Ativando o ILM para Objetos de Manutenção Suportados

Para ativar o ILM em um ou mais objetos de manutenção, várias etapas são necessárias, tanto na configuração quanto no banco de dados. Esta seção descreve algumas configurações ativadas por padrão e algumas etapas que devem ser realizadas para implementar o ILM completamente.

Há algumas configurações ativadas por padrão, mas elas não serão utilizadas, a menos que o ILM esteja completamente configurado. Cada objeto de manutenção configurado pelo produto para o ILM é fornecido com os seguintes itens prontos para uso:

  • Colunas de tabela especiais: Objetos de manutenção que suportam o ILM incluem duas colunas específicas: Chave de Arquivamento do ILM (ILM_ARCH_​SW) e Data do ILM (ILM_DT).

  • Processo Crawler em Batch: Um processo "crawler" em batch é disponibilizado para cada objeto de manutenção que suporta o ILM e é conectado ao Objeto de Manutenção como uma opção. Consulte Processos em Batch para obter mais informações.

  • Algoritmo de Aplicabilidade do ILM: Cada objeto de manutenção configurado para o ILM define um algoritmo de aplicabilidade que executa a lógica para definir a chave de Arquivamento do ILM de forma apropriada. Isso é conectado à coleção de algoritmo do Objeto de Manutenção.

Se uma implementação decide utilizar o ILM, há etapas que precisam ser seguidas, destacadas a seguir.

Criar o Registro da Configuração Principal

A primeira etapa para ativar o ILM é criar o registro da configuração principal da Configuração do ILM.

A configuração principal da Configuração do ILM define parâmetros globais para todos os objetos de manutenção aplicáveis do ILM. Por exemplo, o Período de Retenção Padrão. Além disso, seu produto pode implementar configurações adicionais. Consulte a ajuda incluída para obter detalhes específicos sobre as informações suportadas na configuração do ILM do seu produto.

Além disso, a interface do usuário dessa configuração principal exibe informações resumidas sobre todos os objetos de manutenção configurados para usar o ILM.

Confirmar os Objetos de Manutenção para Ativação

Na exibição da lista de objetos de manutenção que suportam o ILM na página de configuração principal do ILM, sua implementação pode decidir ativar o ILM somente para um subconjunto dos objetos de manutenção suportados. Por exemplo, alguns objetos de manutenção podem não ser relevantes para a sua implementação. Ou talvez a funcionalidade fornecida pelo objeto de manutenção seja utilizada, mas sua implementação não espera um grande volume de dados.

Para cada objeto de manutenção que a sua implementação confirmou para o ILM, as seguintes etapas devem ser executadas:

  • Determine se o objeto de manutenção deve ter um número de dias de retenção padrão diferente do valor global do sistema definido na configuração principal. Nesse caso, use a opção do Objeto de Manutenção Período de Retenção do ILM em Dias para inserir uma opção de substituição para esse objeto de manutenção.

  • Revise a funcionalidade do algoritmo de Aplicabilidade do ILM fornecido pelo produto para esse objeto de manutenção. Cada algoritmo pode suportar configuração adicional baseada nas necessidades de negócio. Se a sua organização tem regras de negócios especiais que não são atendidas pelo algoritmo fornecido com o produto, um algoritmo personalizado pode ser fornecido para substituir o algoritmo-base.

Para cada objeto de manutenção em que o ILM não será ativado para a sua implementação, desative o algoritmo de aplicabilidade. Isso garantirá que o processo em segundo plano Crawler ILM - Iniciador não enviará a tarefa em batch do crawler para o objeto de manutenção em questão.

  • Acesse a guia Objeto de Manutenção - Algoritmo de cada objeto de manutenção e anote o código do algoritmo de Aplicabilidade do ILM.

  • Acesse a guia Objeto de Manutenção - Opção do mesmo objeto de manutenção e adicione uma opção do tipo Desativar Algoritmo e o valor definido para o algoritmo de aplicabilidade do ILM anotado na etapa anterior.

Tarefas do Administrador de Banco de Dados

Para implementar o ILM em cada objeto de manutenção determinado acima, o administrador de banco de dados deve executar várias etapas no banco de dados para as tabelas relacionadas a cada Objeto de Manutenção. Os pontos a seguir são um resumo dessas etapas. Mais detalhes podem ser encontrados na seção Information Lifecycle Management do Database Administration Guide do seu produto.
  • Inicialização da Data do ILM: Suas tabelas com ILM ativado podem não ter a Data do ILM e a chave de Arquivamento do ILM inicializadas em todos os registros existentes. Com a decisão de ativar o ILM, a primeira etapa é inicializar essa data com base nas recomendações fornecidas no guia do Administrador de Banco de Dados.

  • Integridade Referencial: A estratégia de particionamento recomendada para as tabelas-filho em um objeto de manutenção é o particionamento referencial. Para que isso seja implementado, os recursos de integridade referencial do banco de dados devem ser ativados.

  • Particionamento: Isto permite que os dados possam ser separados em várias partições de tabela e ajudará você a realizar um gerenciamento aprimorado do ciclo de vida dos dados.

Programar o Crawler ILM - Iniciador

A etapa final da ativação do sistema para o ILM é a programação regular do Crawler ILM - Iniciador F1-ILMIN com base nas necessidades da sua implementação. É recomendável programar esse processo em batch somente depois que todas as atividades de banco de dados obrigatórias forem concluídas.