Visão Geral do Oracle Utilities Market Settlements Management
O Oracle Utilities Market Settlements Management (MSM) fornece a principal funcionalidade para calcular e resolver alterações de energia, também conhecida como liquidação de carga.
A liquidação do mercado é o processo de reconciliar a diferença entre as compras de energia de um fornecedor e o uso de seus clientes. Os fornecedores compram energia por meio de contratos bilaterais e transações de mercado no dia seguinte. Quaisquer diferenças entre essas compras e o uso do cliente fornecedor devem ser determinadas pelo mercado e cobradas ou creditadas a preços em tempo real. O uso do cliente pelo fornecedor não é diretamente determinado pelo mercado, mas por vários outros participantes do mercado que rastreiam as inscrições do fornecedor, agregam o uso do cliente ao fornecedor e enviam a programação de uso do fornecedor ao mercado.
A liquidação de carga começa com a agregação ascendente de carga real ou carga estimada para contas de clientes individuais ou pontos de serviço. As perdas de distribuição e transmissão são adicionadas para calcular uma quantidade de carga não reconciliada. O mercado determina a geração total fornecida a uma zona e a diferença com a carga não reconciliada é denominada Não Contabilizada para Energia (UFE). O UFE é então alocado aos fornecedores em uma base de proporção de carga.
O processo da liquidação de carga geralmente é realizado várias vezes. A liquidação "preliminar" de carga é feita logo após o Dia Operacional e geralmente é baseada na carga estimada. A liquidação de carga "final" é feita cerca de 60 dias após o Dia Operacional, para que os dados reais sejam recebidos e as faturas dos clientes sejam emitidas.
O participante do mercado responsável pela liquidação de carga pode diferir por mercado. Por exemplo, o acordo de carga para uma grande parte do mercado do Texas é realizada por um Operador de Sistema Independente (ISO) conhecido como Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas (ERCOT), enquanto no mercado de PJM (abrangendo Pensilvânia, Nova Jersey e Maryland) o acordo de carga é de responsabilidade da Companhia de Distribuição Elétrica (EDC). Embora existam diferenças significativas entre os mercados na maneira como a liquidação de carga é realizado, as etapas de alto nível do processo são basicamente as mesmas.