Faturamento de Empréstimos e Cálculo de Juros

Um segmento da fatura é gerado para um empréstimo quando sua conta de acordo de serviço é incluída na próxima fatura.

Os fatores em um tipo de acordo de serviço de empréstimo controlam quando um segmento da fatura é gerado para um empréstimo. Geralmente, os tipos de Acordo de Serviço para acordos de serviço de empréstimo são configurados para usar o faturamento do calendário de aniversário. Para essa configuração:

  • Você deve indicar o tipo de faturamento de aniversário na opção de faturamento do calendário. Atualmente, é oferecido suporte apenas para o Faturamento no Próximo Aniversário (isso significa que os empréstimos são faturados antecipadamente, como um empréstimo clássico por hipoteca). Para obter mais informações sobre como esse método de faturamento controla a data final do segmento da fatura de empréstimo, consulte Usando o Método de Aniversário .
  • Você deve usar como referência uma frequência de faturamento de aniversário consistente com a frequência da cobrança recorrente (por exemplo, mensal, trimestral etc.).

Para configurar um empréstimo cobrado mensalmente, defina os seguintes campos em Tipo de Acordo de Serviço - Faturamento:

  • Usar Faturamento do Calendário: Faturamento no Próximo Aniversário
  • Frequência de Aniversário da Fatura: Mensalmente
  • Valor Total da Fatura: Obrigatório
  • Cobrança Recorrente: Obrigatório
  • Frequência da Cobrança Recorrente: Mensalmente
  • Rótulo de Valor Total da Fatura: Valor do Empréstimo
  • Rótulo do Valor da Cobrança Recorrente: Valor do Pagamento

Se o seu tipo de empréstimo for faturado em uma data exata (por exemplo, sempre no 15º dia do mês) ou com um número exato de dias entre cada fatura (por exemplo, a cada 14 dias), seu empréstimo deverá ser configurado para usar a opção de faturamento do calendário Usar Período de Faturamento. Para que as faturas do empréstimo sejam criadas em datas específicas, o sistema executa as seguintes suposições:

  • Sua programação do ciclo de faturamento para a conta de faturamento é definida com as datas de faturamento do empréstimo desejadas e é definida com a data inicial da janela igual à data final da janela.
  • Você define uma programação de período de faturamento correspondente à sua programação do ciclo de faturamento. Cada data da fatura da programação do período da fatura deve corresponder à data inicial da janela do ciclo de faturamento, e cada data final do segmento da fatura da programação do período de fatura deve ser definida para a data final do período do empréstimo.
  • Considerações da primeira fatura. Se a Opção de Data Inicial do Tipo de Acordo de Serviço de empréstimo indicar que o primeiro dia do acordo de serviço deve ser faturado, a data inicial do acordo deverá corresponder à data inicial da janela da próxima programação do ciclo de faturamento da conta. Se a Opção de Data Inicial do Tipo de Acordo de Serviço de empréstimo indicar que o primeiro dia do acordo não deve ser incluído, a data inicial do acordo deverá ser um dia antes da data inicial da janela da próxima programação do ciclo de faturamento da conta.
  • Defina sua freqüência da cobrança recorrente para que seja igual à freqüência de seus períodos da fatura.

O modo como o segmento da fatura afeta o saldo do cliente e como afeta o livro razão é controlado pelos vários algoritmos definidos no tipo de acordo de serviço de empréstimo e tipo de segmento da fatura:

  • O algoritmo de programação de empréstimo do tipo de acordo de serviço controla o modo como a programação de amortização de empréstimo é calculada.
  • O algoritmo de cobrança de juros de empréstimo do tipo de acordo de serviço controla como os juros são calculados.
  • O algoritmo de criação do tipo de segmento da fatura controla como as linhas da fatura são criadas.
  • O algoritmo financeiro de tipo de segmento da fatura controla como o livro razão é afetado pela fatura.

A 2ª entrada na tabela a seguir contém um exemplo da transação financeira produzida pelos algoritmos do pacote base (observe que a primeira transação financeira na tabela foi descrita em Lançando o Valor Principal por meio de um Ajuste).

