CPCRALOC - Alocando Créditos de Capital
O produto base fornece um processo em segundo plano (CPCRALOC) que aloca créditos de capital aos membros de uma cooperativa. O resultado desse processo é a criação de novos eventos de crédito de serviço para associações de crédito de capital. Esse processo em segundo plano geralmente é executado depois do cálculo de lucro do ano anterior. Nesse período, essa tarefa pode ser executada várias vezes por qualquer um dos seguintes motivos:
- No início do processo de alocação, você pode conhecer o valor total a ser alocado para todos os membros; entretanto, é possível estimar o fator de alocação que determina os valores individuais distribuídos para os membros. Talvez você precise alterar sua estimativa e reexecutar o processo até que todas as alocações individuais sejam adicionadas ao valor total desejado. Para executar a tarefa com fatores de alocação estimados, indique que você deseja os eventos criados como pendentes. Durante a confirmação do fator de alocação correto, uma execução final deverá ser executada com uma indicação de que os eventos devem ser criados como concluídos. Toda vez que o processo for executado, ele removerá quaisquer eventos pendentes para o mesmo tipo de evento de entrada, subcategoria e ano fiscal. Para obter mais informações, consulte Criando Eventos Pendentes.
- Se a cooperativa tiver mais de uma subcategoria, o processo deverá ser executado para cada subcategoria. Na verdade, talvez o processo de tentativa e erro acima tenha que ser seguido para cada subcategoria.
Você deve fornecer o tipo de evento de crédito de serviço que será usado para os novos eventos. Esse processo determina o tipo de associação relacionado ao tipo de evento. O processo localiza todas as associações pendentes e ativas desse tipo de associação. Para calcular a alocação de crédito de capital, o sistema localiza todos os segmentos da fatura aplicáveis a cada acordo de serviço que contribuir para a associação.
As alocações de crédito de capital são calculadas para um ano fiscal específico. O ano fiscal é inserido no processo em segundo plano e marcado em qualquer novo evento criado pelo processo. O sistema também usa o ano fiscal para determinar os segmentos da fatura aplicáveis aos acordos de serviço da associação. Ele usa a data de contabilização do segmento da fatura e o calendário contábil para determinar o ano fiscal de cada segmento da fatura.
Segmentos da Fatura Cancelados. Quaisquer segmentos da fatura cancelados no ano fiscal também são incluídos.
Calendário Contábil. Nesse processo, pressupõe-se que exista apenas um calendário contábil para a empresa. Esse é o caso de empresas que operam em uma única jurisdição, como as cooperativas.
Período de Alocação. Se a associação tiver sido efetivada para parte do ano fiscal, as alocações só serão calculadas para o período em que a associação esteve em vigor.
Para cada segmento da fatura aplicável, o sistema determina a quantidade de serviço total e o valor de vendas total de cada segmento. Para calcular os totais corretamente, devem ser fornecidos ao processo em segundo plano um tipo e um valor de característica para identificar as linhas da fatura que contribuem para o valor de vendas total.
Para obter mais informações, consulte Identificando Informações de Quantidade de Serviço e Vendas para Segmentos da Fatura Históricos.
Se seu tipo de associação indicar subcategorias a serem usadas para os eventos, você deverá fornecer uma subcategoria como entrada. Se você tiver várias subcategorias para sua associação, esse processo deverá ser executado uma vez para cada subcategoria.
O cálculo do valor de alocação de crédito de capital geralmente usa um fator de alocação. Esse fator é sempre diferente para cada subcategoria. Provavelmente você definirá um fator de faturamento diferente para cada subcategoria e o usará ao submeter o processo para cada subcategoria.
Esse processo também supõe que o fator de alocação seja diferente por classe de receita do cliente. Ele supõe que o tipo de característica do fator de faturamento seja classe de receita. Para obter mais informações, consulte Projetando Fatores de Faturamento para Alocação de Crédito. Para cada acordo de serviço vinculado à associação, o fator de alocação apropriado é determinado com base na classe de receita do tipo de acordo de serviço.
Os créditos de capital da subcategoria de entrada são calculados como segue:
Valor de vendas do ano fiscal - (valor de quantidade de serviço do ano fiscal * fator de alocação de classe de receita) = Valor de Alocação
O valor calculado é comparado a um valor mínimo, inserido no processo em segundo plano. Se o valor calculado for menor que o mínimo, nenhum evento será armazenado nesse valor.
Depois de determinar o valor, um novo evento de crédito de serviço é criado para a associação. O evento é marcado com subcategoria, tipo de evento de crédito de serviço e ano fiscal de entrada.
As transações financeiras de todos os segmentos da fatura usadas para determinar o valor de alocação são vinculadas ao evento como transações financeiras do tipo contribuiu para . Para obter mais informações, consulte Transações Financeiras para um Evento.
Processo Reexecutável. Esse processo é reiniciável e reexecutável. Durante a execução do processo, o sistema verifica, em cada associação, se já existe um evento concluído para o tipo de evento de crédito de serviço, subcategoria e ano fiscal de entrada. Se existir, ele não criará um novo evento.
Para obter mais informações, consulte CPCRALOC.