Configurar Perfis de Cliente

Um perfil de cliente contém as definições que os utilizadores finais escolhem ao digitalizar, importar e/ou indexar documentos no Cliente do Content Capture. Os perfis do cliente controlam o modo como os documentos são criados e separados no batch, se os campos de metadados estão disponíveis e o que acontece aos batches depois de os utilizadores os libertarem. O utilizador cria perfis de cliente utilizando elementos do procedimento.

Consulte estes tópicos para compreender o que são os perfis de cliente e de que forma pode configurá-los:

Acerca dos Perfis de Cliente

Alguns utilizadores apenas capturam documentos, outros são responsáveis por gerar índices para batches de documentos, e outros ainda são responsáveis por ambas as ações. O utilizador configura perfis de clientes de acordo com esses requisitos. Nos perfis de cliente, deve especificar os prefixos do batch, a prioridade do batch e os critérios para a filtragem de batches (prioridade, estado, prefixo, entre outros). Para restringir a utilização de perfis de cliente, pode atribuir ao cliente utilizadores para que apenas os utilizadores com direitos suficientes possam aceder a perfis de cliente no ambiente do cliente. Também pode associar um ou mais perfis de documento a cada perfil de cliente.

Para configurar um perfil de cliente, o utilizador identifica definições nas páginas do perfil.

Tabela 11-1 Configuração do Perfil de Cliente

Página Configuração Principal

Definições Gerais

Selecione definições do perfil-chave, como:

  • Caso os utilizadores utilizem o perfil de cliente para capturar (digitalizar ou importar), capturar ou indexar documentos ou apenas indexar documentos (consulte Configurar o Tipo de um Perfil de Cliente).

  • O nome de perfil de cliente que é apresentado aos utilizadores do cliente.

  • A forma como os batches capturados com este perfil de cliente são nomeados.

  • Um estado por omissão para batches criados com este perfil.

Definições de Filtro no Batch

Em alternativa, filtre a apresentação do batch. Especifique os batches que são visíveis para os utilizadores na lista da secção de batches ao selecionar este perfil de cliente e a forma como são apresentados (consulte Filtrar a Lista de Batches Apresentada aos Utilizadores).

Definições de Imagem

Especifique as definições de qualidade e de cor da imagem, detete páginas em branco e processe ficheiros sem imagem importados. Este separador está disponível apenas quando o campo Tipo de Perfil está definido para 1 - Capturar Apenas ou 2 - Capturar e Indexar na página Definições Gerais. Por exemplo, especifique:

Definições de Indexação do Documento

Configure a separação do documento, a lista de escolhas de dependentes e as opções do perfil do documento, conforme necessário. Este separador está disponível apenas quando o campo Tipo de Perfil está definido para 2 - Capturar e Indexar ou 3 - Indexar Apenas na página Definições Gerais. Por exemplo, especifique:

Segurança

Conceda ou retire acesso ao perfil de cliente para os utilizadores do cliente com base no perfil de grupo previamente atribuído (consulte Configurar a Segurança do Procedimento).

Pós-Processamento

Defina os processos de libertação disponíveis para os utilizadores ao libertarem batches (consulte Configurar o Pós-Processamento do Perfil de Um Cliente).

Resumo

Reveja as definições selecionadas para o perfil de cliente.

Acrescentar ou Editar o Perfil de um Cliente

Pode acrescentar um novo perfil de cliente ou editar um existente no separador Capturar.

  • É recomendado que não efetue grandes alterações ao perfil de um cliente após os utilizadores começarem a capturar batches através do perfil. Em vez disso, sugerimos que altere o perfil de cliente para um perfil só de indexação, que permitirá aos utilizadores indexar e libertar batches existentes, impedindo-os de capturar batches adicionais.

    Para efetuar alterações mais extensas aos perfis de cliente, faça uma cópia do perfil de produção onde pode efetuar alterações em segurança até o novo perfil estar pronto para ser utilizado em produção.

  • Grave periodicamente o perfil de cliente ao efetuar alterações no mesmo. Execute o cliente para visualizar e testar as alterações ao perfil. Após editar um perfil de cliente, os respetivos campos de metadados ou os perfis de documento, saia de sessão e volte a iniciá-la no cliente para ver as alterações ao procedimento refletidas no cliente.

