Mantendo Funções

Observação: As funções foram implementadas antes da introdução de serviços de negócios (BS), scripts de serviço (SS) e objetos de negócios (BO). Ainda há suporte à funcionalidade, porém em novas implementações recomenda-se usar um desses objetos de ferramenta de configuração em um script, em vez de definir uma função. A documentação não foi atualizada nesta seção para destacar onde poderia ser usado um BS, SS ou BO para realizar a lógica equivalente.

É possível usar etapas da função Invoke para recuperar ou atualizar dados, independentemente da página que está sendo exibida. Por exemplo, ao criar um script que use diferentes caminhos com base na classe do cliente, poderá chamar uma função para recuperar a classe do cliente. Essa é uma maneira mais eficiente do que a transferência para a página da conta e recuperação da classe do cliente pela página Principal.

Uma etapa de Chamar função recupera ou atualiza dados relevantes executando um serviço (no servidor). Esses tipos de etapa não se referem ao serviço diretamente. Eles se referem a uma "função" que, por sua vez, se refere ao serviço.

Observação: Funções são abstrações de serviços. Uma função nada mais é do que metadados que definem o nome de um serviço e como enviar dados para ele e recuperar dados dele. As funções permitem que você defina uma interface de escritor de script para serviços. Elas também permitem que você simplifique a carga de configuração do escritor de script, pois as funções podem controlar o movimento de entrada e saída de dados do documento XML do serviço.

Os tópicos desta seção descrevem como configurar uma função.

Observação: Você pode recuperar dados de todos os objetos de pacote base. Se você sabe o nome do serviço de "página" do pacote-base que é usado para consultar um objeto, é possível recuperar o valor de qualquer um dos campos dele para uso nos scripts. Para fazer isso, configure uma função que envie o identificador exclusivo do objeto para o serviço e recupere dele os campos desejados.