Definindo Scripts
O portal de manutenção de script é usado para manter os scripts.
É possível acessar o portal em
. Você será levado a um portal de consulta com opções para pesquisar por um script específico. Assim que o script for selecionado, você será levado ao portal de manutenção para visualizar e atualizar o registro selecionado.Os scripts podem ser dos seguintes tipos: Script de BPA, Script de Plug-In, Script de Biblioteca do Groovy e Script de Serviço. Para obter mais informações, consulte Visão Geral dos Scripts de BPA e Visão Geral dos Scripts Baseados em Servidor.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da guia Principalda página do portal.
- Script. Esta zona contém informações sobre o script selecionado. Para obter mais informações, consulte Protegendo a Execução do Script.
- Etapas. Use esta zona para revisar e atualizar as etapas do script. É possível atualizar uma única etapa ou manter todas as etapas como uma lista. Para obter uma visão geral dos tipos de etapa, consulte Como Configurar Cada Tipo de Etapa.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da guia Esquemada página do portal. Esta página de guia é exibida apenas para scripts de serviço e Scripts de BPA.
-
Editor de Esquema. Esta zona permite a edição do esquema do script usando a ferramenta Designer de Esquema. A finalidade do esquema é descrever os elementos de dados informados de e para o script.Acesso Rápido: para obter uma lista completa dos nós e atributos XML disponíveis para a geração de um esquema, consulte Sintaxe de Esquema e Sintaxe de Dica da Interface do Usuário.Dica: clique no hiperlink Visualizar Esquema para visualizar a definição do esquema expandido do objeto de negócios. Essa ação abre a janela do visualizador de esquema.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da página da guia Áreas de Dados do portal. Essa guia não é exibida para scripts da Biblioteca Groovy nem para scripts de plug-in que usam a versão do mecanismo Groovy.
- Áreas de Dados. Use essa zona para definir áreas de dados usadas para transmitir informações de e para o servidor ou qualquer outra área de dados que descreva seu armazenamento temporário. Clique na ação Visualizar Área de Dados para exibir o esquema da área de dados na janela do visualizador de esquema.
As zonas a seguir podem aparecer como parte da página da guia Elegibilidade do portal. Esta página de guia só é exibida para Scripts de BPA configurados com a Opção de Elegibilidade definida como Aplicar Critérios de Aplicabilidade.
- Aplicabilidade do Script. Use esta zona para definir regras de aplicabilidade de um script de BPA. Para obter mais informações sobre como definir essas informações, consulte as diretrizes em Panorama das Regras de Aplicabilidade de Script.
As seguintes zonas podem aparecer como parte da página da guia Referências do portal.
- Referências de Script. Esta zona lista várias entidades de configuração que referenciam o script atual ou seu esquema.
Ações
A página oferece suporte às seguintes ações especiais:
- Visualizar Esquema. Clique neste link para visualizar a definição do esquema expandido do script. Essa ação abre a janela do visualizador de esquema. Essa ação só fica disponível para scripts de BPA e scripts de serviço.
- Visualizar Script como Texto. Clique nesse link para visualizar os comandos internos de escrita de script em uma janela separada.
-
Testar. Use esta ação para testar o script de serviço do script de BPA.
- Para um script de serviço, insira valores de entrada e salve. O serviço é executado e as informações de saída são apresentadas. Se o serviço emitir um erro, a mensagem correspondente será exibida. Observe que a interface do usuário de teste de entrada e saída é renderizada com base em dicas de IU incorporadas no esquema do script de serviço. Como tal, a interface do usuário pode ser tão elaborada ou básica quanto as dicas de IU nesse esquema.
- O teste de um script de BPA só é aplicável a um BPA que não depende de informações transmitidas a ele de outro lugar. Como o sistema não consegue detectar se esse é o caso de seu BPA, o botão Testar fica sempre visível. A tentativa de usá-lo em um BPA que depende de informações passadas para ele pode mostrar um erro.
Observação: esta ação é protegida por um serviço de aplicativo designado "Testar um Serviço" e requer também direitos de segurança para criar um script, que é a maneira alternativa de testar qualquer serviço. Recomenda-se permitir o acesso a esta função apenas em ambientes de não produção. - Documentos Java. Use esta ação para iniciar o visualizador Documentos Java do Groovy.
- Lista de Permissões no Groovy de Terceiros. Use esta ação para revisar a lista de permissões de classes Groovy de terceiros e verificar a lista restrita de classes disponíveis para codificação Groovy no script.
- Visualizar Superclasse do Script. Use esta ação para visualizar o código da superclasse gerada durante a execução para a implementação do spot de plug-in relacionado. Esta ação aparece somente para scripts de plug-in que usam uma versão de mecanismo do Groovy.