Para acrescentar ou editar um perfil de cliente:

  1. Na secção de procedimentos à esquerda, selecione o seu procedimento.
    As páginas de configuração do procedimento selecionado são apresentadas à direita.
  2. Abra o separador Capturar do seu procedimento.
  3. Na tabela Perfis de Cliente, clique em Acrescentar o perfil de cliente ou selecione um perfil e clique em Editar o perfil de cliente.

    Para criar outro perfil idêntico, pode copiar um perfil de cliente existente clicando em Copiar o perfil de cliente e modificando-o, conforme necessário.

  4. No perfil de cliente, de cada página, selecione as definições aplicáveis (consulte a tabela em Acerca dos Perfis de Cliente.
  5. Clique em Submeter para gravar e fechar o perfil.

Desativar ou Apagar o Perfil de um Cliente

Pode tornar o perfil de um cliente acessível ou inacessível aos utilizadores de um cliente ativando ou desativando o perfil. Por omissão, os perfis de cliente estão ativos (online). Pode colocar o perfil de cliente offline para fins de resolução de problemas ou remover gradualmente um perfil antes de o apagar. Antes de apagar um perfil, considere desativá-lo durante algum tempo.

Apagar um perfil de cliente não afeta os batches capturados previamente através do perfil. Tendo em conta que os utilizadores veem todos os batches bloqueados para si independentemente das definições de filtro de batch, poderão escolher outro perfil de cliente e continuar a visualizar, editar e libertar os batches que criaram através do perfil de cliente apagado.

Para desativar ou apagar o perfil de um cliente:
  1. Na secção de procedimentos à esquerda, selecione o seu procedimento.
    As páginas de configuração do procedimento selecionado são apresentadas à direita.
  2. Abra o separador Capturar.
  3. Na tabela Perfis de Cliente, selecione o perfil que pretende desativar primeiro e, em seguida, apague-o.
  4. Clique em ícone para alterar entre ativar e desativar o perfil de cliente para desativar o perfil.
    Pode ativar ou desativar um perfil de cliente clicando em Online/Offline no separador Capturar.
  5. Selecione o perfil desativado e clique em Apagar o perfil de cliente. Quando solicitado, confirme que pretende apagar este perfil.

Configurar o Tipo de um Perfil de Cliente

O tipo de perfil de cliente que selecionar determina como os utilizadores utilizam o perfil e se os mesmos capturam documentos e preenchem valores de metadados. O tipo de perfil também afeta como os documentos são criados em batches.

Para configurar um tipo de perfil de cliente:
  1. Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e selecionar a página Definições Gerais.
  2. No campo Tipo de Perfil, escolha um dos seguintes tipos de perfil: Capturar Apenas, Capturar e Indexar ou Indexar Apenas.
  3. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.

Capturar Apenas

Escolha o tipo de perfil 1 - Capturar Apenas quando pretender que os utilizadores digitalizem ou importem documentos mas não os indexem. Este tipo é normalmente utilizado para batches que são indexados posteriormente pelo processador de reconhecimentos num passo pós-processamento. Quando os utilizadores selecionarem um perfil de Capturar Apenas, a secção de metadados não é apresentada na janela do cliente.

  • Quando os utilizadores digitalizam um batch, o cliente digitaliza todos os documentos carregados no digitalizador e cria um único documento. Os utilizadores do cliente podem separar um único documento em múltiplos documentos utilizando a opção Criar Novo Documento. Em alternativa, um processador de batches como o processador de reconhecimentos pode executar a separação de documentos.

  • Quando os utilizadores importam um batch, a opção de importação que selecionam determina se é criado um único documento ou se são criados múltiplos documentos.

  • Embora os utilizadores de cliente não possam indexar documentos, podem separar documentos utilizando a opção Criar Novo Documento.

  • Com um perfil de Capturar Apenas, as opções de criação de documentos e indexação não se aplicam. As definições na página Definições de Indexação de Documentos não estão disponíveis.

Capturar e Indexar

Escolha o tipo de perfil 2 - Capturar e Indexar se pretender que os utilizadores capturem e indexem documentos. Quando os utilizadores selecionam um perfil Capturar e Indexar, a secção de metadados é apresentada na janela do cliente na altura de abertura de um batch.

  • Quando os utilizadores digitalizam um batch através do perfil Capturar e Indexar, a opção Criação de Documentos selecionada na página Definições de Indexação de Documentos determina a forma como os documentos são criados, conforme descrito em Configurar a Criação do Documento. Por exemplo, a opção de criação de documentos de Uma Página (Simplex) cria um novo documento após a captura de cada página. Os utilizadores podem utilizar a opção Criar Novo Documento para separar documentos ou utilizar folhas separadoras de página em branco para separar e definir automaticamente documentos no batch.

