Usando Encargos a Faturar para Faturamento com Repasse/Convergente
O termo faturamento "repassado" é usado para descrever a prática de receber cobranças calculadas por terceiros e apresentá-las na fatura do cliente juntamente com suas próprias cobranças. O faturamento "repassado" é implementado no sistema usando os Valores Faturáveis.
Os pontos a seguir fornecem informações para ajudar você a decidir o modo mais adequado para implementar o faturamento "repassado" de acordo com suas necessidades específicas:
- Os clientes com cobranças repassadas precisarão de um acordo de serviço separado para conter essas cobranças. Chamamos esse tipo de acordo de serviço de acordo de "valor faturável".
Um tipo do acordo de serviço controla se um acordo pode ter valores faturáveis vinculados a ele. Especificamente, o tipo de acordo de serviço deve ter uma "função especial" de Valor Faturável.
- Um acordo de serviço de valor faturável mantém os valores faturáveis até a próxima fatura do cliente. Nesse momento, um segmento da fatura separado será criado para cada valor faturável não faturado vinculado ao acordo de serviço de valor faturável.
- Embora não seja obrigatório, recomendamos a criação de um acordo de serviço de valor faturável separado para cada tipo de cobrança repassada. Por exemplo, se você puder receber cobranças "repassadas" da empresa de saneamento local e da empresa de cabo local, recomendamos ter dois acordos de serviço de valor faturável para cada cliente.
- Conforme descrito em Faturamento para Terceiros, você pode configurar o sistema para criar automaticamente acordos de serviço de valor faturável ao iniciar o serviço normal para seus clientes. Se essa abordagem for usada, o sistema também poderá criar a transação para pagar terceiros. Para obter mais informações, consulte Pagar na Data da Fatura vs. Pagar na Data do Pagamento.
- Você pode conectar por interface valores faturáveis usando a Interface de Valor Faturável. Os valores conectados por interface podem ter um dos itens a seguir:
- Linhas da fatura pré-calculadas que serão apresentadas "no estado atual" ao cliente.
- Quantidades de serviço que são usadas pelo sistema para calcular os valores em nome de terceiros. Por exemplo, os terceiros podem repassar o número de kWh e você calcula as linhas da fatura para eles. Para obter mais informações, consulte Fazendo Upload do Consumo em Vez das Linhas da Fatura.
- Detalhes da leitura de medidores que você deseja impressos na fatura. Observe que o algoritmo de criação de segmentos de fatura do pacote base (BSBS-BC) apenas transfere os detalhes da leitura do valor faturável para o detalhe da leitura do segmento da fatura relacionado. Esse algoritmo NÃO usa essas leituras para derivar quantidades de serviço. Isso é intencional, pois a maioria das implementações que importa leituras também importa quantidades de serviço e, portanto, derivar quantidades de serviço é desnecessário (e também propenso a erros). Se sua implementação precisar derivar quantidades de serviço dessas leituras, você poderá desenvolver seu próprio algoritmo de criação de segmentos em faturas apenas para fazer isso.
- Todos os itens anteriores. Você pode conectar por interface as linhas da fatura e as quantidades de serviço caso os terceiros tenham calculado os valores, mas não os impostos. O valor para o qual as taxas serão calculadas é definido usando uma quantidade de serviço. Para obter mais informações, consulte Calculando Impostos sobre Valores Carregados.
Não é possível conectar por interface intervalo de dados pela interface do valor faturável. Em vez disso, seria necessário fazer a interface dos dados do intervalo com o Oracle Utilities Meter Data Management e deixar que o sistema calcule os valores para você.
- As linhas da fatura em um valor faturável podem se ajustar a qualquer uma das seguintes categorias:
- Somente memorando (isto é, não afeta o livro razão). Uma linha da fatura que é somente memorando contém informações puramente informativas. Por exemplo, os terceiros podem passar as leituras iniciais e finais dos medidores que usaram para calcular as cobranças. Você pode usar as linhas da fatura somente memorando para mostrar essas informações na fatura do cliente. Se uma linha da fatura não for somente memorando (isto é, ela afeta o livro razão), um código de distribuição deverá ser especificado para definir como as linhas afetam o livro razão.
