Este tópico contém informações úteis para você criar Dashboards 2.0:
Sobre o Designer do Dashboard 2.0
O Designer do Dashboard consiste nos seguintes componentes do dashboard:
Abertura do Designer do Dashboard 2.0
Lembre-se de que os Dashboards 2.0 na página Dashboards são identificados por um dos seguintes ícones:
(Ícone do Dashboard 2.0 na interface padronizada)
(Ícone do Dashboard 2.0 na interface legada)
Para o Designer do Dashboard 2.0:
Selecione uma das seguintes opções:
Clique em Criar e depois selecione Dashboard 2.0 para criar um dashboard.
Para editar um dashboard, na coluna Ações à direita do Dashboard 2.0 que você deseja editar, clique em (Ações) e em Editar.
Se você não precisa trabalhar com dados ao editar um Dashboard 2.0, mas deseja realinhar os componentes e blocos do dashboard, por exemplo, clique em (Ações) e em Editar sem Dados.
Se o Dashboard 2.0 estiver aberto no ambiente de tempo de execução, você pode alternar desse ambiente para o ambiente do Designer de Dashboard.
Clique em Ações e selecione Editar ou Editar sem Dados.
Origens de Dados para Gráficos
O Dashboard 2.0 oferece suporte a grades ad hoc, formulários e cubos para escolha dos dados. Você pode escolher origens de dados na paleta de objetos.
Nota:
Você pode incluir até 12 componentes em um Dashboard 2.0.
O painel de propriedades fornece informações completas da origem de dados para um componente do dashboard na guia Gráfico . Selecione o componente do dashboard e clique em
(Gráfico). As informações da origem de dados são exibidas sob o título Visualização.
Ao usar um cubo como a origem de dados para análise rápida, arraste-o da paleta de objetos e solte-o no workspace do dashboard. Em seguida, clique na caixa Pesquisar e insira o nome do membro ou inicie o seletor de membros para escolher membros. A guia Layout será exibida no painel de propriedades, no qual você poderá girar as dimensões e escolher quais dimensões aparecem no PDV, no eixo da linha ou da coluna. Consulte Sobre a Análise Rápida.
Nota:
O limite máximo é 50 membros em todas as dimensões que podem ser selecionadas para criar um gráfico usando a análise rápida. Esse limite e o número de dimensões no cubo determinará o tamanho máximo da grade que é suportado em um gráfico com base em uma análise rápida.
Quando a origem de dados para um componente do dashboard é um formulário ou uma grade ad hoc, os dados são extraídos usando a definição do formulário.
Você pode alterar o formulário de origem no painel de propriedades clicando na propriedade Formulário da guia (Gráfico) do painel de propriedades.
A quantidade total de dados de formulário permitida para visualização em um gráfico é de 10.000 células. Por padrão, isso equivale a 100 linhas e 100 colunas. Entretanto, você pode alterar o número de linhas e colunas para qualquer combinação com um total de 10.000 células ou menos. Por exemplo: se você reduzir o número de linhas para 5, poderá aumentar o número de colunas para 2.000 (5 x 2.000 = 10.000).
Se a precisão de um formulário for definida, os valores exibidos após a conversão para o Dashboard 2.0 se basearão na configuração de precisão do formulário. Se o valor de precisão em um formulário não for definido, os valores exibidos após a conversão para o Dashboard 2.0 poderão sofrer alterações.
Nota:
Quando a origem de dados para um componente do dashboard for um formulário e esse formulário tiver linhas com células de cabeçalho em branco ou linhas de fórmula vazias que não foram configuradas, as legendas correspondentes do gráfico não serão exibidas.
Para tipos de gráfico de Rosca, Pizza e Gauge, você pode adicionar vários gráficos a um componente. Para adicionar vários gráficos, clique em Único ou Vários na propriedade Exibição do gráfico. Se a opção Único for selecionada, o gráfico exibirá apenas a primeira coluna dos dados do formulário subjacente. Se a opção Vários for selecionada, um gráfico será exibido para cada coluna dos dados do formulário subjacente.
Nota:
Para dashboards com tipos de gráfico de Rosca, Pizza e Gauge que foram convertidos do Dashboard 1.0 para o Dashboard 2.0, a opção padrão para a propriedade Exibição é Vários. Para Dashboards 2.0 recém-criados, a opção padrão para Exibição é Único.
Mais Informações Úteis sobre o Dashboard 2.0
Ao criar um dashboard, clique em Ações e depois selecione Salvar e Executar para ver imediatamente qual será aparência e o funcionamento dele para um usuário. Para retornar ao modo de designer e continuar criando o dashboard, clique em Ações e selecione Editar ou Editar sem Dados.
Por padrão, os dados ausentes ou suprimidos são representados nos gráficos como zeros. Para tipos de gráfico selecionados (Área, Bolhas, Combinação, Linha, Radar e Dispersão), você pode desabilitar essa configuração selecionando a opção Faltam Valores como Zero na Plotagem nas configurações do gráfico. Quando esta opção está desabilitada, os dados ausentes ou suprimidos são ignorados e não são mais representados como zeros nesses tipos de gráfico.
Para ver as considerações sobre o Dashboard 2.0, consulte Considerações sobre o Dashboard 2.0.
Vídeos
Sua Meta | Assista a Este Vídeo |
---|---|
Aprenda a criar um dashboard com vários componentes no Designer do Dashboard 2.0. |
![]() |