Como Trabalhar com a Automação de Taxas Nacionais

As regras de automação de impostos podem ser definidas como Regras Globais, Regras de Domicílio e Regras de Entidade. Quando você cria uma regra global usando o formulário Global de Automação de Impostos e ela é salva, esta é copiada para todos os Domicílios e Entidades.

Se necessário, a regra Global pode ser substituída no nível Domicílio ou Entidade. Quando você cria uma regra de Domicílio usando o formulário Domicílio de Automação de impostos e ela é salva, esta é copiada para todas as Entidades pertencentes a esse domicílio. Se necessário, essa regra pode ser substituída no nível da Entidade.

Você pode adicionar várias regras para cada conta. Para aumentar a flexibilidade da automação de impostos, você pode executar o seguinte para cada regra criada:

  • Selecione outra regra de automação de impostos (Lógica). Você pode criar duas ou mais regras, todas usando a mesma Lógica ou outra seleção de lógica para cada uma delas. As seleções lógicas incluem Método Pull, Movimento, Método Squeeze, Anualizar, Desanualizar, Ajuste Nacional e Ano Anterior.
  • Selecione outra origem (Conta de Origem). É possível selecionar outra Conta de Origem para cada regra ou as mesmas Contas de Origem para uma ou mais regras.
  • Selecione outro membro Cenário (Cenário de Origem) para cada regra.

A automação de taxas é executada quando você realiza a Consolidação.

Para executar a Automação de Impostos Nacionais:

  1. Na página Inicial, clique em Aplicativo e em Visão Geral.
  2. Clique na guia Dimensões e, na dimensão Origem de Dados, crie os membros da Origem de Dados que você precisa que armazenem regras de automação de impostos. Consulte Adicionando Regras de Automação de Impostos à Dimensão Origem de Dados.
  3. Na Página inicial, clique em Ferramentas e, em seguida, em Variáveis.
  4. Na guia Variáveis de Usuário, em Conta, selecione o formulário Conta de Destino da Automação Fiscal e clique em Salvar. A conta é exibida no formulário Automação de Impostos.
  5. Na Página inicial, clique em Aplicativo, em Configuração e em Automação de Impostos.

    Nota:

    Se o período não tiver sido iniciado, a tela Regras Globais ficará em branco.

    Selecione Automação de Impostos
  6. Selecione o escopo apropriado da regra de automação de impostos:
    • Regras Globais - As regras globais se aplicam a todas as entidades, independentemente do domicílio. Ao atualizar uma regra global no formulário Automação Global de Impostos, a regra modificada é propagada para todas as Entidades. Depois que uma regra global é propagada para todos os Domicílios e Entidades, ela aparece nos formulários Domicílio p/Automação de Impostos e Entidade p/Automação de Impostos. Se necessário, as regras globais podem ser substituídas no nível Domicílio ou Entidade. Por padrão, somente usuários com função de Administrador do Sistema podem propagar regras globais para todos os Domicílios e Entidades após salvá-las.

      Usuários ou grupos devem receber a permissão Iniciar para a regra de negócios Salvar Dados Globais de Automação de Impostos para distribuir e gerenciar regras globais.

    • Regras de Domicílio - As regras de domicílio se aplicam a todas as entidades associadas a um determinado domicílio. O Domicílio refere-se ao país ou à jurisdição em que a entidade paga impostos. Por exemplo, o Canadá é o domicílio nacional da entidade legal Montreal e os EUA são o domicílio nacional da entidade legal Nova Iorque. Ao modificar uma regra de domicílio no formulário Domicílio p/Automação de Impostos e salvá-la, a regra é propagada para todas as entidades pertencentes ao domicílio selecionado.

      Depois que uma regra de domicílio é propagada para todas as Entidades, ela aparece no formulário Entidade p/Automação de Impostos. Se necessário, as regras de domicílio podem ser substituídas no nível da Entidade. Por padrão, apenas os usuários com função de Administrador do Sistema podem propagar as regras de domicílio para as entidades apropriadas após salvá-las.

      Usuários ou grupos devem receber a permissão Iniciar na regra de negócios Salvar Automação de Impostos para propagar e gerenciar regras de domicílio.

    • Regras de Entidade - As regras de entidade se aplicam à entidade que você selecionou.

    Automação Fiscal Nacional

    Nota:

    • Por padrão, apenas usuários com função de Administrador do Sistema podem propagar regras globais e de domicílio para as entidades apropriadas após salvá-las.
    • Os usuários com uma função de Usuário Avançado ou Usuário devem receber a permissão Iniciar para a regra de negócios Salvar Dados Globais de Automação de Impostos para propagar e gerenciar regras globais.
    • Os usuários com uma função de Usuário Avançado ou Usuário devem receber a permissão Iniciar na regra de negócios Salvar Automação de Impostos para propagar e gerenciar regras de domicílio.
    • Nenhuma permissão Iniciar de regra de negócios é necessária para propagar e gerenciar de Regras de Entidade.

