Monitorando Faturas Inadimplentes

O diagrama a seguir ilustra os objetos e processos envolvidos na cobrança de faturas inadimplentes.

Os objetos e processos envolvidos na cobrança de faturas vencidas são Monitor de Inadimplência, regras de inadimplência, modelos de processo de inadimplência, Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Recorte e eventos de inadimplência.

Existem muitos conceitos importantes ilustrados anteriormente:

O Monitor de Inadimplência verifica se as contas têm faturas que violaram as regras de inadimplência

O Monitor de Inadimplência é um processo em segundo plano que verifica as obrigações financeiras da conta.

Observe que todas as contas pertencem a uma classe de cobrança. Existem dois tipos de classe de cobrança: aquele em que as contas são monitoradas pelo Monitor de Débitos da Conta e aquele em que as contas são monitoradas pelo Monitor de Inadimplência. Este capítulo descreve o Monitor de Inadimplência.

As regras de inadimplência definem quando e como as faturas não pagas serão cobradas

As regras de inadimplência da classe de cobrança de uma conta têm algoritmos que monitoram as obrigações financeiras de uma conta. Esses algoritmos são chamados pelo Monitor de Inadimplência na hora de revisar as obrigações de uma conta.

Esses algoritmos podem conter qualquer tipo de critério. Entretanto, a maioria é definida com uma combinação de expiração limite e valor monetário. Por exemplo, um algoritmo clássico verificará se uma fatura tem transações financeiras não pagas há mais de 20 dias que excedam US$ 50.

No caso de cobrança orientada por fatura, os algoritmos de monitoramento aparecem em cada uma das faturas da conta para determinar se elas foram pagas. Uma fatura será considerada paga se suas transações financeiras estiverem vinculadas a um evento de correspondência balanceado . Caso um algoritmo de monitoramento encontre uma fatura não paga, ele poderá verificar se a fatura é antiga o suficiente (e tem valor alto o suficiente) para ser considerada uma violação.

Ao configurar um algoritmo de monitoramento, você define o tipo de processo de inadimplência que deve ser criado quando é detectada uma fatura inadimplente. Para isso, defina o "modelo de processo de inadimplência" adequado.

Um modelo de processo de inadimplência define como tratar uma fatura inadimplente

Um modelo de processo de inadimplência contém um ou mais tipos de evento de inadimplência. Esses tipos definem o número e o tipo de eventos que são criados para forçar o cliente a pagar. Por exemplo, você pode configurar um modelo de processo de inadimplência com tipos de evento para enviar uma série de cartas e fazer uma chamada telefônica em seguida.

O modelo de processo de inadimplência contém as regras que definem a hora de ativação dos eventos.

A ação específica realizada por um evento de inadimplência é controlada pelo algoritmo Ativação definido no tipo de evento correspondente. Consulte Tipo de Evento de Inadimplência - Principal para obter uma lista dos vários algoritmos Ativação fornecidos com o pacote base.

Vários objetos podem ser associados a um único processo

O diagrama anterior mostra uma única fatura vinculada a um processo de inadimplência. Um processo de inadimplência pode fazer referência a várias faturas (ou a outros objetos).

Embora um único processo de inadimplência possa fazer referência a vários objetos de inadimplência, todos esses objetos devem ser do mesmo tipo. Por exemplo, você não pode misturar faturas e acordos de serviço em um único processo de inadimplência. O tipo de objeto gerenciado por um processo de inadimplência está definido no modelo do processo de inadimplência correspondente.

Se um cliente pagar a fatura, o processo de inadimplência será cancelado

Se uma fatura inadimplente for paga, o processo de inadimplência será cancelado em tempo real. Você controla se e como um processo de inadimplência é cancelado por meio da configuração das regras apropriadas no modelo de processo de inadimplência.

O Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Corte ativa e dispara eventos de inadimplência

O Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Corte é um processo em segundo plano que ativa eventos de inadimplência na data adequada. Nessa data, os algoritmos Ativação do evento são chamados.

O Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Corte também tem a responsabilidade de ativar recursivamente eventos posteriores que dependam da conclusão de eventos anteriores.

Os eventos podem ser ativados em tempo real

Processo de Inadimplência - Principal tem um botão que os usuários podem usar para ativar (e disparar repetidamente) eventos de inadimplência on-line/em tempo real. Isso significa que não é necessário aguardar uma tarefa em batch ativar os eventos.

Os eventos de inadimplência podem aguardar a conclusão de atividades relacionadas

Como foi descrito anteriormente, um algoritmo Ativação do evento de inadimplência pode criar quase todos os objetos. O que não foi explicado é que, para ser concluído, o evento pode ser configurado para aguardar a finalização do objeto auxiliar. Por exemplo, um evento pode criar uma entrada de Atividade e aguardar a sua conclusão antes de o próximo evento ser disparado. Você pode introduzir plug-ins para criar e aguardar quase todos os objetos.

Enquanto um evento de inadimplência está no estado Em Espera , o Gerenciador de Eventos de Inadimplência/Corte monitora o estado dos objetos relacionados. Quando o objeto relacionado é concluído, o evento é colocado no estado Concluído (e dispara eventos de inadimplência dependentes). Para obter mais informações, consulte Alguns Eventos Aguardam Algo Antes da Conclusão.