Erros de Conclusão da Fatura
Além dos erros nos segmentos da fatura, erros também podem ser detectados quando o sistema tenta concluir uma fatura. Por exemplo, se o sistema não puder encontrar um endereço para correspondência, a fatura ficará no estado de erro (ao contrário àquela de seus segmentos).
Erros tendem a ser causados pela falta ou inconsistência de dados. Alguns exemplos de erros clássicos:
- Endereço para correspondência ausente. Por exemplo, se o sistema não encontrar um endereço para o qual a fatura possa ser roteada, um erro será gerado.
- Segmentos da fatura em que há erros. Se uma fatura contiver segmentos em que há erros, ela não poderá ser concluída e um erro será gerado.
O sistema salva segmentos da fatura em que há erros exatamente como salva os segmentos sem erros. Isso acontece porque os segmentos da fatura são simplesmente capturas dos dados utilizados para calcular as cobranças. Ao salvar a captura, você poderá ver as informações que o sistema usou quando detectou o erro e, portanto, poderá corrigir com mais eficiência a causa do erro. O modo padrão para corrigir um erro é:
- Analisar a fatura para determinar a causa do erro.
- Corrigir a causa do erro.
- Concluir a fatura novamente.
Para cada fatura em que há erros, um registro é gravado na tabela Exceção da Fatura.
Para obter mais informações, consulte Como Corrigir uma Fatura com Erro.
Se o erro na conclusão da fatura tiver sido criado como parte do processo de faturamento em batch, o sistema tentará concluir novamente a fatura todas as noites durante o período de faturamento da conta. Portanto, se a causa do erro for corrigida durante o dia, o sistema concluirá automaticamente a fatura na próxima vez que o faturamento em batch for executado; você não precisará concluir cada fatura manualmente.
Para obter mais informações, consulte Faturamento Batch.