Criação de um Arquivo de Exportação de Dados

O recurso de exportação de dados para um arquivo permite que você exporte dados de um aplicativo Oracle Enterprise Performance Management Cloud para um arquivo de dados. Você pode usar o arquivo de dados para carregar dados para um aplicativo ERP ou um sistema externo.

Ao criar um aplicativo de exportação de dados para um arquivo, observe o seguinte:

  • Quando dimensões são criadas, a ordem da coluna no arquivo de dados é usada para atribuir a ordem das colunas. A primeira coluna do arquivo é atribuída à coluna de dados CONTA.

  • É recomendável exportar somente um ano por vez. Se os intervalos de datas ultrapassarem o limite de um ano, pode ser que a data seja duplicada.

  • Regra de Dados — A categoria do PDV não é não validada.

  • Mapeamento de Carregamento de Dados — Valores de destino não são validados para aplicativos de exportação de dados para um arquivo.

  • Execução do Carregamento de Dados — quando a opção para exportar o arquivo de dados está habilitada, o Data Management cria um arquivo de dados de saída. O nome do arquivo de dados é <Target App Name>_<Process ID>.dat, e ele é gravado no diretório <APPL ROOT FOLDER>/outbox. Você pode acessar o arquivo de dados da página Detalhes do Processo na coluna Arquivo de SAÍDA.

    Quando a regra de carregamento de dados é executada, o Gerenciamento de Dados exporta os dados.

  • Regras de Verificação podem ser criadas com base em um arquivo de exportação de dados. Regras de verificação não podem ser baseadas em valores de destino.

  • O write-back não se aplica a arquivos de exportação de dados.

  • Nesta release, só são suportados tipos de dados numéricos.
  • A opção do aplicativo de destino personalizado continua disponível para exportação de dados de produção para sistemas externos. O Data Management suporta as opções de aplicativo de destino personalizado e de aplicativo de exportação de dados para um arquivo. Com o tempo, a opção de exportação de dados para um arquivo substituirá a opção de aplicativo de destino personalizado devido às suas funções e aos seus recursos aprimorados.

    A opção de exportação de dados para um arquivo é totalmente compatível com o formato de arquivo da opção de aplicativo de destino personalizado de versões anteriores. No entanto, existem pequenas diferenças que podem causar problema de regressão.

    Por esse motivo, é essencial que você migre seus aplicativos de destino personalizados para aplicativos de exportação de dados para um arquivo. Para isso, selecione o processo Manutenção de Sistema denominado Atualizar Aplicativo Personalizado, que pode ser executado para um aplicativo personalizado ou para todos. Consulte Atualização de Aplicativos Personalizados para obter mais informações.

    O processo Atualizar Aplicativo Personalizado converte aplicativos personalizados existentes para os formatos de arquivo usados pela opção de exportação de dados para um arquivo. Ele preserva toda a configuração existente. Depois da conversão dos aplicativos de destino personalizados, você poderá executar a mesma regra de dados que executava anteriormente. Antes de usar o programa de conversão, ajuste quaisquer diferenças nos formatos de arquivo. Por exemplo, a linha do cabeçalho na opção de exportação de dados para um arquivo contém o nome da dimensão, e não UD1, UD2 etc.

Para definir um aplicativo de destino de exportação de dados para um arquivo:

  1. Crie um arquivo .CSV com a lista de colunas na ordem que deseja exportar.

    Nota:

    Não inclua a coluna Valor no arquivo de dados. Se ela estiver incluída, você poderá excluí-la depois que o aplicativo for criado.

    O nome do arquivo é o nome do aplicativo. Portanto, nomeie o arquivo apropriadamente.

  2. Na guia Configuração, em Registro, selecione Aplicativo de Destino.
  3. Na grade de resumo Aplicativo de Destino, clique em Adicionar.
  4. Selecione o aplicativo de destino Local.
  5. Em Selecionar Aplicativo, selecione Exportação de Dados para Arquivo.
  6. Na tela Selecionar, selecione o nome do arquivo de origem.

    A imagem mostra a tela Selecionar.

  7. Para registrar um aplicativo de destino com o mesmo nome que um aplicativo de destino existente, em Prefixo, especifique um prefixo para tornar o nome exclusivo.

