Configurando a Sincronização de Consumo

Observação: consulte Introdução à Sincronização de Consumo para obter informações funcionais adicionais sobre como a sincronização de consumo funciona.

Manter o consumo sincronizado entre dois componentes de medição que medem a mesma quantidade, mas em frequências diferentes, é uma tarefa complicada. Dessa forma, a configuração desse processo é difusa e requer que as configurações de várias áreas principais do sistema sejam alinhadas. Esta seção irá ajudá-lo no processo de configuração da sincronização de consumo.

O processo de sincronização de consumo é, na verdade, uma coleção de processos dentro do Oracle Utilities Meter Data Management que trabalham juntos para garantir que as quantidades entre os canais relacionados permaneçam consistentes:

  • Regras de Estimativa de VEE: várias regras alinham o consumo entre os canais relacionados. Essas regras permitem que as estimativas sejam refinadas com base em medições de qualidade mais alta de um canal relacionado. Essas regras são essenciais para o processo de sincronização de consumo. Em cenários simples em que faltam alguns intervalos para um componente de medição de intervalo, essas regras são necessárias para a sincronização com o canal relacionado (observação: requer que os dados dos canais relacionados para o mesmo período já tenham sido processados até as medições finais). Para mais informações sobre essas regras, visite as seguintes seções:
    • Ajuste de Intervalo Baseado em Medida Escalar
    • Cálculo Escalar Baseado em Intervalo
    • Rateio Escalar
    • Verificação de Soma
    • Validação da Medição Final

      Observação: consulte Sobre as Estimativas do IMD para obter mais informações sobre essas regras
  • Estimativa periódica: as variações de intervalo e escalar da estimativa periódica desempenham um papel importante na sincronização do consumo, garantindo que ambos os canais de dados estejam sem lacunas. Em cenários simples, em que um canal está com dados ausentes e o outro não é uma estimativa periódica, é tudo o que é necessário para produzir consumo sincronizado. É importante observar que esse processo em si não realiza estimativas, mas é responsável por criar medições iniciais de estimativa para acionar as regras de estimativa de VEE.
  • Atividades de Sincronização de Consumo: essas atividades funcionam para corrigir problemas de alinhamento que ocorrem quando os dados dos canais relacionados são processados fora de ordem ou quando há cenários complexos de indisponibilidade de serviço. Essas atividades são criadas quando dados de alta qualidade são recebidos para um canal e o canal relacionado possui medições qualificadas para serem recalculadas e ajustadas para alinhar o consumo total do período entre os dois canais. É importante observar que esse processo em si não realiza estimativas, mas é responsável por criar medições iniciais de estimativa para acionar as regras de estimativa de VEE.

Tipo de Configuração do Dispositivo

Como padrão, o sistema não gerará atividades de sincronização de consumo para componentes de medição relacionados. A ativação das atividades de sincronização de consumo é feita através de alguns campos-chave no tipo de configuração do dispositivo:

  • Manter o MC de Referência de Consumo em Sincronia: define se os componentes de medição relacionados devem ser mantidos em sincronia. Ele pode ser configurado para fornecer uma sincronização unidirecional do primário para o secundário ou uma sincronização bidirecional entre o primário e o secundário.
  • Condição Mínima para Sincronizar o MC Primário: quando o componente de medição secundário pode iniciar a sincronização do primário, isso permite limitar essas situações a quando os dados recebidos são de qualidade mínima.
  • Tipo de Exceção de VEE da Verificação de Soma: fornece mais capacidade de limitar o início da sincronização. Quando configuradas, as atividades de sincronização serão criadas apenas quando a medição inicial em processamento encontrar uma exceção de VEE do tipo configurado. Mais especificamente, uma exceção de VEE de verificação de soma que indica que os dois canais estão fora de sincronia por uma quantidade mínima de tolerância. Isso pode ser usado para evitar a sincronização quando não há diferença entre os canais ou quando há apenas uma pequena diferença entre os canais.
  • Ativar Reconciliação Estendida: define se os cálculos de sincronia devem ser estendidos para cobrir o período contíguo total de medições finais elegíveis para sincronização de consumo em ambos os canais no relacionamento. Quando definido como "Sim", os algoritmos de sincronização de consumo nas medições iniciais executarão uma análise de lacuna no nível de relacionamento do componente de medição e criarão uma sincronização de consumo para uma lacuna inteira que afetará os dois componentes de medição no relacionamento.