  • Quando os utilizadores importam um batch através do perfil Capturar e Indexar, a opção de importação selecionada determina a criação de um único documento ou vários documentos. Os utilizadores podem utilizar a opção Criar Novo Documento para separar documentos no batch.

Indexar Apenas

Escolha o tipo de perfil 3 - Indexar Apenas quando pretender que os utilizadores indexem documentos de batches anteriormente capturados. Por exemplo, os batches criados que utilizem um digitalizador de produção de alta velocidade podem ser processados por múltiplos utilizadores de indexação a utilizar o cliente. Quando os utilizadores selecionam um perfil de Indexar Apenas, a secção de metadados é apresentada na janela do cliente, mas as opções de captura na secção do batch são ocultadas, impedindo a respetiva digitalização ou importação para acrescentar páginas a batches.

Poderá criar um perfil de Indexar Apenas quando:

  • Diferentes grupos de utilizadores digitalizam batches de indexação

  • Os utilizadores de indexação concluem ou confirmam a indexação

  • Os batches precisam de correção mas os utilizadores de indexação não têm acesso de digitalizador

Filtrar a Lista de Batches Apresentada aos Utilizadores

O utilizador dispõe de várias opções para definir o que os utilizadores de batches podem ver e aceder na lista de secção do batch de um cliente. Por exemplo, poderá configurar o perfil de cliente para permitir aos utilizadores visualizarem qualquer batch no procedimento ou restringir a lista de batches a utilizadores de batches capturados nas respetivas estações de trabalho que dispõem de determinado prefixo e que contêm erros.

As seguintes diretrizes descrevem os batches que são apresentados na secção de batch aos utilizadores:

  • Os batches bloqueados para um utilizador são sempre apresentados. Contudo, nem todos poderão ser visíveis se o utilizador tiver definido um limite para o número máximo de batches a apresentar nas preferências do cliente.

  • A apresentação dos batches desbloqueados ou bloqueados a outros utilizadores depende das definições do filtro de batch no perfil de cliente. Por exemplo, é possível limitar a lista batches a batches com determinado prefixo, num determinado estado (como tendo erros ou estando em processamento), ou com uma prioridade ou estado selecionado.

  • Os utilizadores podem restringir ainda mais a lista de batches no cliente através das opções de pesquisa. Por exemplo, poderão filtrar a lista de batches para apresentar um conjunto limitado de batches, como batches de alta prioridade ou apenas batches antigos, ou pesquisar batches com um ou vários documentos que devolveram erros.

Para apresentar batches a utilizadores na janela do cliente:

  1. Pode Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e selecionar a página Definições de Filtragem do Batch.
  2. Nas definições da página, especifique as definições do filtro que restringem a lista de batches que são apresentados e grave as suas alterações. Siga estas diretrizes e descrições de filtros apresentadas na tabela fornecida abaixo.
    • As condições AND aplicam-se entre filtros. Neste caso, os utilizadores veem apenas batches que correspondem a todos os filtros selecionados (condição AND). Se especificar o estado e a prioridade de um batch, apenas os batches com esse estado e essa prioridade são apresentados.

    • As condições OR aplicam-se dentro de um filtro. Neste caso, os utilizadores veem batches que correspondem a qualquer um dos filtros selecionados (condição OR). Se selecionar 1, 2 e 3 no campo Prioridades, os batches com prioridade atribuída de 1, 2 ou 3 são apresentados.

Tabela 11-2 Filtragem de Batch

Filtro Utilização de Exemplo

Prefixos do Batch Adicional

Os utilizadores veem sempre batches criados com o prefixo de batch do perfil selecionado, sujeito a outros filtros.

  • Para visualizar batches que correspondem ao prefixo do batch do perfil, reintroduza o prefixo do batch aqui.

  • Para visualizar também batches com outros prefixos para além do próprio prefixo do perfil, liste-os aqui para incluir o prefixo do perfil. Introduza um ; (ponto e vírgula) para separar prefixos.

  • Deixe este campo em branco para que os utilizadores vejam batches criados por qualquer perfil nesse procedimento, independentemente do prefixo.

Estados de Processamento

Restrinja a apresentação a batches com um ou mais estados de processamento selecionados. Os estados de processamento são estados internos do sistema que não podem ser redefinidos.

