Sobre Transações da Liquidação

As transações da liquidação são registros de cálculos para um contrato de liquidação. Todas as quantidades de serviço calculadas são armazenadas como parte da transação da liquidação.

Determinação do Grupo de Cálculos da Liquidação

A primeira etapa no cálculo da liquidação é determinar o grupo de cálculo da liquidação que possui as regras definidas no cálculo ou na validação dos cálculos. Existem duas maneiras de configurar o grupo de cálculo da liquidação para usar no processamento. Pode ser especificado no contrato de liquidação durante a sua criação, com uma data efetiva e de vencimento. Se não houver grupos de cálculo da liquidação em vigor para a transação da liquidação, o Grupo de Cálculo da Liquidação de Contingência especificado no tipo de contrato de liquidação será usado.

Período de Cálculo

As solicitações de transação da liquidação devem especificar o período da transação da liquidação. Esse período é chamado de período de cálculo da transação da liquidação.

Interromper Datas

As interrupções de datas são usadas para dividir um período da liquidação em subperíodos, com base nas datas em que as mudanças ocorreram para os participantes do mercado. Uma abordagem para essa situação seria o sistema criar transações da liquidação (onde cada uma tem o período desejado). Outra abordagem é o sistema criar uma transação da liquidação única com intervalos de datas que definem os períodos anteriores e posteriores à alteração.

Se uma transação da liquidação tiver interrupções de data, o mecanismo de cálculo da liquidação segregará o uso em vários períodos de cálculo com base nas interrupções de data. Se não houver interrupção de data na transação da liquidação, um único período de cálculo é criado para todo o período de cálculo.

Quantidades de Serviço

Todo período da liquidação criado para uma transação da liquidação contém uma ou mais quantidades de serviço. As quantidades de serviço são calculadas pelas regras do grupo de cálculo da liquidação especificadas para o contrato de liquidação a partir da qual a transação da liquidação é criada. Por exemplo, uma transação da liquidação pode ter quantidades calculadas por uma única regra que aplica um mapa de horário de uso aos kWh agregados.

Cada quantidade de serviço lista detalhes sobre essa quantidade, incluindo uma UDM (ou Horário de Uso ou Identificador de Quantidade do Serviço, conforme apropriado) e uma quantidade. Além disso, cada quantidade de serviço também faz referência à fonte (componente de medição) das quantidades (para fins de auditoria).

Avaliação da Qualidade

As regras de cálculo Obter Dados do Intervalo, Obter Detalhes Escalares e Obter Horário de Uso Mapeado incluem uma opção "Executar Avaliação da Qualidade da Medição" que indica (sim ou não) se as condições de medição das medidas usadas no cálculo do uso devem ser avaliadas e incluídas na transação da liquidação e na mensagem de saída resultantes. Quando ativado (definido como "Sim"), o algoritmo da regra de cálculo avalia os códigos de condição das medidas usadas no cálculo para determinar se eles se enquadram dentro de um intervalo de condições "Regular" (esse intervalo é definido pelos parâmetros de algoritmo "Condição de Intervalo Inferior Regular" e"Condição de Intervalo Superior Regular"). O resultado dessa avaliação é exibido na coluna "Avaliação da Qualidade dos Dados" na seção Períodos de Cálculo, que indica se a quantidade de serviço é baseada em dados "regulares" ou "não regulares". (Se a opção "Executar Avaliação da Qualidade da Medição" estiver desativada, a coluna "Avaliação da Qualidade dos Dados" exibirá "Nenhuma Avaliação Concluída"). Além disso, a coluna "Lista de Qualidade de Medição de Origem" contém XML que contém uma lista de medidas agregadas por condição/qualidade.

Validações

À medida que as transações da liquidação são criadas e percorrem seus vários estados, várias validações são executadas para garantir o processamento adequado. Esses incluem:

  • Validação do objeto de negócios usado para criar a transação da liquidação
  • Validação das datas iniciais e finais da transação da liquidação
  • Validação das quantidades de serviço da transação da liquidação
  • Validação das transações da liquidação existentes para o mesmo período de cálculo
  • Validação sobre se a transação da liquidação pode ou não ser excluída

Criando Transações de Liquidação Usando o Processamento em Batch

O processo em batch Criar Transação de Liquidação Programada (D1-CSST) pode ser usado para gerar transações de liquidação com base em um cronograma agendado.

A programação para criar transações de liquidação é definida com base em um Tipo de Cronograma de Processamento definido no tipo de contrato de liquidação. O processo usa os detalhes no Tipo de Cronograma de Processamento (e sua Classe de Frequência de Execução) para determinar as datas inicial e final da transação de liquidação. As opções de Classe de Frequência de Execução incluem:

  • Diariamente: o processo é executado com base nos parâmetros de Informações de Programação definidos no Tipo de Cronograma de Processamento.
  • Datas Definidas: o processo é executado para o período mais recente definido na seção Datas de Processamento do Tipo de Cronograma de Processamento que cai antes da Data de Referência do Batch. (mas depois da Data Inicial no contrato de liquidação)

O objeto de negócios a ser usado para criar transações de liquidação é baseado no que está configurado no tipo de assinatura de liquidação. Se não houver um tipo de cronograma de processamento especificado em um tipo de contrato de liquidação, ele será ignorado.

Por padrão, o processo cria transações de liquidação para todos os tipos de contrato de liquidação. É possível usar o parâmetro opcional "Restringir por Tipo de Contrato de Liquidação" (restrictBySettlementSubType) para restringir o processamento a um Tipo de Contrato de Liquidação específico.

Para obter mais informações sobre os tipos de cronograma de processamento, consulte Tipos de Cronograma de Processamento.