    Por exemplo, um Administrador do Serviço pode conceder a permissão Iniciar para a regra Salvar Dados Globais de Automação de Impostos ao grupo Administradores de Automação Global do cartão de Regras. Isso permite que os membros do grupo Administradores de Automação Global modifiquem e propaguem as regras de automação de impostos globais.

    A tabela abaixo mostra a regra de negócios correspondente e o formulário para cada escopo de regra de automação de impostos nacional.

    Tabela 20-4 Automação Fiscal Nacional

    Escopo Propagação da Regra de Negócios Formulário
    Regras Globais Salvar Dados Globais de Automação de Impostos Automação de Impostos - Global
    Regras Domiciliares Salvar Automação de Impostos Domicílio da Automação de Impostos
    Regras de Entidade N/A Entidade da Automação de Impostos

    Note que as regras de Global e Domicílio não devem ser atualizadas nos níveis de Domicílio e Entidade. É recomendado sempre desabilitar as regras em cascata e criar uma regra de Domicílio e Entidade se as regras em cascata não forem obrigatórias. Por exemplo: você tem uma regra Global para EXTRAIR 100% da Conta X. Depois, em um Domicílio específico, você precisa atualizar a regra para EXTRAIR em 50% da Conta X. Para isso, você deve desabilitar a regra Global no nível do Domicílio e criar uma nova regra Domicílio que extraia 50% da Conta X. Não atualize a regra Global em cascata no nível do Domicílio.

    Isso vale também para regras de Domicílio em cascata no nível da Entidade.

  7. Opcional: Se a página estiver em branco, em Ações, selecione Automação de Taxas e, em seguida, Mostrar Todas as Contas. Essa etapa adiciona uma nova regra em branco para cada conta de imposto. Consulte Adicionando Regras de Automação de Impostos à Dimensão Origem de Dados.
  8. Clique com o botão direito do mouse na célula de nome da regra (por exemplo, Regra Global 1) para exibir o menu pop-up, selecione Automação de Impostos e, por fim, selecione Adicionar Regra para criar uma regra adicional para cada conta fiscal. A regra é criada na parte inferior como última regra, e a data de regra selecionada é copiada para a linha recém-criada.

    Nota:

    Ao adicionar a regra, verifique se os membros de espaço reservado já foram criados na dimensão Origem de Dados; caso contrário, Adicionar Regra não criará uma nova linha. Você só poderá adicionar a Regra 2 depois que a Regra 1 for definida e salva. Consulte Adicionando Regras de Automação de Impostos à Dimensão Origem de Dados
  9. Clique em Salvar para salvar a regra.
  10. Opcional: clique com o botão direito do mouse na célula de nome de regra para exibir o menu, selecione Automação de Impostos e, por fim, selecione Excluir Regra para excluir uma regra por conta. A regra Excluir exclui a regra selecionada deslocando as regras do final da lista para cima. A exclusão da primeira linha apenas limpa a regra; a linha não é removida.

    Nota:

    Não é possível excluir as regras Globais do formulário Domicílio nem excluir as regras Globais e de Domicílio do formulário Entidade.
  11. Opcional: Na coluna Desativado, selecione Desativado para excluir a entidade do cálculo. Por padrão, Habilitar é selecionado para todas as entidades base.

    Por exemplo, para substituir as regras Globais e de Domicílio por uma regra de Entidade, defina as regras Globais para Desabilitado e habilite uma Regra de Entidade para substituir as outras regras e redirecionar os valores.


    Habilitar e Desabilitar Seleção
  12. Em Lógica, na lista suspensa, selecione a lógica a ser aplicada à linha. É possível selecionar outra regra de automação de impostos para cada regra criada para a conta. As regras a seguir estão disponíveis:
    Seleção lógica
    • Pull -- Obtém a porcentagem especificada da conta de origem e aplica-a à de destino

      Exemplo:

      • PULL 50%
      • Conta de Origem : 100
      • Destino = (100 * 50%) = 50
    • Movimentação -- Obtém a diferença entre o valor do período atual da conta de origem e o último período do valor do ano anterior da conta de origem e aplica ao valor da conta de destino.

      Exemplo:

      • MOVE 20%
      • Conta de origem: Ano anterior: 100; Atual: 150
      • Destino = ((150-100) * 20%) = 10
    • Squeeze -- O valor na interseção da Conta de origem e da Movimentação de origem deve ser igual ao saldo final nas Diferenças Temporárias da Conta de destino durante o squeeze das informações do livro e de quaisquer agendamentos complementares.

