Etapa Importar

O processo de importação começa verificando o diretório de importação configurado conforme descrito no tópico Configuração Principal - Assistente de Migração e verificando se o arquivo exportado está localizado naquele diretório. Em seguida, no ambiente de destino, um registro de Importação do Conjunto de Dados de Migração deve ser criado. O usuário deve indicar o nome do arquivo.

Além disso, o usuário decide qual deve ser o status padrão para os objetos resultantes.

  • O Status Padrão para Adição define o status padrão dos objetos que são determinados como novos durante o processo de comparação de importação. O padrão é definir novos objetos automaticamente para o status Aprovado. As outras opções são definir quaisquer novos objetos para status Rejeitado ou Precisa de Revisão.

  • O Status Padrão para Alteração define o status padrão dos objetos que são determinados como alterados durante o processo de comparação de importação. Assim como com novos objetos, o padrão para objetos alterados é Aprovado, com as opções Rejeitado ou Precisa de Revisão disponíveis.

O usuário também pode configurar o flag Aplicar Automaticamente para Sim. Isso permite o uso nos casos em que a migração é repetitiva e foi testada e o usuário acredita não ser necessária aprovação manual. Observe que, ao fazer a configuração, nenhum dos valores de Status Padrão podem ser definidos como Precisa de Revisão e pelo menos um deve ser definido como Aprovado.

O arquivo a ser importado contém uma lista de todos os objetos incluídos na exportação. Qualquer objeto que a etapa de exportação determinar como relacionado terá sido agrupado em “transações”. Depois que a Importação do Conjunto de Dados de Migração é criada, a próxima etapa é o sistema ler o arquivo e criar Transações de Migração e Objetos de Migração.

Por padrão, a etapa de importação cria um Objeto de Migração para cada entidade no arquivo. Ao importar um conjunto de dados de alto volume de entidades de negócios, o usuário pode solicitar a importação de entidades no modo em massa por motivos de desempenho. Nesse modo, um único registro de Objeto de Migração pode conter várias entidades do arquivo. Se pelo menos uma das entidades incluídas no registro do objeto de migração for nova e as demais forem novas ou inalteradas, a configuração Status Padrão para Adição se aplicará a ela. Se pelo menos uma entidade incluída for determinada para ser alterada, o Status Padrão para Alteração se aplicará ao registro. Consulte modo de importação em massa para obter mais informações.

A seguir está disponível uma parte do ciclo de vida de Importação do Conjunto de Dados de Migração, já que diz respeito à etapa de importação.

Ciclo de Vida de Importação

Os pontos a seguir descrevem o ciclo de vida.

  • O conjunto de dados é criado no status Pendente.

  • O registro permanece como Pendente até que a tarefa em batch de monitoramento seja enviada. O Monitoramento de Importação do Conjunto de Dados de Migração (F1–MGDIM) seleciona registros pendentes e altera-os para Pronto para Comparar. Consulte mais informações em Resumo do Processo de Importação e Executando Tarefas em Batch.

    O status Pronto para Comparar tem um algoritmo responsável por ler o arquivo de importação relacionado e criar as transações de migração e os objetos de migração. O conjunto de dados permanece nesse status até que a etapa de comparação seja concluída.
Observação: Um usuário pode escolher Cancelar um conjunto de dados. Para obter mais informações, consulte Cancelando um Conjunto de Dados.

O diagrama a seguir destaca as relações entre os registros de importação de migração resultantes.

Diagrama de Importação da Migração

A transação de migração e o objeto de migração têm seus próprios ciclos de vida, que ajudarão a gerenciar as etapas subsequentes de comparação e aplicação. Ao final da etapa de importação, os valores de status dos três tipos de registros serão os seguintes:

  • A Importação do Conjunto de Dados de Migração está no status Pronto para Comparar.

  • A Transação de Migração está no status Pendente.

  • O Objeto de Migração está no status Pendente.

Observação: A funcionalidade de importação é suportada usando objetos de negócios fornecidos pelo produto-base. A expectativa é que as implementações usarão os objetos de negócios base entregues e sua lógica, e não terão motivo para implementar objetos de negócios personalizados para o processo de importação de CMA. Os objetos de negócios base são Importação do Conjunto de Dados de Migração (F1-MigrObjectImport), Transação de Migração (F1-MigrTransactionImport) e Objeto de Migração (F1-MigrObjectImport).