- Mostrar na fatura do cliente. É possível criar linhas da fatura que afetem o livro razão, mas que não sejam mostradas na fatura do cliente. Essa é uma prática incomum, mas que pode acontecer.
- Resumo/detalhes. Cada linha da fatura tem uma indicação que mostra se é uma linha de resumo ou de detalhes. Isso afeta somente a apresentação da linha.
Os indicadores acima podem ser padronizados em uma linha de valor faturável usando os Tipos de Linha de Valor Faturável quando você conecta as linhas por interface no sistema.
- As características (isto é, os campos definidos pelo usuário) podem ser associadas às linhas de valor faturável. Você pode preencher essas informações se tiver conectado as informações por interface, que podem ser úteis durante a apresentação da fatura ou para fins de relatório.
- Se as quantidades de serviço forem especificadas em um valor faturável, elas serão salvas no segmento da fatura criado quando o valor faturável for cobrado. Isso significa que o sistema pode permitir a criação de um gráfico de uso histórico na fatura, bem como a outras consultas sobre uso do cliente. Além disso, pode ser possível estimar o consumo com base nessas quantidades de serviço (mas esse plug-in não é fornecido com o pacote base).
O sistema não permite a informação de itens (por exemplo: lâmpadas de rua). Isso pode ser um problema se for necessário executar cálculos tributáveis para terceiros com base no número de postes de iluminação, por exemplo. Entretanto, se for necessário faturamento repassado e tributável de postes de iluminação, você poderá calcular uma quantidade de serviço para cada tipo de poste de iluminação e salvar essas informações no valor faturável. Em seguida, a tarifa associada teria um preço por quantidade de serviço, e não um preço por tipo de item.
O sistema não permite o envio em leituras de medidores brutas com valores faturáveis. Esse consumo precisa ser informado como uma quantidade de serviço. Entretanto, você pode informar detalhes de leitura de medidores a serem impressos no segmento da fatura.
- Cancelar/refaturar para valores faturáveis é totalmente diferente de cancelar/refaturar para segmentos da fatura normais. Um segmento da fatura de valor faturável pode ser cancelado, e isso reverterá os efeitos financeiros do valor faturável. Mas sem novas informações da fonte, não há como refaturar o cliente. Desse modo, se os valores originais estiverem incorretos, o sistema de origem enviará um estorno das cobranças e um conjunto de informações revisado recentemente. Isso poderá ser especificado como dois valores faturáveis separados ou eles poderão ser combinados em um único valor faturável.
- Em termos de configuração das informações do cliente, embora um acordo de serviço que contenha valores faturáveis não precise de um ponto de serviço, há vantagens em se ter essas informações no sistema. Em primeiro lugar, se os impostos jurisdicionais estão sendo calculados pelo sistema, a definição da(s) jurisdição(ões) é mantida no ponto de serviço ou na unidade consumidora. Além disso, o vínculo com o ponto de serviço define o endereço de serviço, facilita a consulta do cliente, faz com que as informações apareçam nas estruturas do Controle Central etc.
- Em relação às outras funcionalidades, o acordo de serviço de valor faturável permite a utilização das mesmas funcionalidades que os acordos de serviços comuns. Isso inclui faturamento de orçamento, distribuição do pagamento, rastreamento e eventos de crédito e cobrança, saldos atuais e a pagar, movimentação de dívida antiga para os acordos de pagamento etc. Caminho Rápido:
Para obter mais informações sobre valores faturáveis de faturamento, consulte Como Criar uma Fatura Única. Para obter mais informações sobre criação de um valor faturável, consulte Mantendo Valores Faturáveis. Para obter mais informações sobre a criação de subacordos de serviço para conter valores faturáveis, consulte Faturamento para Terceiros. Para obter mais informações sobre a conexão por interface de um valor faturável a partir de um sistema externo, consulte Fazendo Upload de Valores Faturáveis.