Sobre os Ativos

No Oracle Utilities Customer To Meter, um ativo é qualquer dispositivo operacional usado em um sistema de medição, como um medidor inteligente, medidor analógico, componente de comunicação ou relé de comunicação.

O status e o local dos ativos são monitorados atentamente e registrados, conforme eles se movem para dentro e para fora do serviço ou vão para manutenção ou reparo. Esse tipo de ativo será rastreado em um local com uma disposição como em recebimento, em lojas, em reparo, retirado ou rejeitado. Se o ativo rastreado estiver instalado, ou em operação, ele será relacionado a um local de ativo. Os ativos rastreados utilizam mais status e um motivo de status para rastrear mais atentamente o ativo, conforme ele se move do recebimento para a retirada.

Os ativos são definidos pelo seguinte:

  • Tipo de Ativo: O tipo de ativo no qual o ativo está baseado.
  • Status: O status atual do ativo (Em Recebimento, Em Lojas, Instalado, Em Reparo, Retirado, Rejeitado ou Disposição Pendente)
  • Dispositivo: O dispositivo associado ao ativo. Quando ativos são criados (manualmente ou por meio de replicação de ativos), um dispositivo correspondente é criado (consulte Ativos e Dispositivos abaixo para obter mais informações).
  • Especificação: A especificação do ativo. Isso é usado para determinar o dispositivo de modelo usado ao criar dispositivos com base no ativo ou em seu tipo de ativo.
  • Identificação: Identificadores (como Número da Placa ou Número de Série) e outras informações usadas para identificar o ativo
  • Configurações: Definições de firmware e de configurações usadas com ativos de medidores inteligentes
  • Detalhe da Disposição de Ativo: Detalhes relacionados à disposição e ao local do ativo.
Observação: O portal Ativo pode exibir informações além das descritas aqui que não são usadas com o Oracle Utilities Customer To Meter.

Componentes

Componentes são dispositivos ou outros objetos que são anexados a um outro dispositivo, normalmente um ativo.

Um dos exemplos mais comuns de componentes são os dispositivos de leitura eletrônica (ERTs) que são normalmente anexados a medidores analógicos. No entanto, um componente pode ser qualquer ativo anexado a um outro ativo.

Exemplo de componentes no Oracle Utilities Customer To Meter incluem:

  • Relés de Comunicação: As relés de comunicação transmitem mensagens entre vários pontos para facilitar a comunicação entre unidades. Elas normalmente usam os mesmos campos e status que os medidores.
  • Componentes de Comunicação: Componentes de comunicação são dispositivos que podem ser anexados a um medidor analógico para conectar o medidor à grade de comunicação "inteligente". Usam os mesmos campos e status que os medidores inteligentes, com a exceção que nunca são instalados diretamente em um local, mas são anexados a outro ativo.

Como sempre são anexados a um outro dispositivo, os componentes não podem ser instalados em um local. No entanto, podem ser recebidos, rastreados, mantidos e inspecionados como qualquer outro dispositivo. Devido a isso, as atividades e ordens de trabalho podem ser criadas para executar essas tarefas nos componentes.

Desanexar componentes envolve mover o componente para um novo ativo ou transferi-lo para um almoxarifado. O processo dentro do sistema é procurar e selecionar o componente e, em seguira, "desanexá-lo" do ativo em que ele reside no momento.

Hierarquia de Ativos

Os ativos geralmente existem em um relacionamento estruturado, com base no relacionamento entre o ativo e seus locais e organizações, ou "nós". A hierarquia é representada em um formato aninhado na guia Exibição em Árvore no portal Ativo. Essa exibição mostra quais ativos estão em um local, quais ativos estão anexados a outros ativos e onde os ativos pertencem na organização. Clicar no ícone de transmissão ao lado de qualquer elemento na árvore exibirá uma lista de ativos e componentes relacionados a esse elemento na hierarquia. Clicar no link real de um elemento navega para o registro associado do elemento.

Ativos e Dispositivos

Quando ativos são criados (ou replicados) no Oracle Utilities Meter To Customer, um dispositivo relacionado é criado. A forma na qual o dispositivo é criado é baseada na configuração do ativo, no tipo de seu ativo e na sua especificação.

  • Para ativos com especificações que incluem detalhes do Mapeamento de Configuração, o tipo de dispositivo criado é baseado no dispositivo de modelo identificado na seção Mapeamento de Configuração da especificação, referenciado no ativo ou associado ao tipo de ativo.
  • Para ativos que não têm nenhum dispositivo de modelo configurado, o tipo de dispositivo criado é baseado no tipo do ativo e nos Mapeamentos de Valores definidos para o valor "Tipo de Ativo/Tipo de Dispositivo" da busca extensível Valores de Campo de Mapeamento de ODM-MDM.

Identificadores de dispositivo para dispositivos criados por meio de um ativo não podem ser alterados no portal Dispositivo. Esses identificadores devem ser alterados no portal Ativo.

Observação: Se um ativo for excluído, seu dispositivo relacionado também será excluído.

Status e Disposição de Ativo

O status de um ativo define seu status atual no sistema (Em Recebimento, Em Lojas, Instalado, Em Reparo, Retirado, Rejeitado ou Disposição Pendente).

A disposição de um ativo indica onde o ativo está e o que está sendo feito no ativo. Isso inclui seu status e local, além da data e hora na qual o ativo foi movido para seu local atual. No caso de componentes, a disposição também é usada para rastrear os ativos aos quais o componente está anexado.

O portal Atualização em Massa da Disposição de Ativos pode ser usado para mover muitos ativos do mesmo tipo de um local para outro.

A disposição de ativos com dispositivos relacionados é atualizada para "Instalados" quando seu dispositivo relacionado estiver instalado em um ponto de serviço. A atualização para o evento de instalação do dispositivo aciona a atualização para a disposição de ativos, alterando seu Status e Disposição de Ativos para "Instalados" e seu Local para o ponto de serviço com data efetiva que corresponde á Data/Hora de Instalação do evento de instalação.

Medidores Pré-montados

Os ativos recebidos com módulos de comunicação já anexados são conhecidos como "medidores pré-montados". Quando um ativo de medidor pré-montado é instalado em um ponto de serviço, a data e a hora do anexo do equipamento, que é efetivamente a data e a hora de instalação do dispositivo, não serão refletidas no componente do ativo. Isso significa que o componente do ativo mantém a data/hora do anexo original no recebimento e no armazenamento. Ações do usuário on-line subsequentes, como atualizar a data do anexo e a hora de excluir a exclusão do equipamento do dispositivo (desfazer anexo), também não são refletidas no componente do ativo.

No entanto, a remoção do medidor do ponto de serviço é considerada a mesma que a desanexação do equipamento e é refletida no componente do ativo, independentemente de o equipamento ser desanexado fisicamente do medidor no campo ou não. O registro do destacamento do equipamento dessa maneira é feito para suportar a reutilização potencial do equipamento em um medidor de substituição.