Criando Filtros Simples

Importante: este recurso só estará disponível se o Editor de Público-alvo estiver habilitado para a sua conta. Com a versão 19C, o Editor de Público-Alvo agora é habilitado automaticamente para todas as novas contas. Se você tiver uma conta provisionada antes da versão 19C que não tenha o Editor de Público-Alvo e quiser habilitá-lo para a sua conta, faça logon no My Oracle Support e crie uma solicitação de serviço. Quando o Editor de Público-Alvo está habilitado para uma conta, os filtros clássicos existentes continuam podendo ser executados, editados e salvos como outro filtro clássico, mas não é possível criar um novo filtro clássico de uma marca no Editor de Filtro. Se o Editor de Público-alvo não estiver habilitado, consulte Filtros Clássicos para obter mais informações sobre filtros.

Observação: este tópico se aplica ao novo Editor de Filtro. Se você estiver trabalhando com o novo Editor de Filtro, consulte Novo Editor de Filtro - Criando filtros.

Um filtro tem um tipo específico, que define a categoria de dados dos seus critérios de direcionamento, como, por exemplo, comportamento Dados do Perfil ou E-mail. Para obter uma lista dos tipos de filtro disponíveis, consulte Sobre tipos de filtro.

Você cria um filtro criando regras. As regras são compostas por atributos e condições. Por exemplo, uma regra poderia filtrar clientes que abriram uma campanha (atributo) nos 7 últimos dias (condição).

As regras são aplicadas no momento em que o filtro é avaliado. Isso significa que os registros mais atuais são sempre selecionados à medida que a sua lista evolui medida que a sua lista evolui por meio de alterações.

Você usa o Editor de Filtro para criar filtros.

Neste tópico, você aprenderá sobre:

Criando filtros simples

Para criar um filtro:

  1. Clique emO ícone Listas Dados na barra de navegação lateral e selecione Listas de Perfis. (Não está vendo esta opção? Consulte o tópico .)
  2. Escolha a lista com que deseja trabalhar na lista suspensa Lista de Alterações.
  3. Clique em Criar Filtro e selecione uma das três opções a seguir:
    • Criar Filtro de Lista
    • Criar Filtro de Lista de Canais de Aplicativo

      Importante: o Filtro de Lista de Canais de Aplicativo só estará disponível se o Aplicativo Móvel estiver habilitado para a sua conta.

    • Criar Filtro da Lista de Canais de Push da Web

      Importante: os Filtros de Lista de Canais Push da Web estarão disponível apenas se o Push da Web estiver habilitado para a sua conta.

    Dica: alternativamente, você pode navegar até Públicos-alvo > Filtros e clicar em Criar Filtro e usar a página de gerenciamento Filtros para criar um filtro.

  4. Selecione o tipo de filtro que deseja criar. Para ver descrições de todos os atributos, consulte Atributos de Filtro Simples e Clássico.

    Dados de perfil
    Incluem atributos de membros da tabela e de perfil.

    Por padrão, os filtros de dados de perfil podem incluir até to 8 condições e filtros comportamentais podem incluir até 5 condições.

    Observação: pode ser que as contas habilitadas com o Editor de Público-Alvo antes da versão 19C precisem fazer logon no My Oracle Support e criar uma solicitação de serviço.

    Para solicitar a alteração dos valores padrão, faça login no My Oracle Support e crie uma solicitação de serviço. Para filtros de perfil de Canal de Aplicativo, você também pode acessar atributos de perfil de Canal de Aplicativo. Além disso, para os filtros Lista de Canais de Push da Web, você pode acessar atributos de perfis de Push da Web.

    Comportamento de e-mail
    Inclui atributos de interação e idade para o canal de e-mail.

    Comportamento de formulário
    Inclui atributos de formulário visualizado e de formulário enviado.

    Comportamento da Web
    Inclui atributos para eventos de remarketing de idade do Omniture.

    Comportamento de SMS
    Inclui atributos de interação e idade para o canal de SMS.

    Importante: disponível apenas se o Oracle Responsys SMS estiver habilitado para a sua conta.

    Comportamento de Push da Web
    Inclui atributos de idade e interação para o canal de Push da Web.

    Importante: disponível apenas se o Push da Web estiver habilitado para a conta.

    Comportamento de Push
    Inclui atributos de interação e idade para o canal de Push. Disponível somente para os filtros de Lista de Canais de Aplicativo.

    Comportamento de exibição
    Inclui o atributo de Data da última de atualização do cookie.

    Outros
    Inclui atributos de importação e de Programa.

  5. Arraste os atributos até a tela e especifique condições para cada atributo. Conheça algumas dicas abaixo.
  6. Use agrupadores para agrupar regras. Quando você exclui um agrupador, todas as regras dele também são excluídas.
  7. Para alterar operadores, comparações e valores, clique no item que deseja alterar e selecione o valor desejado.
  8. Clique em Obter Contagem para estimar quantos destinatários resultarão de determinado filtro.
  9. Clique em Exibir descrição de filtro e adicione uma descrição.

    A descrição do filtro é exibida na tela Editor de Público-alvo. Adicione uma descrição significativa para que possa identificar o filtro com facilidade no futuro.

  10. Para evitar o envio de mensagens duplicadas para usuários conhecidos que se registraram em vários dispositivos, marque a caixa de seleção Remover no RIID de Perfil. Essa opção só se aplica a filtros de Lista de Canais de Aplicativo e a filtros de Lista de Canais Push da Web.
  11. Clique em Salvar.

Agora você pode usar o filtro. Para obter mais informações sobre a utilização de filtros com o Editor de Público-alvo, consulte Públicos-alvo.