  • Utilize o estado Pronto para apresentar batches que estão desbloqueados e prontos para os utilizadores selecionarem e trabalharem. Por exemplo, utilize este estado para apresentar batches desbloqueados do tipo Só Indexar para indexar utilizadores.

  • Utilize o estado Bloqueado para apresentar batches que estão bloqueados para qualquer utilizador.

  • Utilize o estado Erro para apresentar batches com um ou mais documentos com erro. Por exemplo, utilize este estado para apresentar batches que necessitam de correções efetuadas por utilizadores qualificados.

  • Utilize o estado definido em Processamento para apresentar batches atualmente em processamento por um dos processadores de batches.

Estados do Batch

Restrinja a apresentação para batches com um ou mais estados de batch criados no separador Classificação. Por exemplo, selecione um estado de batch Digitalizar Novamente ou Necessita de Revisão para apresentar batches que necessitam de atenção por parte de utilizadores qualificados.

Prioridades

Restrinja a apresentação para batches com uma ou mais prioridades. Por exemplo, defina a prioridade para 10 para apresentar batches que necessitam da atenção imediata dos utilizadores.

Visibilidade do Batch

Restrinja a apresentação por utilizador e por localização.

  • Selecione Utilizador e Estação de Trabalho para apresentar apenas batches que o utilizador atual capturou na sua estação de trabalho atual. Por exemplo, poderá selecionar esta definição no caso de proprietários de negócios que não devem abrir os batches de outros utilizadores.

  • Selecione Utilizador para apresentar batches que o utilizador atual capturou em uma ou mais estações de trabalho. Por exemplo, num cenário comum em que cada utilizador é responsável por digitalizar e indexar, todos os utilizadores irão para uma estação de trabalho de digitalização para iniciar sessão e digitalizar os respetivos batches para, em seguida, irem para as respetivas estações de trabalho para os indexar.

  • Selecione Todos os Utilizadores (valor por omissão) para apresentar batches aos utilizadores, independentemente da estação de trabalho em que são capturados ou do autor da captura.

Dias de Antiguidade

Introduza números nos campos De e Para para apresentar batches que estão entre o número especificado de dias de antiguidade. Por exemplo, pode apresentar batches que têm entre 7 e 45 dias.

Ordenação Principal, Ordenação Secundária

Especifique de que forma os batches devem ser ordenados e selecione uma ordem crescente ou decrescente. Pode especificar uma ordenação principal e uma secundária de acordo com:

  • Nome do Batch

  • Número de Itens do Batch

  • Data do Batch

  • Prioridade do Batch

  • Estado do Batch

Por exemplo, ordene os batches para que os que têm prioridade mais alta sejam apresentados no topo e os que têm a mesma prioridade sejam apresentados com a data mais antiga primeiro.

Nota:

Esta definição especifica a sequência de ordenação por omissão do perfil de cliente e o utilizador pode alterar essa sequência após a apresentação dos batches.

Configurar a Captura e o Armazenamento de Imagens

Quando os utilizadores capturam documentos no Cliente do Content Capture, as definições de imagem provêm de duas origens:

  • Definições do perfil de cliente, que são descritas neste tópico. Estas definições aplicam-se a todos os batches capturados com o perfil de cliente. Nalguns casos, os utilizadores podem substituir estas definições.

  • Definições do digitalizador, que são específicas do digitalizador selecionado e selecionadas por utilizadores. O utilizador seleciona estas definições após clicar em Definições de Captura na secção do batch. Uma vez selecionadas, estas definições são gravadas com o perfil de cliente.

Para configurar as definições de captura de imagem ou sem imagem num perfil de cliente:

  1. Pode Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e selecionar a página Definições de Imagem.

  2. Configure as definições de imagem.

    1. No campo Cor por Omissão, especifique uma cor por omissão (Preto e Branco, Escala de cinzentos ou Cor), equilibrando a qualidade de imagem com as considerações de tamanho de imagem.

      Se deixar o campo definido para <Não Especificado>, é utilizada a cor selecionada pelo digitalizador (selecionada pelo utilizador do cliente ou tendo em conta a definição por omissão do digitalizador).

      Selecione o campo Impedir Substituição por Omissão para impedir os utilizadores do cliente de alterarem as definições de cores do digitalizador. Nem todos os digitalizadores conseguem cumprir esta definição.

    2. No campo DPI por Omissão, especifique um DPI por omissão (100, 150, 200, 240, 300, 400 ou 600), equilibrando a qualidade de imagem com as considerações do tamanho de imagem.

      Se deixar o campo definido para <Não Especificado>, é utilizado o DPI selecionado pelo digitalizador (selecionado pelo utilizador do cliente ou tendo em conta a definição por omissão do digitalizador).

      Selecione o campo Impedir Substituição por Omissão para impedir os utilizadores de alterarem a resolução da imagem nas definições do digitalizador no cliente. Nem todos os digitalizadores conseguem cumprir esta definição.

    3. No campo Limiar de Byte de Página em Branco, pode optar por configurar a deteção de página em branco.

    4. Para especificar o brilho e o contraste de imagem por omissão, selecione o campo Aplicar Valores por Omissão de Brilho e Contraste e desloque os cursores de deslocação para ajustar os valores para cima e para baixo. Os utilizadores do cliente poderão substituir estas definições caso seja permitido na respetiva janela de definições específicas do digitalizador.

      Nota:

      Os resultados das imagens podem variar nos diferentes modelos de digitalizador. Como tal, aplicar os valores por omissão de brilho e contraste é mais eficaz quando o mesmo modelo do digitalizador está a ser utilizado com o perfil de cliente.

  3. Configurar definições sem imagem.

  4. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.

Configurar a Deteção de Página em Branco

Os documentos de imagens que os utilizadores capturam podem conter páginas em branco. Pode configurar o Content Capture para apagar automaticamente as páginas em branco dos batches. Para isto, deve identificar de que forma uma página em branco deve ser detetada, ou seja, deve especificar um tamanho de ficheiro limiar para que qualquer imagem cujo tamanho é menor ou igual a este limiar seja considerada uma página em branco e, como tal, apagada.

Para obter informações acerca das diferenças de configuração da folha separadora e da deteção de página em branco, consulte Configurar a Utilização de uma Folha Separadora.

Para configurar a deteção de página em branco:
  1. Quando acrescentar ou editar o perfil de um cliente selecione a página Definições de Imagem.
  2. No campo Limiar de Byte de Página em Branco, introduza um valor de tamanho de ficheiro (em bytes). Os utilizadores podem substituir esta definição de limiar na janela de Preferências do cliente ao introduzir um número no campo Número mínimo de bytes digitalizados antes de apagar uma página.

    Para cópias a preto e branco (imagens de 200 x 200 DPI), o valor recomendado é 1500. Nesta definição, o Content Capture consegue distinguir geralmente entre uma página em branco e uma página com uma pequena quantidade de texto.

  3. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.

Configurar Definições de Captura de um Ficheiro Sem Imagem

Os documentos em papel digitalizados ou os ficheiros de imagem importados são convertidos em documentos de imagem no Content Capture. No entanto, quando os utilizadores importam ficheiros sem imagem como documentos do Microsoft Word ou PDF, as definições de ficheiros sem imagem no perfil de cliente determinam a forma como são tratados.

Para configurar o tratamento de ficheiros sem imagem num perfil de cliente:

  1. Pode Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e selecionar a página Definições de Imagem.
  2. No campo Ação de Importação do Ficheiro Sem Imagem, selecione a ação a ocorrer quando um utilizador seleciona um ficheiro sem imagem para importar.
    • Não Importar: Quando selecionado, é apresentada uma mensagem ao utilizador a indicar que os ficheiros sem imagem não podem ser importados e que não é criado um batch.

    • Importar em Formato Nativo: Quando selecionado, os ficheiros sem imagem são capturados no respetivo formato original. Os utilizadores podem indexar documentos sem imagem, mas não podem editar as respetivas páginas individuais.

    • Converter para Formato de Imagem: Quando selecionado, os ficheiros sem imagem são convertidos em imagens utilizando as definições de conversão sem imagem selecionadas nesta página.

  3. Se necessário, especifique o número máximo de páginas para apresentar a utilizadores de cliente no campo Limite de Página de Pré-Visualização de Ficheiro Sem Imagem.

    Esta definição é útil para maximizar o desempenho do cliente. Aplica-se apenas a documentos sem imagem armazenados no respetivo formato nativo. O valor por omissão é 25 páginas. Especifique 0 para ignorar a especificação de um número máximo de páginas para pré-visualização.

  4. Se necessário, conclua as definições do campo Conversão Sem Imagem.

    Estas definições estão disponíveis se Converter para Formato da Imagem for selecionado no passo 2. Permitem-lhe especificar a cor, a qualidade de imagem JPEG e a resolução de DPI a utilizar em imagens durante a conversão de ficheiros.

  5. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.

