Criando Arquivos CSV

Embora os dados possam ser inseridos manualmente no sistema, o método mais eficiente para carregá-los é usar um dos modelos de dados CSV já disponíveis para todos os objetos de negócios apropriados.

A primeira etapa é criar um arquivo .csv (delimitado por vírgula) a partir do objeto de negócios do portal que está sendo carregado.

Veja a seguir um exemplo usando Organização (W1-Organization):

  1. Navegue até Admin, selecione Local, selecione Organização e Pesquisar.

  2. Pesquise e selecione um registro.

  3. Expanda a seção Informações do Registro e clique no link Objeto de Negócios da "Organização" para navegar até o portal do Objeto de Negócios.

  4. Clique no link Visualizar Esquema na guia Principal e copie os elementos do objeto de negócios para um arquivo CSV para criar seus dados.

1

Sequência 

Chave Primária 

 Campo 01

 Campo 02

Campo 03

2

1

Organização

Tipo de Organização

Disposição

descrição

3

2

nodeId

nodeType

nodeDisposition

descrição

4

3

Grupo

W1AC

Grupo 1

5

4

Grupo

W1AC

Grupo 2

Notas:

  • As colunas na linha superior correspondem aos elementos na lista do objeto de negócios (cabeçalho) da solicitação.

  • A linha com o número de sequência mais baixo (1) é a descrição de xpaths para ajudar os usuários a ler o arquivo e é ignorada pelo processamento.

  • O processamento do objeto de negócios trata a linha com o segundo número de sequência mais baixo (2) não como dados, mas como xpath para mover dados para o objeto de negócios de destino, nesse caso, W1-Organization.

    • Observe que a configuração de algum objeto de negócios significa que esta célula pode começar com um sinal "+". Observe também que o arquivo sempre trata essa célula como uma fórmula e adiciona um sinal "=" na frente da string de dados, conforme indicado por "#NAME?" (Por exemplo: =+nodeId/nodeType). Você deve reformatar a célula para "Texto" e remover o sinal "=".

  • As linhas com o número de sequência três (3) e acima são tratadas como dados.

  • Para objetos em que a chave primária é um ID gerado pelo sistema (como o caso da Organização), as células da coluna Chave Primária ficam em branco.

Observação: ao adicionar registros que fazem referência a valores de pesquisa, use o valor do campo de pesquisa, não a descrição. Por exemplo, o campo Disposição faz referência à pesquisa NODE_​DPOS_​FLG, cujo valor do campo "Ativo" é "W1AC". Para campos que fazem referência a outros objetos, use o código, não a descrição.

Outros Problemas de Formatação

As informações a seguir tratam de problemas conhecidos de formatação ao trabalhar com o modelo de dados CSV:

  • As datas precisam ser formatadas como aaaa-mm-dd (2020-10-27).

  • A Data e a Hora devem ser formatadas como aaaa-mm-dd-hh.mm.ss.

  • As colunas baseadas em valores de consulta que têm zeros à esquerda precisarão corresponder aos valores no arquivo CSV.

  • Um link precisa ser criado quando você deseja incluir o "pai", que tem um ID gerado pelo sistema, no mesmo arquivo com o "filho". Por exemplo, se quiser preencher o ID da Organização Pai no mesmo arquivo, você precisará inserir um link (por exemplo, @3, que é o símbolo @ mais o Nó de Sequência) na linha em que o ID gerado pelo sistema residiria. 

  • Se várias linhas contiverem a mesma Chave Primária, somente a última linha será carregada. Todos os valores da Chave Primária precisam estar na mesma linha.