. Na secção Batch, selecione o batch.

    As Informações do batch são apresentadas na secção direita. Os campos Prioridade, Estado e Notas do Batch são editáveis se o batch estiver bloqueado para si.

  2. Proceda de um dos seguintes modos, conforme necessário:
    1. No campo Prioridade, selecione o novo número da prioridade de 0 a 10.
    2. No campo Estado, selecione o novo estado.
    3. No campo Notas do Batch:, introduza, modifique ou apague o texto.
  3. Clique em Aplicar.
    As alterações são apresentadas na lista da secção Batch.

Libertar Batches

Um perfil de cliente pode incluir vários processos de libertação. Para libertar um batch, escolha o processo de libertação necessário da lista.

Para libertar batches:
  1. Na secção Batch, selecione um ou vários batches.
  2. Se o perfil de cliente incluir vários processos, selecione um processo de libertação a partir da lista pendente do lado direito de Libertar batch e clique em Libertar batch. Em alternativa, pode clicar com o botão direito do rato num ou em mais batches na secção Batch, selecionar Libertar Batch e, em seguida, selecionar uma das opções do processo de libertação configuradas para si. Estas opções também estão disponíveis se selecionar um ou mais documentos de um batch na secção Batch.

    É apresentada uma barra no nome do batch que se desloca para a direita para indicar o progresso da libertação. Durante a libertação, é possível selecionar outros batches e documentos para utilizá-los.

    Nota:

    Os batches libertados são renovados periodicamente se ativar a preferência de cliente Renovação Automática de Batches.

  3. Em alternativa, clique em Renovar Lista de Batches para visualizar o novo estado do batch. Depois de concluída a libertação, poderá ocorrer uma das seguintes situações:
    • O batch desaparece da secção Batch, por exemplo, após uma confirmação com êxito.

    • O ícone do batch apresenta um indicador de processamento que informa que o batch está a ser sujeito a mais processamento.

    • O ícone do batch apresenta um indicador de erro que informa que um ou mais dos respetivos documentos tem um erro.

Pesquisar Batches ou Filtrar a Lista

É possível pesquisar batches por nome, data, estado, prioridade e estado. Tenha em atenção que a lista filtrada inclui sempre os batches bloqueados para o utilizador, além dos resultados da pesquisa.

Para pesquisar batches:

  1. Na secção Batch, clique em Pesquisar batch.

  2. Na caixa de diálogo Critérios de Pesquisa de Batches, especifique o modo de pesquisa de batches através da utilização dos critérios apresentados na tabela.

    É possível especificar várias opções de pesquisa. Tenha em atenção que é necessário que todos os campos de pesquisa especificados correspondam para encontrar um batch, apesar de bastar que um valor dentro de um campo de pesquisa corresponda. Por exemplo, se selecionar Urgente no campo Estado e 8, 9 e 10 no campo Prioridade, são encontrados os batches com o estado Urgente e AND prioridade 8, 9 OR 10. Por outro lado, os batches com o estado Urgente mas a prioridade 0 ou os batches sem estado e a prioridade 8, 9 ou 10 não são encontrados.

    Tabela 21-1 Critérios de Pesquisa de Batches

    Critérios de Pesquisa Descrição

    Nome do Batch

    Introduza o nome do batch para pesquisa. É possível especificar um nome parcial seguido de % para corresponder a um ou mais caracteres. Por exemplo, a introdução de Batch% obteria como correspondência os batches nomeados Batch15 e Batches214.

    Da Data/À Data

    Pesquise os batches criados num intervalo de datas através da seleção do botão do calendário adjacente ao campo de data e da seleção da data de início e da data de fim.

    Estado

    Pesquise os batches pelo respetivo estado de atribuição através da seleção de um ou vários estados. Serão obtidos como correspondência os batches aos quais foi atribuído qualquer estado de seleção.

    Prioridade

    Pesquise os batches pela respetiva prioridade de atribuição através da seleção de uma ou várias prioridades. Serão obtidos como correspondência os batches aos quais foi atribuída qualquer prioridade de seleção.

    Estado do Batch

    Pesquise os batches pelo respetivo estado de atribuição do sistema através da seleção de um ou vários estados. Serão obtidos como correspondência os batches aos quais foi atribuído qualquer estado de seleção. Os estados do batch disponíveis incluem:

    • Pronto: Os batches não estão bloqueados e não foram encontrados erros

    • Bloqueado: Os batches estão bloqueados por qualquer utilizador

    • Erro: Foi encontrado um erro num ou em vários documentos no batch

    • Processamento: Os batches estão atualmente a ser processados por um processador ou tarefa do processador

  3. Clique em OK.

    Os resultados da pesquisa filtrados são apresentados na secção Batch. Tenha em atenção que os batches bloqueados para o utilizador são sempre apresentados na secção Batch, independentemente das definições do filtro do batch, e que a filtragem do batch se mantém, quando o utilizador renova a lista de batches, até ser retirada.

Para retirar um filtro de pesquisa:

  1. Na secção Batch, clique em Pesquisar.
  2. Na caixa de diálogo Critérios de Pesquisa de Batches, clique em Limpar Critérios e, em seguida, clique em OK.

    A secção Batch já não filtra a lista pelos critérios de pesquisa.

Erros de Processamento de Batch

Ocasionalmente, poderá encontrar erros durante a utilização dos batches e a respetiva libertação. É possível resolver erros comuns com base na explicação do erro fornecida. Noutros casos, é possível que necessite de contactar o gestor do procedimento e fornecer o nome do batch e o erro apresentado.

Erros durante a utilização dos batches

Ao tentar visualizar um documento sem imagem numa aplicação associada, se ocorrer um erro na tentativa de abertura do documento na aplicação associada, o cliente apresenta a mensagem de erro: Falha na abertura do documento na aplicação associada. É possível que não exista nenhuma aplicação associada a este tipo de documento.

Erros após a libertação dos batches

  • Se ocorrer um erro no batch depois de o libertar, como, por exemplo, durante um passo de pós-processamento, o batch poderá ser apresentado bloqueado para o utilizador na secção Batch. (Tenha em atenção que o batch poderá ter sido renomeado pelo pós-processamento.) Pode clicar com o botão direito do rato no ícone do erro do documento e escolher Apresentar Erros do Batch no menu para visualizar os detalhes do erro.

  • Se o utilizador libertou um batch sem preencher todos os campos de metadados obrigatórios em cada documento, ocorrerá um erro se o Content Capture estiver definido para confirmar o batch no âmbito de um passo do pós-processamento. Normalmente, todos os documentos são confirmados e retirado do batch. No entanto, os documentos que contenham erros mantêm-se no batch. Para resolver o erro, abra o batch, preencha todos os campos de metadados obrigatórios em todos os documentos (é apresentado um asterisco * à esquerda dos respetivos nomes) e liberte novamente o batch.

Encontrar Erros do Batch

Para rever erros associados a documentos num batch:
  1. Na secção Batch, clique com o botão direito do rato num batch que tenha o aviso a indicar que o batch tem erros.
  2. A partir do menu de contexto, escolha Apresentar Erros do Batch.
    A caixa de diálogo Erros de Processamento do Batch é apresentada.
  3. Na caixa de diálogo Erros de Processamento do Batch, selecione cada linha para visualizar os erros associados ao documento.
    As mensagens de erro são apresentadas na caixa Mensagem.
  4. Clique em Fechar depois de ter revisto os erros.