Configurar a Criação do Documento

Quando configura um perfil de cliente, certifique-se de que especifica a forma como os documentos dentro dos batches são criados. Por exemplo, os documentos são capturados com um número fixo de páginas, tal como é o caso de documentos com uma página ou duas páginas? As folhas separadoras devem ser utilizadas para indicar o fim de um documento e o início de outro? Ou será solicitado ao utilizador que especifique de que forma pode criar documentos com base nos conteúdos do batch?

Para definir uma opção de criação de documento num perfil de cliente:

  1. Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e selecionar a página Definições de Indexação de Documentos.

    Nota:

    As opções de criação do documento não se aplicam apenas a perfis só de captura. Consulte Capturar Apenas.

  2. No campo Opção de Criação do Documento, selecione uma destas opções e grave as suas alterações:
    • Uma Página (Simplex): Esta opção cria documentos de uma página e é geralmente utilizada com documentos com um só lado. Quando os utilizadores digitalizam um batch, o cliente introduz cada imagem digitalizada como uma página no respetivo documento.

      A definição simplex/duplex do digitalizador determina se este digitaliza um ou ambos os lados de uma página. Se o perfil estiver definido para uma página (simplex), o cliente cria documentos de uma página, independentemente da definição de simplex/duplex no digitalizador.

    • Duas Páginas (Duplex): Esta opção cria documentos de duas páginas e é geralmente utilizada com documentos com dois lados (duplex), como formulários com dois lados. Quando os utilizadores digitalizam um batch, o cliente introduz duas imagens digitalizadas em cada documento.

      A definição simplex/duplex do digitalizador determina se este digitaliza um ou ambos os lados de uma página. Se o perfil estiver definido para duas páginas (duplex), o cliente cria documentos de duas páginas, independentemente da definição de simplex/duplex no digitalizador.

    • Número Flutuante de Páginas: Esta opção cria documentos com um número variável de páginas.

      • Se os utilizadores introduzirem folhas separadoras entre documentos e o perfil for configurado para utilizar folhas separadoras, o cliente digitaliza todas as páginas no mesmo documento até que este detete uma folha separadora, altura em que é iniciado um novo documento, são digitalizadas todas as páginas, e assim sucessivamente. O Cliente do Content Capture rejeita as páginas separadoras e coloca todos os documentos num único batch. No campo Limiar de Bytes da Folha Separadora, o utilizador configura a forma de deteção das folhas separadoras, conforme descrito em Configurar a Utilização de uma Folha Separadora.

      • Se os utilizadores não inserirem folhas separadoras ente os documentos, o cliente digitaliza todas as páginas no digitalizador para um único documento no batch. Após a digitalização, os utilizadores também podem definir os documentos através da opção Criar Novo Documento.

    • Solicitar o Utilizador: Esta opção apresenta aos utilizadores a caixa de diálogo Opções de Criação do Documento sempre que iniciam a digitalização, para definir a forma como pretendem criar documentos dentro do batch. Os utilizadores podem escolher um número fixo de páginas (uma página ou duas páginas) ou um número variável de páginas.

Configurar a Utilização de uma Folha Separadora

Pode configurar um perfil de cliente para utilizar páginas de separação para determinar quando os documentos deverão ser separados. Para as imagens cujo tamanho de ficheiro é inferior ou igual ao valor do limiar de byte que especifica, são criados novos documentos e a folha separadora é apagada.

Para configurar um perfil de cliente para detetar folhas de separação:

  1. Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e selecionar a página Definições de Indexação de Documentos.

    Para detetar folhas separadoras, defina o campo Tipo de Perfil como 2 - Capturar e Indexar e defina o campo Opção de Criação de Documento como Número Variável de Páginas ou Solicitar ao Utilizador. Se outras definições forem selecionadas nestes campos, a definição do campo Limiar de Byte de Folha Separadora não tem qualquer efeito.

    Além disso, se selecionar Solicitar ao Utilizador no campo Opção de Criação de Documento, os utilizadores do cliente podem substituir o limiar da folha separadora que especifica neste campo de folha separadora.

  2. Nas definições de página, especifique um valor no campo Limiar de Byte de Folha Separadora.

    Para preto e branco (imagens de 200 x 200 DPI), o valor de byte recomendado é de 1500. Nesta definição, uma página separadora em branco e uma página com uma pequena quantidade de texto são normalmente diferenciadas.

    O campo Limiar de Bytes de Páginas em Branco também define o limiar ao qual as páginas em branco são detetadas. No entanto, nesse caso, as páginas em branco detetadas são apagadas, para que não sejam tratadas como folhas separadoras.

    Nota:

    Se ambos os campos contiverem um valor diferente de 0, só é utilizado o campo Limiar de Byte de Folha Separadora. O campo Limiar de Bytes de Páginas em Branco é ignorado. Para obter informações sobre como apagar páginas em branco, consulte Configurar a Deteção de Página em Branco.

  3. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.

Utilizar uma Lista de Escolhas de Dependentes num Perfil de Cliente

Uma lista de escolhas de dependentes inclui duas ou mais listas de escolhas filho associadas a um campo pai. Uma é apresentada depois de o utilizador efetuar a seleção no campo pai. Pode aplicar várias listas de escolhas mas só uma definição de lista de escolhas de dependentes pode ser aplicada a um perfil de cliente através de definições de campos de metadados.

Para utilizar uma lista de escolhas de dependentes num perfil de cliente:
  1. No separador Metadados, pode criar duas ou mais listas de escolhas, em seguida, criar uma lista de escolhas de dependentes que as associa.
  2. No separador Capturar, acrescente ou edite um perfil de cliente.
  3. No campo Lista de Escolhas de Dependentes da página Definições de Indexação de Documentos, selecione a lista de escolhas de dependentes que criou no passo 1.
  4. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.
    No cliente, teste a lista de escolhas de dependentes tal como um utilizador a utilizaria.

Ativar um Lookup de Ativos no Perfil de um Cliente

Para poder ativar um lookup de ativos num perfil de cliente, deve primeiro criar um lookup de ativos no separador Metadados.
Para ativar um lookup de ativos num perfil de cliente:
  1. No separador Capturar, pode acrescentar ou editar o perfil de um cliente.
  2. Na página Definições da Indexação de Documentos aceda à tabela Lookup de Ativos e clique em Ativar um lookup de ativos.
  3. Na caixa de diálogo Ativar Lookup de Ativos, a partir da lista pendente Lookup de Ativos, selecione um lookup que criou no separador Metadados.
  4. Na caixa Limite de Ativos Devolvido, introduza um número para especificar o número de ativos a devolver durante o lookup. O valor por omissão é 10.
  5. Marque a caixa de seleção Apresentar Sempre Ativos, se necessário.
  6. Clique em OK para concluir a configuração.
    No Cliente do Content Capture, teste o lookup de ativos como se fosse um utilizador.

Configurar Perfis de Documentos em Perfis de Cliente

Um perfil de documento especifica o conjunto de campos de metadados que pode utilizar para indexar um tipo específico de documento e o conjunto de tipos de anexo disponíveis para um a documento. Quando estiver a configurar um perfil de cliente, selecione perfis de documento para todos os tipos de documentos a indexar ou os capturados e indexados com o perfil.

Para configurar perfis de documento num perfil de cliente:
  1. Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e selecionar a página Definições de Indexação de Documentos.

    Para aceder a esta página, deve selecionar opções de indexação 2 - Capturar e Indexar ou 3 - Indexar Apenas no campo Tipo de Perfil na página Definições Gerais.

  2. Nas definições de página, conclua o campo Perfis de Documento.
    • Selecione um ou mais dos perfis de documento listados.

    • Selecione Todos para disponibilizar todos os perfis de documento definidos para a seleção do utilizador.

    • Selecione Por Omissão para disponibilizar todos os campos de metadados e tipos de anexo definidos para o procedimento num único perfil. Esta opção poderá ser útil para efeitos de resolução de problemas.

  3. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.

Conceder ou Retirar Acesso de Segurança a Perfis de Cliente

O Content Capture fornece as seguintes camadas de segurança do cliente:

  • O administrador do sistema deve atribuir o perfil de grupo de utilizador adequado (CECCaptureClient) para ativar o utilizador a entrar em sessão no Cliente do Content Capture.

  • Podem ser concedidos aos gestores de procedimentos os perfis de grupo gestor de procedimentos e utilizador, permitindo-lhes acesso à página Procedimentos para efetuar a configuração e ao Cliente do Content Capture para testar a configuração.
  • Para visualizar e aceder a perfis de cliente específicos, os gestores de procedimentos atribuem aos utilizadores o acesso de segurança aos perfis.

Para conceder acesso de segurança a um perfil de cliente aos utilizadores do Content Capture:

  1. Pode Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e, em seguida, selecionar a página Segurança.

    A tabela Utilizadores do Perfil de Cliente apresenta utilizadores e grupos com acesso ao perfil de cliente. Pode retirar um grupo de utilizadores selecionando-o e clicando em Apagar um utilizador. Ao retirar o acesso ao perfil de cliente a um utilizador ou grupo, o perfil deixa de ser apresentado no campo Perfil do Cliente no Cliente do Content Capture para capturar novos batches. No entanto, os utilizadores ainda poderão aceder a batches capturados com o perfil com outro perfil de cliente selecionado.

  2. Para acrescentar um utilizador do perfil de cliente, clique em Acrescentar um utilizador na tabela Utilizadores do Perfil de Cliente.
  3. Na caixa de diálogo Acrescentar Membro de Segurança, pesquise e acrescente um ou mais utilizadores ou grupos. Utilize o campo de texto para pesquisar por um nome de membro específico. Pode utilizar o carácter '*' como carácter de substituição dentro de um nome de grupo ou nome de utilizador.
  4. Acrescente o membro de segurança que selecionou e clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.
Entre em sessão no cliente como o utilizador que acabou de acrescentar. Se o perfil de cliente estiver online, deverá constar no campo Perfil de Cliente.

Configurar o Pós-Processamento do Perfil de Um Cliente

Os utilizadores do cliente desbloqueiam os respetivos batches ou libertam-nos através de um processo de libertação depois de terem trabalhado nos batches. O passo seguinte do batch depende da respetiva configuração de pós-processamento que especificar utilizando um processo de libertação. O batch pode ser submetido a um processamento de confirmações baseado em perfis de configuração ativos definidos para o procedimento. Ou é colocado numa fila de espera para processamento adicional, tal como o fluxo do batch para tarefa de conversão em TIFF, o fluxo do batch para tarefa de conversão em PDF, fluxo de batches para uma tarefa de processador de reconhecimentos, fluxo do batch para uma tarefa de lookup de ativos ou fluxo do batch para uma tarefa de transformação XML.

Para configurar o pós-processamento para um perfil de cliente:

  1. Pode Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e, em seguida, selecionar a página Pós-Processamento.
  2. Na tabela Processos de Libertação Disponíveis, pode acrescentar ou editar um processo de libertação.
  3. Clique em Submeter para gravar o perfil de cliente.

Acrescentar, Editar ou Apagar um Processo de Libertação

Para acrescentar, editar ou apagar um processo de libertação:
  1. Pode Acrescentar ou editar o perfil de um cliente e, em seguida, selecionar a página Pós-Processamento.
  2. Na tabela Processos de Libertação Disponíveis, clique em Acrescentar um processo de libertação para acrescentar um processo de libertação. Também pode editar ou apagar um processo de libertação selecionando-o na tabela e clicando em Editar um processo de libertação ou Apagar um processo de libertação.
  3. Na caixa de diálogo Definições do Processo de Libertação, efetue o seguinte e clique em OK:
    1. Introduza um nome e uma descrição para o processo de libertação. O nome será apresentado dentro do Cliente do Oracle Content Capture enquanto processo de libertação selecionado.

    2. No campo Processador de Batches, especifique qual será o próximo passo assim que os utilizadores libertarem os batches capturados com este perfil de cliente. É possível escolher:
      • Processador de Confirmações: Selecione para enviar batches a este processador para a confirmação final (saída de dados). Por exemplo, poderá selecionar este passo após os utilizadores capturarem e indexarem totalmente os batches.

      • Processador de Reconhecimentos: Selecione para enviar batches a este processador para reconhecimento do código de barras. Por exemplo, pode enviar batches digitalizados, mas não indexados, para indexação automática através do reconhecimento do código de barras.

      • Conversões em TIFF: Selecione para enviar batches para este processador para converter documentos sem imagem que os utilizadores importam para o formato de imagem.

      • Conversões em PDF: Selecione para enviar batches para este processador para converter documentos em PDFs.

      • Processador de Lookups de Ativos: Selecione para enviar batches a este processador para ativar lookups de ativos.

      • Processador de Transformação XML: Selecione para enviar batches para este processador para ativar a transformação XML de documentos XML.

    3. Se tiver especificado conversões em TIFF/PDF ou o processamento de reconhecimento como o passo seguinte, selecione a tarefa de conversão ou reconhecimento para executar no campo Tarefa do Processador de Batches.

    4. Em alternativa, selecione o campo Valor por omissão para especificar este processo de libertação como o processo de libertação por omissão para o perfil de cliente.