Observação: detalhes adicionais sobre esses campos podem ser encontrados na ajuda incorporada para o tipo de configuração do dispositivo.

Registrar o Tipo de Componente de Medição de Leitura Automática

A configuração disponível para o tipo de componente de medição de leitura automática do registro tem um impacto indireto no processo de sincronização do consumo. Essa configuração tem como objetivo principal permitir que um registro reavalie as estimativas criadas anteriormente quando novas leituras mais precisas são recebidas, mesmo quando não existem componentes de medição relacionados. O impacto que isso tem no processo de sincronização do consumo é que, quando uma nova leitura escalar é recebida após um período de estimativa, o período da nova medição inicial é expandido para o passado. Isso ocorre porque quaisquer estimativas anteriores a essa nova medida inicial de maior qualidade serão removidas logicamente e a leitura inicial da medida inicial será a última medida não estimada antes da medição inicial. Isso cria uma medida inicial que abrange todo o período para o qual existem estimativas e, como resultado, quando uma atividade de sincronização de consumo é gerada, o mesmo período de tempo é reavaliado no componente de medição relacionado.

Essa funcionalidade é controlada por alguns campos-chave no tipo de componente de medição de leitura automática do registro:

  • Ignorar Estimativas como Leitura Inicial do IMD: controla se as estimativas diretamente anteriores à medida inicial de entrada recém-recebida devem ser logicamente removidas quando esses dados de medição inicial recém-recebidos não são estimados.
  • Indicar Estimativas Futuras Como Não Usar: controla se as estimativas que vêm diretamente após as medições iniciais de entrada recém-recebidas devem ser logicamente removidas quando esses dados de medições iniciais recém-recebidos não são estimados
  • Reais ou Correções de Reestimativa Inicial: trabalha em conjunto com os dois campos acima. Quando um dos cenários resulta na remoção lógica das medições, esse campo, quando ativado, redefine a data/hora da última medição contínua para o componente de medição, tornando-o elegível mais uma vez para estimativas periódicas. Com o resultado final, as medidas estimadas removidas seriam recriadas como novas estimativas.

Componentes de Medição

Para que a sincronização do consumo funcione, é necessário saber que dois componentes de medição estão relacionados de forma a indicar que estão medindo o mesmo consumo. Isso é obtido configurando o campo "Componente de Medição de Referência de Consumo" no componente de medição.

Isso não apenas estabelece o relacionamento, mas também estabelece qual componente de medição é considerado primário e qual é secundário.

Um componente de medição é considerado secundário quando mantém o relacionamento com o Componente de Medição da Verificação de Consumo (o principal componente de medição).

Por exemplo, considere os seguintes componentes de medição relacionados.

  • Componente de Medição Escalar: ER-SM-007/1/kWh Elétrico Diário
  • Componente de Medição de Intervalo: ER-SM-007/2/kWh Elétrico 60min

Se o componente de medição escalar for o principal componente de medição, ele NÃO especifica um "Componente de Medição de Referência de Consumo" e o componente de medição de intervalo especifica o componente de medição escalar como o "Componente de Medição de Referência de Consumo".

Se o componente de medição de intervalo for o principal componente de medição, ele NÃO especifica um "Componente de Medição de Referência de Consumo" e o componente de medição escalar especifica o componente de medição de intervalo como o "Componente de Medição de Referência de Consumo".

É importante observar que as medições iniciais pendentes para o componente de medição secundário são processadas pelo processo batch D1-IMD após as medições iniciais para o componente de medição primário. Isso garante que as medições finais do componente de medição primário estejam disponíveis no processo de VEE de medições iniciais do componente de medição secundário para fornecer estimativas e validações de melhor qualidade.

