Etapa Comparar

A etapa de importação resulta na criação de um ou mais objetos de migração. Normalmente, um registro de migração é criado para cada registro selecionado na exportação com base na solicitação de migração da exportação, e em sua configuração. Objetos relacionados são agrupados nas transações de migração.

Ao importar um conjunto de dados de alto volume de entidades de negócios, o usuário pode solicitar a importação de entidades no modo em massa por motivos de desempenho. Nesse modo, um único registro de Objeto de Migração pode conter várias entidades do arquivo. Consulte modo de importação em massa para obter mais informações.

A etapa seguinte no processo de importação é a Comparação. Nessa etapa, os dados capturados pelo arquivo de importação para cada objeto são comparados com a visualização daquele objeto no ambiente de destino.

Para atender um possível alto volume de objetos, a comparação é feita por um monitoramento em batch. Para ajudar no desempenho do processo, o monitoramento é feito nos objetos de migração para que possam ser executados em diversos threads. Depois que os objetos concluírem a comparação, as transações de migração e o conjunto de dados de migração deverão ser atualizados com um status geral apropriado antes de prosseguir para a etapa seguinte. Como resultado, a comparação demanda três etapas: Comparação do Objeto de Migração, Atualização do Status de Transação de Migração e Atualização do Status de Exportação do Conjunto de Dados de Migração. As etapas são explicadas com mais detalhes nas seções a seguir.

Observação: Consulte mais informações sobre a simplificação de diversas etapas no processo em Executando Tarefas em Batch.

Objeto de Migração Comparar

É a etapa principal da comparação. O Monitoramento do Objeto de Migração (F1–MGOPR) seleciona registros pendentes do objeto de migração e muda-os para Comparando. É um status transitório que inclui o algoritmo que executa a tarefa de comparação. Há diversos resultados possíveis com base na lógica do algoritmo. O diagrama a seguir ilustra uma parte do ciclo de vida do objeto de migração que diz respeito à comparação.

Observação: ao usar processos em batch separados para dados de negócios, o processo Monitoramento do Objeto de Migração (Negócios) (F1-MGOPB ) funciona da mesma forma para comparar objetos de migração de negócios.
Ciclo de Vida de Comparação do Objeto de Migração

Os pontos a seguir descrevem o ciclo de vida.

  • Quando registros Pendentes são selecionados pela tarefa em batch de monitoramento, ele passa para Comparando. Se o objeto de migração se referir a um ou mais algoritmos pré-comparação, eles serão executados para ajustar os dados antes da comparação. Em seguida, o algoritmo determinará o próximo status apropriado comparando os dados de origem com os de destino.

  • Observações relacionadas à entidade:
    • Se o registro no objeto de migração for encontrado no ambiente de destino e os dados forem exatamente os mesmos, o registro passará para Inalterado (com o valor de ação do objeto também definido como Inalterado).

    • Se o registro no objeto de migração for encontrado no ambiente de destino e os dados forem diferentes, o algoritmo define o valor de ação do objeto como Alterar e gera o SQL adequado para ser usado posteriormente na etapa Aplicar para atualizar o registro. Em seguida, ele passa para Aprovado, Precisa de Revisão ou Rejeitado com base na configuração de Status Padrão para Alterar capturada no Conjunto de Dados.

    • Se o registro no objeto de migração não for encontrado no ambiente, o algoritmo definirá o valor de ação do objeto como Adicionar e gerará o SQL adequado para ser usado posteriormente na etapa Aplicar para inserir o registro. Em seguida, ele passa para Aprovado, Precisa de Revisão ou Rejeitado com base na configuração de Status Padrão para Adicionar capturada no Conjunto de Dados.

    • Quando a importação é executada no modo em massa, cada entidade incluída é comparada separadamente, mas o status geral do registro é definido da seguinte forma:
      • Se todas as entidades incluídas não forem alteradas, o registro do objeto de migração passará para Não Alterado (com o valor de ação do objeto também definido como Não Alterado).

      • Se todas as entidades incluídas forem não alteradas ou alteradas, o valor da ação do objeto será definido como Alterar), os SQLs correspondentes serão gerados apenas para as entidades alteradas e as transições do objeto de migração com base na configuração Status Padrão para Alteração capturada no Conjunto de Dados.