Evento

Contabilização do LR

Efeito no Saldo Atual

Efeito no Saldo a Pagar

Saldo Atual

Saldo a Pagar

O acordo de serviço de empréstimo está ativado

Empréstimo a Receber de Longo Prazo 100000

Numerário <10000>

0

10.000

0

10.000

longo prazo: 10.000

O primeiro segmento da fatura é produzido

Juros:

Empréstimo a Receber de Longo Prazo 41,66

Receita de Juros <41,66>

Transferir de Longo Prazo para Curto Prazo:

Empréstimo a Receber de Curto Prazo 438,71

Empréstimo a Receber de Longo Prazo <438,71>

438,71

41,66

438,71

10.041,66

curto prazo: 438,71

longo prazo: 9.602,95

Vários pontos importantes são ilustrados acima:

  • Quando um segmento da fatura é produzido para um acordo de serviço de empréstimo, ocorre o seguinte (se você usar um algoritmo de criação de segmento da fatura Criar Segmento da Fatura para Empréstimos ):
    • O algoritmo de criação de segmento da fatura do tipo de acordo de serviço de empréstimo chama o algoritmo cobrança de juros de empréstimo do tipo de acordo de serviço.
    • O algoritmo de cobrança de empréstimo de juros do pacote base calcula juros simples com base em: 1) principal não faturado (ou seja, o saldo a pagar do acordo de serviço menos o saldo atual), 2) o número de períodos de faturamento cobertos pela fatura e 3) a tarifa de juros. Para obter mais informações sobre o algoritmo de cálculo de juros do pacote base, consulte o tipo de algoritmo LINT-SI.
Observação:

Sem juros sobre juros e juros sobre valores vencidos. Como um empréstimo por hipoteca clássico, os algoritmos de pacote base não calculam juros sobre juros nem juros sobre valores vencidos. Se você quiser cobrar uma multa por atraso no pagamento, use processamento de pagamento atrasado do tipo de acordo de serviço. Se sua organização calcular os juros de maneira diferente, você deverá desenvolver seu(s) próprio(s) algoritmo(s).

  • O algoritmo de criação de segmento da fatura do tipo de acordo de serviço usa os juros calculados para formatar as linhas de fatura do segmento da fatura. Ele cria uma linha de fatura para mostrar o valor de juros no pagamento e outra linha para mostrar o valor do principal. O valor do principal é igual ao valor do pagamento periódico do acordo de serviço menos o valor dos juros calculados.
  • A transação financeira ilustrada acima será criada se você usar um algoritmo financeiro do segmento da fatura de Valor a Pagar = Juros/Valor Atual = Valor da Fatura no tipo de segmento da fatura de empréstimo. A seguir é explicado como esse algoritmo funciona:
    • O saldo atual aumenta no valor de pagamento periódico dos empréstimos (ou seja, o valor da cobrança recorrente). Em outras palavras, o valor que o cliente acredita dever aumenta em 438,71.
    • O saldo a pagar do acordo de serviço aumenta no valor dos juros. Em outras palavras, se o cliente quisesse quitar o empréstimo, ele deveria 10.041,66.
    • A parte de juros da contabilidade do LR é direta (se você for um contador). Ela simplesmente toma o valor de juros e debita do código de distribuição a receber do tipo de acordo de serviço (valores a receber de longo prazo) e o credita no código de distribuição definido no fator de faturamento da tarifa de juros (geralmente, receita de juros).
    • A parte de transferência da contabilidade do LR transfere dinheiro de valores a receber de longo prazo (isto é, o principal não faturado) para valores a receber em curto prazo (a parte faturado do débito). O valor transferido é igual ao efeito da transação financeira no saldo atual do acordo de serviço, permitindo que o livro razão diferencie entre os valores a receber de empréstimo não faturado (longo prazo) e os valores a receber de empréstimo faturado (curto prazo). Lembre-se de que o saldo a pagar é o líquido dos valores a receber em curto e longo prazo.