Carga Inicial e Algoritmos de Medição Inicial Manual

A chave para o processo de sincronização do consumo são os algoritmos que residem na carga inicial e nas medições iniciais manuais dos componentes de medição escalar e de intervalo. Esses algoritmos contêm lógica para identificar medições finais em um canal relacionado que são elegíveis para sincronização de consumo (normalmente estimado).

Esses algoritmos permitem a definição de:

  • A atividade de sincronização de consumo criada
  • O intervalo de condições que define as medições finais qualificadas para sincronização de consumo

Consulte as descrições de tipo de algoritmo para obter mais informações:

Algoritmo (Tipo)

Descrição

Local de uso

D1-UPD-DTMC

Atualizar Data/Hora da Última Medição no MC com Sincronização de Consumo

D1-InitialLoadIMDInterval

D1-ManualIMDInterval

D1-UDTSCMCRE

Atualizar Data/Hora da Última Medição no MC Escalar com Sincronização de Consumo

D1-InitialLoadIMDScalar

D1-ManualIMDScalar

Atividades de Sincronização de Consumo

As atividades de sincronização de consumo são iniciadas por medições iniciais e são responsáveis por gerar as medições iniciais de estimativa apropriadas para reavaliar quaisquer medições finais elegíveis para sincronização de consumo para o componente de medição relacionado que está sendo processado.

Essas atividades podem ser associadas a uma ou mais medidas iniciais e são capazes de lidar com uma ampla combinação de períodos de tempo que não precisam ser contíguos.

Se qualquer medição inicial de estimativa gerada não finalizar o processamento, será interrompida e serão fornecidos detalhes sobre a medição inicial com falha na estimativa.

A tabela a seguir identifica o catálogo de atividades de sincronização de consumo:

Tipo de Atividade

Descrição

Objeto de Negócios de Atividade

Sincronização de Consumo de MCs Relacionados - Escalar

Essa atividade é gerada para reavaliar medições finais qualificadas para sincronização de consumo em componentes de medição escalares. Uma medida inicial de estimativa será criada por medida que precisar ser reavaliada.

D1-RelMCREScalar

Sincronização de Consumo de MCs Relacionados - Intervalo

Essa atividade é gerada para reavaliar medições finais qualificadas para sincronização de consumo em componentes de medição de intervalo. Uma medição inicial de estimativa será criada por conjunto contínuo de medições de intervalo que precisam ser reavaliadas. Observe que as medições iniciais geradas incluirão medições finais qualificadas para sincronização sem consumo, que ajudarão a alimentar o processo de estimativa para fornecer resultados mais precisos.

D1-RelMCREInterval

Sincronização de Consumo do Período de Lacuna

Essa atividade reavaliará os dois componentes de medição no relacionamento por um período maior do que a medição inicial. Especificamente, o período será o período contíguo total de medições finais qualificadas para sincronização de consumo nos dois canais do relacionamento.

D1-GapPeriodConsumpnSync

Cada atividade de sincronização de consumo possui um algoritmo que executa a lógica principal do processo de sincronização de consumo.

Esses algoritmos permitem a definição de:

  • O intervalo de condições que define as medições finais qualificadas para sincronização de consumo

Consulte as descrições de tipo de algoritmo para obter mais informações:

Algoritmo (Tipo)

Descrição

Local de uso

D1-RE-SCMC

Sincronização de Consumo Escalar de MC

D1-RelMCREScalar

D1-RE-INTVMC

Sincronização de Consumo do Intervalo do MC

D1-RelMCREInterval

D1-GAPCSYNC

Sincronização de Consumo do Período de Lacuna

D1-GapPeriodConsumpnSync

Estimativa Periódica

O algoritmo que inicia a estimativa periódica conectada ao objeto de negócios do dispositivo Medidor Inteligente possui uma configuração importante relacionada à sincronização de consumo:

  • Tipo de MC para Processar Primeiro: determina se os componentes de medição escalares ou intervalares devem ser estimados primeiro. Isso deve ser definido para processar o tipo de componente de medição considerado primeiro primário.

Consulte a descrição de tipo de algoritmo para obter mais informações:

Algoritmo (Tipo)

Descrição

Local de uso

D1-PERESTM

Estimativa Periódica

D1-SmartMeter