      • Se todas as entidades incluídas forem inalteradas ou novas, o valor de ação do objeto será definido como Adicionar), os SQLs correspondentes serão gerados apenas para as novas entidades e as transições do objeto de migração com base na configuração Status Padrão para Adicionar capturada no Conjunto de Dados.

      • Se algumas das entidades incluídas forem novas e algumas alteradas, o valor da ação do objeto será definido como Ações Mistas), os SQLs correspondentes serão gerados para cada entidade e as transições do objeto de migração com base na configuração Status Padrão para Alteração capturada no Conjunto de Dados.

  • Se houver qualquer problema ao tentar analisar os dados do objeto da importação, o registro passará para Erro ao Comparar.

  • Se houver qualquer motivo para o objeto importado não ser válido para importação, o registro passará para Não Pode ser Aplicado. O log será atualizado com o erro que causou a transição do registo para esse status. Um exemplo é que o registro talvez tenha sido exportado em uma versão diferente do produto e tenha elementos adicionais que não são reconhecidos nessa versão.

Observação: Consulte informações sobre cancelamento de um conjunto de dados e o impacto em seus objetos relacionados em Cancelando um Conjunto de Dados.

Atualização do Status de Transação da Migração

Depois da etapa de importação, a transação de migração permanece em status Pendente até que todos os objetos tenham concluído a etapa de comparação. Nesse momento, o status das transações deve ser atualizado com base nos resultados de seus objetos. O Monitoramento de Transação de Migração (F1–MGTPR) seleciona registros de transação de migração pendentes e executa os algoritmos de monitoramento. Há diversos resultados possíveis com base na lógica dos algoritmos. O diagrama a seguir ilustra uma parte do ciclo de vida de transação de migração que diz respeito à comparação.

Ciclo de Vida de Comparação da Transação de Migração

Os pontos a seguir descrevem os status possíveis no ciclo de vida após Pendente.

  • Se qualquer objeto relacionado à migração tiver o status Erro ao Comparar, a transação passará para Erro ao Comparar.

  • Se todos os objetos relacionados à migração tiverem o status Inalterado, a transação passará para Inalterado.

  • Do contrário, a transação passará para Pronto para Aplicar. Isso significa que ao menos um objeto está em um status “aplicável”.

A transação permanece no status Pronto para Aplicar até que um usuário tenha aprovado que o conjunto de dados passe para a etapa Aplicar e os objetos relacionados à transação tenham tentado aplicar a si mesmos. Isso é descrito em detalhes abaixo.

Observação: Consulte informações sobre cancelamento de um conjunto de dados e o impacto em seus objetos relacionados em Cancelando um Conjunto de Dados.

Atualização do Status de Importação do Conjunto de Dados da Migração

Depois que todos os objetos e transações tiverem sido atualizados nas duas etapas anteriores, a exportação do conjunto de dados da migração deverá ser atualizada com base nos resultados de suas transações. O Monitoramento do Conjunto de Dados de Migração (F1-MGDIM) seleciona os conjuntos de dados Prontos para Comparar e executa os algoritmos de monitoramento. Observe que esse é o mesmo processo de monitoramento usado para selecionar conjuntos de dados Pendentes. Há diversos resultados possíveis com base na lógica dos algoritmos. O diagrama a seguir ilustra a parte do ciclo de vida de transação de migração que diz respeito à comparação.

Ciclo de Vida de Comparação do Conjunto de Dados de Migração

Os pontos a seguir descrevem os status possíveis no ciclo de vida após Pronto para Comparar.

  • Se qualquer transação relacionada à migração tiver o status Erro ao Comparar, o conjunto de dados passará para Erro.

  • Se todas as transações relacionadas à migração tiverem o status Inalterado, o conjunto de dados passará para Inalterado.

  • Do contrário, a transação passará para Aguardando Aprovação. Isso significa que não há erros e ao menos um objeto está em um status “aplicável”.

O conjunto de dados permanece no status Aguardando Aprovação até que um usuário decida que o conjunto de dados e todos os seus registros estão prontos para seguir à etapa Aplicar.

Observação: Um usuário pode escolher cancelar um conjunto de dados a qualquer momento enquanto estiver em andamento. Para obter mais informações, consulte Cancelando um Conjunto de Dados.