      Extrair do agendamento complementar (como os Ativos Fixos):

      • Exemplo 1: Ativos Fixos:
        • Conta/Movimentação de Origem = -8110 (Base do Livro menos Base do Imposto para Propriedade e Instalação Relacionada, e Movimentação do Ano Atual)
        • Diferenças Temporárias do Saldo Final para Conta/Movimentação de destino = -8110

          Nota:

          Se qualquer outra Movimentação da conta de destino for preenchida em Diferenças Temporárias, ela será "extraída" (subtraída) para que o saldo final permaneça o valor da Conta/Movimentação de Origem.
      • Exemplo 2:
        • Conta/Movimentação de Origem dos Ativos Fixos = -8110 (Base do Livro menos Base do Imposto para Propriedade e Instalação Relacionada, e Movimentação do Ano Atual)
        • Diferenças Temporárias do Saldo Final para Conta/Movimentação de destino = -8110.
        • Saldo de Abertura Ajustado em Diferenças Temporárias da Conta de destino = 1000
        • A Diferença entre o Ajuste do Saldo Inicial 1000 e a Movimentação do Total de P&L -9100 ainda é igual a -8110

      Extrair quando os dados de origem forem equivalentes aos Dados do Livro:

      • Quando nenhuma Movimentação de origem ou de destino for especificada na Automação de Impostos, o valor padrão da Movimentação de origem será Fechamento do Balancete e o valor padrão da movimentação de destino será Automatizada (Ano Atual). Uma conta de livro de Origem válida deve ser especificada.
      • O valor será exibido em Diferenças Temporárias na Movimentação Automatizada e o Saldo Final será igual ao valor da Conta de Livro de Origem.
    • Anualizar—Permite que valores de anos parciais sejam anualizados em valores de anos integrais.
    • Desanualizar—Permite que valores de anos integrais sejam desanualizados em valores de anos parciais com base no período da regra.
    • Ajuste Nacional—Permite o ajuste (por exemplo, estorno) de uma Diferença Nacional ou Temporária na Provisão Regional.
    • Ano Anterior—Permite incluir os dados do ano anterior em uma provisão.

    Nota:

    Para obter exemplos detalhados da lógica de Anualizar, Desanualizar, Ajuste Nacional e Ano Anterior, consulte Exemplos da Lógica de Automação de Impostos.

    Para obter exemplos da criação de regras que contêm uma combinação de várias regras para executar uma transação, consulte Criação da Automação de Impostos Usando Várias Combinações de Regras.
  13. Em Porcentagem, informe um número inteiro ou decimal para representar o percentual dos dados do livro a serem copiados para a entidade selecionada. Por exemplo, para 100%, informe 1 ou, para 50%, informe 0,5. Os números são exibidos corretamente quando você sai da célula.
    Informe a porcentagem dos dados do livro a serem copiados para a entidade selecionada.
  14. Em Conta de Origem, selecione o número da conta de origem a partir da qual você deseja copiar os dados. Você pode selecionar outra Conta de Origem para cada regra criada para a conta.
    Selecionar a Conta de Origem
  15. Em Movimentação de Origem, selecione o membro de Movimentação que deseja usar para mover os dados.
    Selecionar a Conta
  16. Na lista suspensa, em Movimentação de Destino, selecione o membro de Movimentação que deseja usar para mover os dados. Se nenhum valor for selecionado, o padrão será Automatizado para a dimensão Movimento.
    Selecionar a Movimentação de Destino
  17. Em MultiGAAP de Origem, selecione o membro MultiGAAP do qual os dados serão extraídos.
    Selecionar o MultiGAAP de Origem
  18. Na lista suspensa, em MultiGAAP de Destino, selecione o membro MultiGAAP para o qual deseja mover os dados.
    Selecionar MultiGAAP de Destino
  19. Na lista suspensa, em Cenário de Origem, selecione o Cenário de onde os dados serão obtidos. Você pode definir um membro Cenário específico para cada regra.
    Seleção de Cenário de Origem

    Nota:

    As alterações nos dados do Cenário de origem não impactarão no cenário de destino com base nas regras de Automação de Impostos. Por exemplo, se uma regra Automação de Impostos for definida para obter dados do cenário GAAP de origem, as alterações no sistema de cenário não impactarão o Cenário STAT. Defina a regra de negócios Impactar Entidades com Dados no Cubo da Console.
  20. Para Eliminações Intercompanhias somente, na lista suspensa, em ICP de Origem, selecione o membro Intercompanhia que deseja usar como origem para calcular eliminações Intercompanhias. Você pode definir um membro de origem Intercompanhia específico para cada regra.
    Origem da Eliminação Intercompanhia
  21. Na lista suspensa em Origem de Dados da Origem, você pode selecionar os membros da Origem de Dados que tenham o atributo Origem da Dados da Origem da Automação de Impostos. Quando você não seleciona a coluna Origem de Dados da Origem, o membro da Origem de Dados da Origem é definido como Pré-imposto por padrão.

    Você pode definir um membro da Origem de Dados para cada regra.

    Origem de Dados da Origem

    Nota:

    Um novo atributo personalizado Origem de Dados da Origem da Automação de Impostos é adicionado na dimensão Origem de Dados. Consulte também: Definição dos Atributos da Origem de Dados
    .
  22. Clique em Salvar. Você pode ver quais entidades foram impactadas exibindo Status dos Dados. Quando você clicar em Salvar, todas as regras serão enviadas aos Domicílios e Entidades base.

    A entidade base herda as regras definidas para regras específicas de Domicílio ou, se isso não for especificado, a entidade base herdará as regras definidas no formulário Global.

  23. Em Ações, selecione Consolidar para executar a Automação de Impostos.