Noções Básicas sobre Associações e Objetos de Dados Associados

As associações são criadas entre dimensões e pontos de vista em um aplicativo do Oracle Fusion Cloud Enterprise Data Management para garantir que os objetos de dados associados cumpram os requisitos de um aplicativo externo. Se um ponto de vista e seus objetos da cadeia de dados relacionados estiverem vinculados a uma dimensão, isso significa que esses objetos são usados pelo aplicativo externo.

Alterações feitas nos objetos vinculados são importadas do aplicativo externo e exportadas de volta para ele, exceto pelas dimensões de pesquisa vinculada. Por exemplo, se você adicionar 10 novos nós a um ponto de vista associado no Cloud EDM, esses nós serão incluídos na próxima exportação da dimensão para o aplicativo externo.

Existem três tipos de associação no Cloud EDM:

  • Associação de dimensão: Criada automaticamente durante o registro do aplicativo. Quando uma dimensão é registrada para um aplicativo, o Cloud EDM cria automaticamente um ou mais pontos de vista (com base no tipo de aplicativo e informações fornecidas durante o registro) e uma série de objetos de cadeia de dados relacionados. Esse ponto de vista e os objetos de cadeia de dados associados estão associados ao aplicativo externo no nível da dimensão.

    Nota:

    • As dimensões do General Ledger do Oracle Financials Cloud podem ser associadas a vários pontos de vista para oferecer suporte a várias árvores e versões de árvores. Consulte Como Copiar Associações para Criar Árvores ou Versões da Árvore.

    • Todos os outros tipos de aplicativos oferecem suporte a uma única associação de dimensão. Ou seja, para todos os tipos de aplicativos, exceto para o General Ledger do Oracle Financials Cloud, você pode alterar o ponto de vista a que uma dimensão está associada, mas não pode associar uma dimensão a vários pontos de vista.

  • Associação de mapa: Criada manualmente para permitir que você mapeie tipos de nós de dimensões em diferentes aplicativos de origem para uma dimensão em um aplicativo de destino. Quando você cria uma associação de mapa, um conjunto de hierarquias de mapeamento, um conjunto de nós e um ponto de vista também são criados. Você pode definir somente uma associação de mapa para uma dimensão, mas pode mapear vários sistemas de origem no seu mapeamento. Consulte Criação de Pontos de Vista de Mapeamento.
  • Associação de pesquisa: Criada manualmente para dimensões de pesquisa. Quando você cria uma associação de pesquisa, os objetos da cadeia de dados necessários para dar suporte à associação também são criados, caso eles ainda não existam. Isso inclui um ponto de vista, um conjunto de hierarquias (se necessário), um conjunto de nós e o tipo de nó da classe Pesquisa. Associações de pesquisa não são usadas para importar e exportar dados. Você pode criar várias associações de pesquisa para uma dimensão de pesquisa. Consulte Como Criar uma Associação de Pesquisa.

Os dados importados e exportados para uma dimensão são armazenados e exibidos pelos objetos de dados associados à dimensão. Se uma dimensão estiver relacionada a outros objetos de dados, esses objetos estarão desassociados. Apenas os dados contidos pelos pontos de vista associados da dimensão são importados e exportados.

A lista a seguir descreve considerações para associações e objetos de dados associados:

  • Para garantir que os dados de uma dimensão estejam em conformidade com os requisitos do aplicativo externo, algumas configurações de associação não podem ser substituídas pelas configurações dos objetos de dados relacionados. Por exemplo, se uma associação não permitir nós compartilhados, o conjunto de hierarquias associado à dimensão não poderá permitir nós compartilhados.

    As regras de associação protegem essas configurações de dimensão de serem substituídas. Consulte Noções Básicas sobre Regras de Associação.

  • Você pode alterar o ponto de vista e os objetos de dados relacionados associados a uma dimensão. Consulte Associação de um Ponto Vista a uma Dimensão em Aplicativos do Planning e de Formato Livre ou, para aplicativos Universais, consulte Alteração da Associação do Ponto de Vista para uma Dimensão em Aplicativos Universais.
  • Você não pode excluir manualmente as associações que foram criadas como parte do processo de registro do aplicativo (como associações de dimensão). Associações que foram criadas manualmente, como associações de mapa e de pesquisa, podem ser excluídas.

Nota:

Somente objetos de dados associados a uma dimensão devem estar em conformidade com as regras de associação. Os objetos de dados desassociados permitem que você modele e avalie alterações potenciais em dimensões nos casos em que as alterações não estão em conformidade com as regras de associação atuais de uma dimensão.

Status da Associação

O status da associação de um objeto de cadeia de dados identifica se seus dados são usados por um aplicativo externo. Os objetos de dados podem estar associados porque eles próprios são usados em uma associação, ou porque eles contêm um objeto de cadeia de dados associado. Por exemplo, se um ponto de vista que não seja usado em uma associação contiver um conjunto de nós associado a uma dimensão, o ponto de vista terá o status Conjunto de Nós Associado. Para garantir a integridade de dados durante as operações de importação e exportação, regras de validação predefinidas são executadas em objetos de dados com qualquer status de associação, exceto Desvinculado. Consulte Noções Básicas sobre Validações e Restrições.

A tabela a seguir descreve os status de associação dos objetos de dados.

Tabela 20-1 Status de Associação dos Objetos de Dados

Status da Associação Ponto de Vista Conjunto de Nós Conjunto de Hierarquias Tipos de Nós
Associado O ponto de vista é usado em uma associação. O conjunto de nós é usado por um ponto de vista associado. O conjunto de hierarquias é usado por um ponto de vista associado. Os tipos de nós são usados por um ponto de vista associado.
Conjunto de Nós Associado O ponto de vista em si não está associado, mas usa um conjunto de nós associado. O conjunto de nós é usado por um ponto de vista associado Não aplicável a conjuntos de hierarquias Não aplicável a tipos de nós
Conjunto de Hierarquias Associado O ponto de vista em si não está associado, mas usa um conjunto de hierarquias associado. O conjunto de nós em si não está associado, mas usa um conjunto de hierarquias associado. O conjunto de hierarquias é usado por um ponto de vista associado. Não aplicável a tipos de nós
Tipo de Nó Associado O ponto de vista em si não está associado, mas usa um tipo de nó associado. O conjunto de nós não está associado, mas usa um tipo de nó associado. O conjunto de hierarquias não está associado, mas usa um tipo de nó associado. Pode conter tipos de nós associados e não associados.
Vinculado ao Mapeamento

O ponto de vista é usado em uma associação de mapa. Ele pode ser usado em extrações que contêm tipos de nó de especialidade, como os tipos de nó da classe GL Legado ou Pesquisa.

O conjunto de nós é usado em uma associação de mapa.

O conjunto de hierarquias é usado em uma associação de mapa.

Pode conter tipos de nós associados e não associados.
Desassociado O ponto de vista não é usado em uma associação, e todos os objetos de cadeia de dados que ele contém possuem o status de associação Desassociado. O conjunto de nós não é usado em uma associação, e todos os objetos de cadeia de dados que ele contém possuem o status de associação Desassociado. O conjunto de hierarquias não é usado em uma associação, e todos os objetos de cadeia de dados que ele contém possuem o status de associação Desassociado. O tipo de nó possui o status de associação Desassociado.

Para obter mais informações, consulte: