Cortando Acordos de Serviço

Um processo de inadimplência pode conter um evento de inadimplência que cria um ou mais processos de corte. Um processo de corte é usado para cortar (isto é, interromper) um acordo de serviço. O diagrama a seguir ilustra os objetos e processos envolvidos no corte de um acordo de serviço.

Observação:

Processos de corte não são obrigatórios. É completamente aceitável desenvolver um processo de inadimplência que não corte serviço. Por exemplo, o processo pode apenas conter um evento que crie um caso e o caso gerencie as atividades de cobrança.

Os objetos e processos de inadimplência envolvidos no corte de um acordo de serviço são eventos de inadimplência, regras de corte, modelos de processo de corte e eventos de corte.

Um processo de inadimplência pode conter um evento de inadimplência que corte (isto é, interrompa) o serviço

Se a fatura de um processo de inadimplência permanecer não paga, um dos últimos eventos de inadimplência geralmente criará um ou mais processos de corte. Um processo de corte contém as atividades para interromper um acordo de serviço (para que a falta de serviço incentive o cliente a efetuar o pagamento). Deve ser notado que um processo de corte separado é criado para cada acordo de serviço.

As regras de corte definem como cortar acordos de serviço

O sistema permite definir regras para controlar o tipo de processo de corte criado. Por exemplo, você poderá ter um processo de corte diferente se o cliente tiver equipamento de suporte à vida, se for inverno ou ...

As regras de corte são definidas no campo Tipo de Acordo de Serviço do acordo de serviço. Esse algoritmo permite o uso de diferentes regras para tipos específicos de acordos de serviço.

Os eventos de inadimplência podem "aguardar" a conclusão de atividades relacionadas

Um evento de inadimplência, quando cria processos de corte, geralmente entra no estado Em Espera . O evento entra nesse estado porque está aguardando a conclusão do processo de corte para que ele mesmo possa ser concluído posteriormente. No estado Em Espera , o Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Corte monitora o estado dos processos de corte relacionados. Quando esses processos são concluídos, o sistema coloca o evento de inadimplência original no estado Concluído (e dispara eventos dependentes).

Um modelo de processo de corte define como cortar um acordo de serviço

Os processos e eventos de corte são criados com o uso de um modelo de processo de corte. Esse modelo define as ações envolvidas no corte de determinado tipo de acordo de serviço. Um modelo de processo de corte geralmente contém vários eventos de corte. Esses eventos são uma série de cartas e/ou atividades de campo de desconexão que, consequentemente, resultam na expiração de um acordo de serviço caso o pagamento não seja recebido.

Um algoritmo Ativação controla a ação específica associada a um evento de corte e, dessa forma, um evento pode efetuar praticamente tudo. Consulte Tipo de Evento de Corte - Principal para obter uma lista dos vários algoritmos Ativação fornecidos com o pacote base.

Os eventos de corte também são gerenciados pelo Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Corte

O mesmo processo em segundo plano que gerencia a ativação de eventos de inadimplência gerencia eventos de corte. Isso significa que você precisa enviar apenas uma tarefa em batch para ativar e disparar eventos de inadimplência e de corte.

Os eventos podem ser ativados em tempo real

Processo de Corte - Principal tem um botão que os usuários podem usar para ativar (e disparar repetidamente) eventos de corte on-line/em tempo real. Isso significa que não é necessário aguardar uma tarefa em batch ativar os eventos.

Assim como os eventos de inadimplência, os eventos de corte também podem "aguardar"

Os eventos de corte, exatamente como os eventos de inadimplência, podem aguardar a conclusão de uma atividade. Por exemplo, se um evento de corte cria uma atividade de campo, ele entra no estado Em Espera . Durante o estado Em Espera , o Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Corte monitora o estado das atividades de campo relacionadas. Quando as atividades de campo forem concluídas, o sistema colocará o evento de corte de origem no estado Concluído .

E, assim como para eventos de inadimplência, a ideia de um evento de corte criar algo e depois aguardar a sua conclusão não está limitada a atividades de campo. Por exemplo, um evento de corte pode criar uma entrada de Atividade e aguardar a sua conclusão para que o próximo evento seja disparado.

Para obter mais informações, consulte Alguns Eventos Aguardam Algo Antes da Conclusão.

Depois que um acordo de serviço for interrompido, ele será faturado no final

Muitos processos de corte são configurados de forma que seu último evento de corte expire o acordo de serviço. A ação a ser tomada na expiração depende do tipo de acordo de serviço. Entretanto, o acordo de serviço é, por fim, colocado no estado Interrompido .

Quando o último acordo de serviço ativo vinculado a uma conta é interrompido, o sistema altera o ciclo de faturamento da conta para faturar na noite em questão. Se apenas um entre muitos acordos de serviço for interrompido, o acordo de serviço será faturado de acordo com a programação do ciclo de faturamento original da conta.

Se um cliente não pagar a fatura final, essa fatura será processada com base em outro tipo de processo de inadimplência

As faturas finais diferem das faturas em andamento porque os acordos de serviço associados às transações financeiras da fatura não estão ativos. Isso significa que não há nada para cortar. Isso significa que o tipo de processo de inadimplência usado para tratar uma fatura "final" deve diferir do usado para tratar faturas "em andamento".

Como foi descrito anteriormente, as regras de inadimplência definem como as faturas não pagas são tratadas (em andamento e finais). É recomendável configurar as regras de inadimplência para que usem modelos de processo de inadimplência específicos para faturas finais e em andamento.

O último evento de inadimplência geralmente provoca a baixa contábil do débito

Por fim, se os eventos de inadimplência e de corte não surtirem o efeito esperado, será efetuada a baixa contábil do débito. O método usado para a baixa contábil de uma fatura é controlado pelo algoritmo Ativação de um evento de inadimplência.