Dicas para criar condições de filtro

Ao especificar as condições de filtro, lembre-se do seguinte:

  • Cada filtro Dados do Perfil pode ter até oito condições.

    Observação: pode ser que as contas habilitadas com o Editor de Público-Alvo antes da versão 19C precisem fazer logon no My Oracle Support e criar uma solicitação de serviço.

  • Cada filtro Comportamental pode ter até cinco condições.

    Observação: pode ser que as contas habilitadas com o Editor de Público-Alvo antes da versão 19C precisem fazer logon no My Oracle Support e criar uma solicitação de serviço.

  • A condição "não contém" aplica-se apenas a registros que contêm um valor, não a registros com um valor nulo. Isso significa que seu conjunto de resultados incluirá registros que contêm qualquer valor, exceto o especificado, mas não registros sem valores. Por exemplo, a regra "Estado não contém Califórnia" incluirá registros em Nova York, Pensilvânia e Texas, mas não registros na Califórnia ou que não contenham valor. Para incluir registros vazios também, adicione OU "Estado" - "é nulo" à regra.
  • A condição "Entre" inclui a primeira e a última datas do intervalo de datas definido.

    Observação: consultas SQL que usam a condição BETWEEN não incluem o dia final em um intervalo de datas. Para garantir a consistência, adicione um + 1 à data final do SQL.

  • Os períodos disponíveis dependem das campanhas selecionadas. Por exemplo, se você selecionar Qualquer campanha, poderá filtrar por A qualquer hora. No entanto, se você selecionar qualquer outra opção, poderá filtrar por A qualquer hora nos últimos 180 dias, em vez de A qualquer hora. Quando você seleciona qualquer opção, exceto Qualquer campanha, os intervalos de data ou de hora especificados deverão ficar dentro dos 180 dias.
  • Para o período É menor ou Igual a, o valor padrão é 30 dias.

Trabalhando com Filtros

Como salvar um conjunto de resultados do filtro

Você pode salvar o resultado de um filtro como um conjunto de RIIDs em uma PET (Profile Extension Table). A Tabela de Extensões de Perfil (PET) é totalmente independente do filtro, mas está associada à mesma lista de perfis. Isso significa que para atualizar as RIIDs depois de salvar o conjunto de resultados do filtro, você precisa gerar um novo conjunto de resultados de filtro e salvá-lo novamente na mesma PET.

Para salvar o conjunto de resultados de um filtro:

  1. Clique emO ícone Listas Dados na barra de navegação lateral e selecione Listas de Perfis. (Não está vendo esta opção? Consulte o tópico .)
  2. Abra o filtro com que deseja trabalhar.
  3. Clique em Conjunto de Resultados.

    A caixa de diálogo Especificar Tabela de Extensões de Perfil aparece.

  4. Insira um nome exclusivo e selecione a pasta para a PET.
  5. Para remover registros duplicados com o mesmo endereço de e-mail do conjunto de resultados, marque a caixa de seleção Remover registros duplicados com o mesmo endereço de e-mail.

    Se você selecionar essa opção, a PET usará o registro mais antigo.

  6. Salve o seu conjunto de resultados.

Enquanto o conjunto de resultados é gerado, você pode verificar o Histórico de Carga da PET para ver o andamento da geração. Depois que a consulta do filtro é concluída com êxito, o Conjunto de Resultados é salvo na PET com o status da carga Concluído. O campo Linhas Adicionadas mostra o número de RIIDs salvas na PET.

Para verificar o andamento da geração do conjunto de resultados:

  1. Navegue até a pasta que contém a PET.
  2. Clique em ao lado do nome da PET e selecione Exibir Histórico.

    A página Histórico de Carga aparece, exibindo todas as cargas para a PET selecionada.

  3. Clique no nome da carga que deseja.

    O nome da carga é igual ao nome do filtro.

Os detalhes da carga são exibidos no painel da direita. A linha Status da Carga mostra o status da geração do Conjunto de Resultados do filtro.

Exibindo números de filtros

Você pode obter contagens de filtro para estimar quantos destinatários resultarão de determinado filtro. Isso o ajuda a projetar filtros que gerem o público-alvo do tamanho certo para a sua campanha.

Você pode obter contagens de filtros de uma destas duas maneiras:

  • Contagem Rápida — obtém uma contagem estimada do filtro com base em uma amostra aleatória da lista associada ao filtro. Com uma contagem rápida, você pode obter resultados rápidos com considerável precisão, e mais de um usuário pode obter contagens rápidas ao mesmo tempo.
  • Contagem Real — obtém uma contagem real com base na lista inteira. Este é um processo demorado que bloqueia a execução de qualquer outra contagem. Portanto, utilize essa ferramenta esporadicamente.

Para listas com mais de 100.000 registros, você precisa executar uma contagem rápida antes de executar uma contagem real. Para listas com menos de 100.000 registros, obter o número automaticamente executará a Contagem Real e você não precisará fazer uma Contagem Rápida primeiro.

Você só pode executar uma contagem real de cada vez. Se a consulta de contagem real não terminar durante a sua sessão, você poderá vê-la a próxima vez que abrir a página Listas de Perfis. O cálculo não leva em conta nenhuma exclusão especificada para uma campanha.

Para obter contagens:

  1. Com o seu filtro aberto no Editor de Filtro, salve o seu filtro.
  2. Escolha uma opção:
    • Clique em Obter Contagem.
    • Clique em Obter Contagem Real.

A contagem agora é exibida na guia Filtros da página Listas de Perfis.

Relacionado