    O nome do prefixo é unido ao nome do aplicativo de destino existente. Por exemplo, se você quiser atribuir o mesmo nome a um aplicativo de destino de demonstração que o nome do aplicativo "Vision" existente, você poderá atribuir o prefixo Demo para designar um nome exclusivo ao aplicativo de destino. Neste caso, o Data Management associa os nomes para formar o nome DemoVision.

    A imagem mostra a tela Selecionar Aplicativo.

  8. Clique em OK.

    O sistema registra o aplicativo.

  9. Em Detalhes do Aplicativo, selecione a guia Detalhes da Dimensão.
  10. Edite o Nome da Dimensão e o Nome da Coluna de Dados, conforme necessário.
  11. Em Sequência, especifique a ordem na qual os mapas são processados.

    Por exemplo, quando a dimensão Conta está definida como 1, a dimensão Produto como 2 e a dimensão Entidade como 3, o Gerenciamento de Dados primeiro processar o mapeamento da dimensão Conta, seguida de Produto e depois de Entidade.

  12. Em Ordem das Colunas, especifique a ordem de cada coluna no arquivo de exportação de dados.
    Por padrão, o Data Management atribui a dimensão "Conta" como a primeira coluna na ordem.
  13. Clique em Salvar.
  14. Clique na guia Opções de Aplicativo e selecione quaisquer valores e propriedades aplicáveis para o arquivo de exportação de dados.

    Para obter mais informações sobre a exportação de dados para propriedades de arquivo, consulte Propriedades de Exportação de Dados para Arquivo.

    A imagem mostra a guia Opções de Aplicativo.

  15. Clique em Salvar.
  16. Em Configuração, Configuração de Integração e depois em Formato de Importação, crie um formato de importação com base no tipo de origem que deseja carregar para o aplicativo de destino.

    O formato de importação define o layout dos dados de origem.

    Para obter mais informações, consulte Como Definir Formatos de Importação para Mapeamentos Baseados em Arquivo.

  17. Em Configuração, Configuração de Integração e depois em Local, defina o local para especificar onde os dados serão carregados.

    Para obter mais informações, consulte Definição de locais.

  18. Em Configuração, Configuração de Integração e depois em Mapeamento de Período, defina quaisquer períodos.

    Você define mapeamentos de período para mapear seu sistema de origem para membros da dimensão Período no aplicativo de destino. Você pode definir mapeamentos de período nos níveis Global, de Aplicativo ou do Sistema de Origem.

    Para obter mais informações, consulte Definição de Mapeamentos de Período.

    Para obter informações sobre como carregar vários períodos para dados baseados em arquivo, consulte Carregamento de Vários Períodos de Sistemas de Origem Baseados no EPM Cloud ou em Arquivo.

  19. Em Configuração, Configuração de Integração e depois em Mapeamento de Categoria, define quaisquer categorias para mapear dados do sistema origem

    Para obter mais informações, consulte Definição de Mapeamentos de Categoria.

  20. Em Workflow, em Carregamento de Dados e depois em Mapeamento do Carregamento de Dados, defina o mapeamento do carregamento de dados para mapear membros de dimensão de origem até os respectivos membros de dimensão de aplicativo de destino correspondente.

    Você define o conjunto de mapeamentos de cada combinação de local, período e categoria para que deseja carregar dados.

    Para obter mais informações, consulte Criação de Mapeamentos de Membros.

  21. Em Workflow, em Carregamento de Dados e depois em Regra de Carregamento de Dados, defina uma regra de carregamento de dados para um local e uma categoria. A regra de dados determina os dados importados do sistema de origem.

    Para obter mais informações, consulte Como Definir Detalhes da Regra de Carregamento de Dados para um Sistema de Origem Baseado em Arquivo.

    Marque a caixa "Importar da Origem" para ver os dados e os resultados mapeados no workbench antes de carregar os dados do sistema de origem. Depois que tudo estiver confirmado, mais importações de dados poderão ser carregadas para o workbench e exportadas para o aplicativo EPM Cloud na mesma etapa.

  22. Execute a regra de carregamento de dados para definir as opções de execução da regra de carregamento de dados.

    Você pode executar a regra de carregamento de dados para um ou mais períodos. Em seguida, você verifica se os dados foram importados e transformados corretamente e depois exporta-os para o aplicativo de destino.

    Consulte os seguintes tópicos sobre a regra de carregamento de dados: